Apanhadão: Livraria Camões fecha as portas no Rio
PublishNews, Redação, 29/07/2019
E mais: Ziraldo desmente notícia sobre sua morte; os 25 autores fundamentais para a sua biblioteca; o livro com todas as crônicas de Machado de Assis e os prelos das editoras

Neste final de semana, começou a circular nas redes sociais a notícia de que Ziraldo havia morrido. Segundo o Estadão, logo em seguida, o autor de 86 anos postou uma foto no Instagram para confirmar que tudo não passava de um boato. "Uma vez Menino Maluquinho sempre Maluquinho. Ziraldo firme e forte”, dizia a mensagem.

Para homenagear o Dia do Escritor, comemorado no último dia 25 de julho, o Estadão selecionou os 25 autores fundamentais que não podem e não devem faltar em sua biblioteca. Nessa lista estão nomes como Lygia Fagundes Telles, William Shakespeare, Miguel de Cervantes, Jane Austen, Liev Tolstói, J. R. R. Tolkien, Jorge Luis Borges, Monteiro Lobato, Clarice Lispector e Machado de Assis.

A coluna da Babel adiantou que a Nankin Editorial lança em setembro uma caixa com dois volumes de Badaladas – Dr. Semana, com as crônicas que Machado de Assis (1839-1908) publicou na revista Semana Ilustrada entre 1869 e 1876 com o pseudônimo de Dr. Semana. Resultado da pesquisa de Sílvia Maria Azevedo, o livro terá 1.600 páginas. E depois de entrar na lista dos mais vendidos com as obras A princesa salva-se a si mesma neste livro e A bruxa não vai para a fogueira neste livro, ambos publicados pela LeYa, a autora Amanda Lovelace lança em setembro seu terceiro livro, agora pela Planeta. A coluna contou também que a Travessa deve abrir sua loja na Rua dos Pinheiros no dia 9 de agosto.

Por falar em livraria, Ancelmo Gois deu a notícia de que a Livraria Camões, que há mais de 40 anos ocupa o mesmo espaço no Edifício Central, na Av. Rio Branco, encerrou suas atividades na última sexta (26). Durante os últimos dias, a loja colocou os livros à venda com descontos que fizeram o movimento triplicar. É o fim da última livraria física no Rio dedicada à literatura portuguesa. Desde 2014, o espaço foi assumido pela editora Almedina, que passou a oferecer suas edições de livros, a maioria sobre especialidades como o Direito, Ciências Sociais e Humanos, e Economia.

O Painel das Letras contou que a editora Arquipélago comprou os direitos de Kafka’s Last Trial, no qual o autor israelense Benjamin Balint conta a história de uma das maiores disputas por um legado literário da história. Ao morrer Kafka pediu a seu amigo Max Brod que destruísse tudo, mas este desobedeceu. Brod emigrou para Israel carregando os papéis em uma mala e, ao morrer, os deixou com sua secretária. As herdeiras desta foram obrigadas pela Justiça a entregarem tudo à Biblioteca Nacional do país.

A coluna adiantou também que a Relicário prepara uma reedição do livro O Rio antes do Rio, de Rafael Freitas da Silva e a Âyiné publicará pela primeira vez no Brasil a obra de Goliarda Sapienza (1924-1996), romancista e poeta italiana. No fim do ano sai a poesia completa da autora, traduzida por Valentina Cantori.

Tags: Apanhadão
[29/07/2019 06:00:00]