Publicidade
Publicidade
Ricardo (da) Costa em dose dupla
PublishNews, Redação, 08/07/2019
Nessa semana, o Podcast do PublishNews recebe Ricardo Costa e Ricardo da Costa Aguiar. Os dois estão na programação da Casa PublishNews em Paraty.

O Podcast do PublishNews dessa semana teve uma feliz coincidência. Os dois convidados têm o mesmo nome. Um deles foi Ricardo da Costa Aguiar, autor do romance histórico Das terras bárbaras (Tordesilhas), a ser lançado na Casa PublishNews. O outro foi Ricardo Costa, CEO da Metabooks e representante da Feira do Livro de Frankfurt no Brasil que veio também para falar sobre a sua participação na Casa.

Das terras bárbaras é o primeiro livro de ficção de Ricardo da Costa Aguiar, que é diplomata de carreira tendo já servido nos EUA, África do Sul e Japão e autor de outros livros técnicos na área. “É um livro de prazer. É muito preciso na parte histórica, mas é um romance realmente”, disse na entrevista que concedeu ao Podcast. O romance histórico se passa em dois níveis temporais. No plano contemporâneo, um jovem diplomata que, por acaso, tropeça nas memórias de um padre jesuíta seu antepassado, que tem a sua história contada no outro plano da trama, começa a procurar elementos e no fim se acha credor de uma herança muito importante". A participação do autor na Casa PublishNews será na próxima sexta-feira (12), a partir das 18h. Ele estará ao lado de Roberto Pompeu de Toledo na mesa O futuro arcaico do Brasil. Logo depois, acontece um happy hour durante o qual o diplomata autografará o livro.

A conversa com Ricardo Costa girou em torno dos metadados. Ele comentou sobre o trabalho da Metabooks, desde a sua chegada ao Brasil em 2016, até agora. Buscou apresentar os principais resultados da empresa e, claro, comentou sobre a sua participação na Casa PublishNews. Ele estará na mesa A agulha no palheiro – como os metadados podem ajudar, na prática, a encontrar o livro certo pra pessoa certa?, que acontece na quinta-feira (11), às 15h. O CEO estará ao lado de Karina Pino, hoje na Storytel, mas foi curadora da última Bienal Internacional do Livro de SP, e Denise Guilherme, do clube de assinaturas Taba. Ricardo contou ainda sobre como a Metabooks está se preparando para o futuro e novas mídias. Por exemplo, como os metadados podem ajudar as assistentes virtuais a encontrarem livros paras os leitores. Um estudo nos EUA mostrou que diariamente são feitas 3,5 milhões de consultas relacionadas a livros a esses devices, das quais 70 mil são tentativas claras de comprar livros. No entanto, a grande maioria (1,9 milhão das 3,5 milhões) dessas consultas não são sequer entendidas pelas assistentes virtuais. O uso correto dos metadados é a solução para essa questão.

A Casa PublishNews fica na Rua Dr. Pereira, 396, entre o canal e a Rua da Capela, a uma quadra da Praça da Matriz.

No programa, nossa equipe comentou ainda sobre o que foi destaque na semana passada no noticiário do PublishNews e fez as suas indicações.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes Google Podcasts e Overcast.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
O presidente do SNEL falou sobre crise e sobre audiolivros enquanto a agente alemã contou como foi a conversa com o coordenador do Programa de Apoio à Tradução da Biblioteca Nacional
Júri elegeu os cinco profissionais de até 35 anos que merecem destaque por seu trabalho inovador
Primeiro Podcast do PublishNews em Paraty recebe André Palme e Mariana Rolier que falaram sobre como querem mostrar a cara da Storytel para o mercado brasileiro
No Podcast dessa semana, Daniel falou sobre a participação da Labrador na Casa PublishNews na Flip este ano. O programa também trouxe uma entrevista com Maria Alves e Frazão, da editora Madras
Publisher da Primavera Editorial, Larissa falou sobre seu trabalho na editora e sobre sua participação na Casa PublishNews na Flip
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
O presidente do SNEL falou sobre crise e sobre audiolivros enquanto a agente alemã contou como foi a conversa com o coordenador do Programa de Apoio à Tradução da Biblioteca Nacional
Júri elegeu os cinco profissionais de até 35 anos que merecem destaque por seu trabalho inovador
Na coluna de Luciana Pinsky, sua segunda crônica com o tema ‘portas’
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Primeiro Podcast do PublishNews em Paraty recebe André Palme e Mariana Rolier que falaram sobre como querem mostrar a cara da Storytel para o mercado brasileiro
Dado que ler e escrever são duas atividades essencialmente solitárias, considero estes encontros uma bonita exceção.
Andrés Neuman
Escritor argentino
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar