Storytel compra terceira maior editora finlandesa
PublishNews, Carlo Carrenho, 17/09/2019
A Gummerus Kustannus, uma das mais respeitadas editoras da Finlândia, agora faz parte do grupo sueco que acaba de chegar ao Brasil

A Gummerus Kustannus marcou presença com seu estande na Feira do Livro de Helsinque em 2018 | © Reprodução Facebook
A Gummerus Kustannus marcou presença com seu estande na Feira do Livro de Helsinque em 2018 | © Reprodução Facebook
A Storytel iniciou suas operações no Brasil na semana passada, mas nem por isso tirou o olho dos mercados perto de casa. A toda-poderosa empresa de audiolivros sueca anunciou hoje a aquisição da terceira maior editora finlandesa, a Gummerus Kustannus Oy. A casa finlandesa foi fundada em 1872 e hoje publica anualmente cerca de 200 títulos. Em seu catálogo figuram autores como Jojo Moyes, Robin Cook, Glen Greenwald e Norman Mailer.

“A aquisição da Gummerus Kustannus mostra a ambição da Storytel de investir em conteúdo e na digitalização do mercado de livros finlandês”, afirmou Jonas Tellander, fundador e CEO da companhia sueca. “Estou confiante e animado ao dar as boas-vindas à editora Gummerus Kustannus na família Storytel”, continuou.

Edição finlandesa do livro 'No Place to Hide', de Glenn Greenwald, publicado pela Gummerus Kustannus
Edição finlandesa do livro 'No Place to Hide', de Glenn Greenwald, publicado pela Gummerus Kustannus
Esta não é a primeira grande aquisição de uma editora tradicional de livros por parte da Storytel. Em 2015, a audioempresa surpreendeu o mercado editorial sueco ao adquirir a Norstedts, o segundo maior grupo editorial do país. E dois anos depois, em 2017, arrematou a quarta maior editora dinamarquesa, a People’s Press.

Segundo o agente literário finlandês radicado no Brasil Pasi Loman, a empresa agora adquirida pela Storytel é uma das mais respeitadas editoras da Finlândia. “A Gummerus Kustannus se caracteriza pela qualidade de seu catálogo e pela consequente importância que possui no mercado finlandês”, afirmou o fundador da agência Vikings do Brasil.

A Gummerus Kustannus, que teve um faturamento de 7,6 milhões de euros em 2018, continuará operando como uma empresa independente sob a liderança da atual diretora geral Anna Baijars. O valor da operação não foi divulgado, mas o pagamento será feito parcialmente com ações da própria Storytel.

[17/09/2019 11:42:00]