Apanhadão: A repercussão do Festival Mário de Andrade
PublishNews, Redação, 07/10/2019
E mais: Ubook abrirá capital no Canadá, Clube de Assinatura Africanidades chega ao mercado em novembro e nova temporada do programa 'A arte do encontro' estreia hoje

Neste final de semana aconteceu o primeiro Festival da Mário de Andrade – Virada do Livro. Um dos destaques da programação, Fernanda Montenegro participou de uma mesa no domingo, no Theatro Municipal e defendeu o fim das reeleições sob aplausos do público. Sua participação no Festival representou a primeira aparição pública desde que sofreu ofensas de Roberto Alvim, diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, no fim de setembro. O público de cerca de mil pessoas que lotou a plateia do Municipal esperava ouvir uma reação da atriz aos ataques de Alvim, mas ela não tocou no assunto, dizendo apenas que “um livro virou um ato de resistência”.

Segundo o Painel das Letras, algumas editoras menores reclamaram de uma exigência feita pelo Festival para que doassem 90 exemplares à cidade como contrapartida para que participassem da feira e vendessem seus livros lá. Segundo elas, muitos de seus títulos têm tiragem de 100 a 200 exemplares, o que faria a doação pesar no planejamento. A biblioteca Mário de Andrade, que organiza o festival, esclarece que a doação é por tenda e que editoras poderiam ter optado por dividir o mesmo espaço, o que diminuiria o número de títulos entregues por cada uma.

O Painel também deu destaque para performance do coletivo La Tosca, que vai vender durante a feira Des.gráfica (19 e 20/10), uma publicação feita apenas com obituários, anúncios fúnebres e poemas mortuários ficcionais sobre o fim da vida do presidente. Editado na forma de um jornal tabloide chamado Morre Bolsonaro, o título conta com textos de Noemi Jaffe, João Paulo Cuenca, Santiago Nazarian, Nelson de Oliveira, Cristina Judar, entre outros. O conto da capa é assinado por Sérgio Sant’Anna.

A Biblioteca Mário de Andrade aproveitou o festival e abriu na última semana, uma nova exposição com raridades de seu acervo. A mostra Grandes Colecionadores apresenta exemplares significativos da trajetória pessoal de bibliófilos que doaram ou venderam suas coleções para a Biblioteca. A exposição pode ser visitada até o dia 12 de dezembro, todos os dias, das 10h às 19h.

Ainda sobre a Mário de Andrade, a biblioteca recebe de 14 a 20 de novembro, a segunda edição do Mix Literário, uma das ações do 27.º Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade. Segundo a coluna da Babel, o evento promoverá, pela primeira vez, um concurso que vai premiar o melhor livro de um autor LGBT.

E chega ao mercado em novembro o Clube de Assinatura Africanidades. Trimestral e com diferentes curadores, ele vai dar preferência a obras escritas por mulheres negras. A iniciativa é da Livraria Africanidades.

A Ubook, startup brasileira de audiolivros, prepara sua abertura na Bolsa de Valores de Toronto para a primeira quinzena de janeiro. Segundo o Valor, a empresa recebeu na semana passada aporte de R$ 20 milhões da Confrapar, gestora de fundos para empresas de tecnologia, em um movimento que antecede o IPO. O objetivo da ida à bolsa canadense não é capitalizar a empresa e sim dar mais liquidez aos investidores. "Em vez de nos expandirmos no exterior, estamos reforçando o conteúdo", explicou Flávio Osso, fundador e presidente-executivo da Ubook.

A nova temporada do programa A arte do encontro, apresentado por Tony Ramos estreia logo mais, às 22h, no Canal Brasil. No programa, Tony coloca em pauta a importância da leitura e ao Estadão, contou que o objetivo do projeto é colocar o entrevistado no mundo da literatura, sempre buscando uma ligação com as áreas do cinema, teatro e música. O primeiro convidado da nova temporada será o ator, diretor, dramaturgo e cineasta Miguel Falabella, que vai falar sobre a representação como forma de resistência e também sobre o poder da arte.

N'O Globo, Ancelmo Gois contou que a Companhia das Letras vai oferecer uma coleção de frases inspiradoras de Paulo Coelho, para a assistente virtual da Amazon, a Alexa.

Tags: Apanhadão
[07/10/2019 06:00:00]