Publicidade
Publicidade
Ricardo (da) Costa em dose dupla
PublishNews, Redação, 08/07/2019
Nessa semana, o Podcast do PublishNews recebe Ricardo Costa e Ricardo da Costa Aguiar. Os dois estão na programação da Casa PublishNews em Paraty.

O Podcast do PublishNews dessa semana teve uma feliz coincidência. Os dois convidados têm o mesmo nome. Um deles foi Ricardo da Costa Aguiar, autor do romance histórico Das terras bárbaras (Tordesilhas), a ser lançado na Casa PublishNews. O outro foi Ricardo Costa, CEO da Metabooks e representante da Feira do Livro de Frankfurt no Brasil que veio também para falar sobre a sua participação na Casa.

Das terras bárbaras é o primeiro livro de ficção de Ricardo da Costa Aguiar, que é diplomata de carreira tendo já servido nos EUA, África do Sul e Japão e autor de outros livros técnicos na área. “É um livro de prazer. É muito preciso na parte histórica, mas é um romance realmente”, disse na entrevista que concedeu ao Podcast. O romance histórico se passa em dois níveis temporais. No plano contemporâneo, um jovem diplomata que, por acaso, tropeça nas memórias de um padre jesuíta seu antepassado, que tem a sua história contada no outro plano da trama, começa a procurar elementos e no fim se acha credor de uma herança muito importante". A participação do autor na Casa PublishNews será na próxima sexta-feira (12), a partir das 18h. Ele estará ao lado de Roberto Pompeu de Toledo na mesa O futuro arcaico do Brasil. Logo depois, acontece um happy hour durante o qual o diplomata autografará o livro.

A conversa com Ricardo Costa girou em torno dos metadados. Ele comentou sobre o trabalho da Metabooks, desde a sua chegada ao Brasil em 2016, até agora. Buscou apresentar os principais resultados da empresa e, claro, comentou sobre a sua participação na Casa PublishNews. Ele estará na mesa A agulha no palheiro – como os metadados podem ajudar, na prática, a encontrar o livro certo pra pessoa certa?, que acontece na quinta-feira (11), às 15h. O CEO estará ao lado de Karina Pino, hoje na Storytel, mas foi curadora da última Bienal Internacional do Livro de SP, e Denise Guilherme, do clube de assinaturas Taba. Ricardo contou ainda sobre como a Metabooks está se preparando para o futuro e novas mídias. Por exemplo, como os metadados podem ajudar as assistentes virtuais a encontrarem livros paras os leitores. Um estudo nos EUA mostrou que diariamente são feitas 3,5 milhões de consultas relacionadas a livros a esses devices, das quais 70 mil são tentativas claras de comprar livros. No entanto, a grande maioria (1,9 milhão das 3,5 milhões) dessas consultas não são sequer entendidas pelas assistentes virtuais. O uso correto dos metadados é a solução para essa questão.

A Casa PublishNews fica na Rua Dr. Pereira, 396, entre o canal e a Rua da Capela, a uma quadra da Praça da Matriz.

No programa, nossa equipe comentou ainda sobre o que foi destaque na semana passada no noticiário do PublishNews e fez as suas indicações.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes Google Podcasts e Overcast.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Ah! A literatura ou me mata ou me dá o que peço dela
Lima Barreto
Escritor brasileiro (1881-1922)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar