Apanhadão: Flip, a esperança dos autores independentes
PublishNews, Redação, 15/07/2019
E mais: Liz Calder festeja presença feminina no evento, Prêmio Paraná de Literatura é cancelado, e um novo clube de assinaturas chega ao mercado

O destaque das notícias desse final de semana foi a 17ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty que acabou neste domingo. A Folha, por exemplo, falou sobre a importância da feira para os autores. Um deles largou o emprego para participar da festa literária e investiu no curso de quatro dias oferecido pela Casa Paratodxs com o intuito de conseguir ser publicado, já outros citados na matéria carregaram seus manuscritos debaixo do braço pela cidade a procura de editores. Já o Estadão trouxe uma matéria com Liz Calder. A idealizadora da Flip festejou uma maior presença feminina, falou sobre a dificuldade de levar autores para o evento e até sugeriu nomes à curadoria da Flip.

Ainda sobre a Flip, a Época selecionou 11 frases dos convidados e autores que passaram pela festa literária. Estão na seleção nomes como Jarid Arraes, Marilene Felinto, Sidarta Ribeiro, Xico Sá, Ismail Xavier e Cristina Serra.

O Painel das Letras confirmou a notícia de que o Prêmio Paraná de Literatura será cancelado este ano. A Biblioteca Pública do Paraná, que organiza o prêmio disse que ele não foi extinto, somente adiado e que deve voltar ano que vem. A instituição disse ainda que o troféu literário não será realizado por falta de tempo, diante das mudanças da diretoria e de parte da equipe. A coluna adiantou ainda que o poeta cearense Bráulio Bessa lança um novo livro, em agosto, pela Sextante. Um carinho na alma trará poemas inéditos sobre sua cidade natal, Alto Santo.

Na coluna da Babel, destaque para o novo clube de assinaturas, o Bux Club. Com investimento de R$ 300 mil, a plataforma vai concorrer com os clubes de assinatura, mas tem a ambição de se tornar um fã-clube de leitores. A estreia será com 18 fãs-clubes, cada um com a curadoria de pessoas da área da cultura que tenham uma relação estreita com a literatura e com a obra indicada. Laerte, Fernanda Takai, Xico Sá, Sidney Gusman, Marcos Mion, Pedro Gabriel e Roberta Martinelli são alguns dos curadores. A ideia é ter 9 mil assinantes até o fim do ano e ampliar também o número de curadores.

A coluna também adiantou que a Lote 42 vai fazer a produção da Feira Compasso, que será realizada durante a 20.ª Bienal de Arquitetura, no dia 21 de setembro, no prédio do Instituto dos Arquitetos do Brasil, na Bento Freitas.

N'O Globo, Ancelmo Gois frisou que a Flip deixou de ser uma festa da "elite branca". Dessa vez os protagonistas foram escritores negros: Grada Kilomba (Angola), Ayobami Adebayo (Nigéria), Kalaf Epalanga (Angola) e Gaël Faye (Burundi). Ancelmo falou ainda sobre as casas parceiras: em 2017 havia apenas sete casas. Este ano foram 27, fora muitas outras miúdas não formalizadas.

Tags: Apanhadão
[15/07/2019 06:00:00]