Portugal pela Amazônia
PublishNews, Redação, 23/09/2019
Em Portugal, livraria e festival fazem ações em defesa da Amazônia

Ilustração 'Assim nasceram os Ticunas', de Rui Oliveira, compõem a exposição que ficará em cartaz durante o Folio | Reprodução
Ilustração 'Assim nasceram os Ticunas', de Rui Oliveira, compõem a exposição que ficará em cartaz durante o Folio | Reprodução
O Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio – 10 a 20/10), em Portugal, prepara um ato para chamar a atenção para a Amazônica. Dentro da sua programação, está previsto um minuto de silêncio e 30 minutos de poesia para lembrar a importância da Floresta. O ato, que tem a curadoria de Mafalda Milhões, reunirá artistas portugueses e brasileiros que se revezarão na leitura de poesias. Além disso, o festival receberá uma exposição com ilustrações feitas por criadores da literatura infantil e juvenil de todo o mundo. Nomes como Alexandre Rampazo, Rui de Oliveira (dono da ilustração acima) e Rafael Dambros estarão com trabalhos expostos na mostra.

Ainda em Portugal, na Livraria Papa Livros (Rua Miguel Bombarda, 523), da Cidade do Porto, abriu no último sábado (21) uma exposição que reúne obras dos ilustradores Afonso Cruz, Anabela Dias, Ana Guimbra, Barbara Rocha, Catia Vidinhas, Constança Araújo Amador, David Penela, Evelina Oliveira, Mafalda Milhões, Sergio Condeço e Yara Kono. Todos os trabalhos foram escolhidos pela curadora Adélia Carbalho e têm a Amazônia como referência.

Os atos em Óbidos e a exposição no Porto integram o movimento Amazônia Chama (Amazon Shouts), idealizado pelo Instituto de Leitura Quindim, de Roger Mello e Volnei Canônica.

[23/09/2019 10:00:00]