Quinto Salão do Livro Político homenageia Paulo Freire
PublishNews, Redação, 20/05/2019
Com foco na educação, evento terá a presença de intelectuais e políticos como Zé Dirceu, Fernando Haddad, Manuela D’Ávila e Guilheme Wisnick e a participação de 44 editoras

Com homenagem ao educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire e debates que perpassam a cena política nacional e suas interseções globais, o Salão do Livro Político chega à quinta edição e acontece de 27 a 30 de maio, das 10h às 22h, no Tuca PUC-SP (Rua Monte Alegre, 1.024 - São Paulo / SP) com o objetivo de fortalecer as editoras, aumentar a visibilidade de suas obras e incentivar as vendas e a leitura de livros políticos.

Levando em conta a atual situação do país, a educação será um dos temas mais abordados: da escolha do homenageado a debates sobre as ações do governo em exercício na área, sob os sugestivos títulos “Eles têm medo da educação?” e “Educação sem ideologia?”. O atual governo e o contexto em que se instalou na verdade pautam todas as mesas, que tratarão de tráfico e milícias, opressão da mulher, resistência antifascista, hegemonia cultural, restauração conservadora na América Latina, entre outros temas.

"O Salão do Livro Político se tornou um dos mais importantes eventos da edição independente e comprometida com a igualdade e a justiça. Em tempos de ódio à democracia, o salão se mostra um espaço de genuína liberdade. Apresenta livros e autores que pensam o país e que foram escondidos pelas artimanhas da grande imprensa e do mercado editorial nos últimos anos. Quem frequenta o salão, agora na quinta edição, sabe que é um lugar de liberdade e de ideias que combatem o clima sufocante que estamos vivendo", explica Haroldo Ceravolo, editor da Alameda, que organiza o evento este ano, juntamente com a Boitempo, Anita Garibaldi, Autonomia Literária, Geração, PUC-SP e Veneta.

Entre os debatedores do campo político estão o ex-ministro Zé Dirceu, o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o governador do Maranhão Flávio Dino, Manuela D’ávila e as deputadas Talíria Petrone e Erica Malunguinho. Além de intelectuais como Guilherme Wisnik, Leda Paulani, Flávia Birolli, Eduardo Fagnani, João Sicsu, Sabrina Fernandes, apelidada de “guru progressista” e “antiolavo”, e a reitora Maria Amália Andery, da PUC-SP. Clique no Leia Mais para conhecer os outros convidados e mais detalhes do evento. Jornalistas progressistas também estarão nas mesas: Natália Viana (Agência Pública), Carla Jimenez (El Pais), Eleonora de Lucena (Tutameia) e Laura Capriglione (Jornalistas Livres).

Dentre as 44 editoras participantes estão nomes como Alameda, Aleph, Anita Garibaldi, Autêntica, Bazar do Tempo, Choque Literário, Biblio, Contracorrente, Cortez, Dublinense, Editora 34, Companhia das Letras, Edições Sesc, Estação Liberdade, Expressão Popular, Geração Editorial, Hedra, Lote 42, Martin Claret, Mundaréu, N-1 Edições, Perspectiva, Todavia, Ubu, Unifesp, Usina, e Veneta.

A programação terá ainda um curso com Sonia Couto sobre a relevância e atualidade de Paulo Freire, aula-teatro Maria, ainda com a temática freiriana, apresentações do Slam da Guilhermina, e dos grupos teatrais Arlequins (peça O Capital) e Quando Quebra e Queima, ambos reconhecidos internacionalmente.

[20/05/2019 07:00:00]