No acumulado do ano, a queda é de 17,9% em faturamento e de 21,3% em volume, o que significa dizer que os estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa venderam 15,8 milhões de exemplares e obtiveram faturamento de R$ 774 milhões entre janeiro e abril.
No período analisado, o livro ficou, em média, 3,4% mais caro saltando de R$ 41,40 em abril de 2018 para R$ 42,80 para igual período de 2019. O percentual de desconto aplicado ao consumidor vem crescendo de janeiro para cá, mas ainda não alcançou aquele que era praticado no ano passado, como se vê no gráfico abaixo
O relatório mostra ainda que o canal Livrarias vem perdendo forças (-21%) mês a mês enquanto os “outros canais” (aqui estão supermercados e lojas de autoatendimento) vêm ganhando espaço (+19,2%). Esse fenômeno pode ser explicado pelo fechamento de lojas nos últimos meses (só a Saraiva perdeu pelo menos 20 lojas, a Cultura pelo menos outras duas da Cultura e todas as 12 da Fnac).Clique aqui para baixar a íntegra do relatório.