A estreia de 'Capitães da Areia' na Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Talita Facchini, 14/05/2019
Obra de Jorge Amado foi a única novidade deste mês na que apura os livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias, lojas de autoatendimento e supermercados

A Lista Nielsen PublishNews, que apura os livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias, lojas de autoatendimento e supermercados monitorados pela Nielsen, e que se refere ao período que vai de 25 de março até 21 de abril trouxe somente uma novidade, mas foi uma novidade de peso.

Jorge Amado | © Divulgação
Jorge Amado | © Divulgação

Quem apareceu na lista de Ficção pela primeira vez foi a obra Capitães da Areia, de Jorge Amado. Publicada pela Companhia das Letras em 2008, a obra só tinha aparecido nas listas do PN na versão de bolso, e em 2012 também temos registro de Gabriela, cravo e canela dando as caras por aqui. Capitães da Areia garantiu o 17º lugar da lista e conta a história de meninos pobres e infratores que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador.

Tirando a única novidade da semana, vale destaque a obra Angústia, de Graciliano Ramos, que estrou na Lista Nielsen PublishNews no último mês e segue firme e forte no 11º lugar. A segunda obra mais traduzida do autor alagoano conta a história de Luís Silva, funcionário público de Maceió que levava uma vida medíocre e sem grandes emoções até o dia em que se apaixona por Marina. Mas, acontece que Marina o troca por Julião Tavares e tomado pelo ciúme e rancor, Silva fica perturbado com os acontecimentos que se desenrolam e passa a acompanhar a vida de Marina enquanto sonha em matar Julião.

Já quem lidera a categoria ainda é Augusto Cury com a dobradinha de O homem mais inteligente da história e O homem mais feliz da história. Em terceiro lugar está a edição especial de 50 anos de O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos.

Em Não Ficção, nenhuma novidade, mas a obra de Thiago Nigro, Do mil ao milhão (HarperCollins) subiu para o primeiro lugar da lista. Seja foda! (Buzz), de Caio Carneiro, ficou com a prata e Brincando com Luccas Neto (Pixel), com o bronze.

No Ranking das editoras, Ediouro e Sextante dividem o primeiro lugar com cinco livros cada. Logo depois está a Alto Astral com quatro livros. Autêntica, Grupo Companhia das Letras e Planeta aparecem empatadas com três livros cada.

[14/05/2019 08:00:00]