
No ranking geral, o primeiro lugar fica com o livro de colorir Do dia para a noite (HarperCollins), do Bob Goods, que mantém boa margem sobre os concorrentes. Em segundo aparece A psicologia financeira (HarperCollins), de Morgan Housel, ainda entre os preferidos do público desde 2021. O terceiro posto é ocupado por Elo Monsters Books - Flow pack (Pixel), de Enaldinho, que cresce com o público jovem e reforça a força dos títulos seriados.
A semana também trouxe cinco estreias distribuídas entre todas as categorias monitoradas pela Nielsen BookScan. Em Ficção, entram Criaturas impossíveis (Faro Editorial), de Katherine Rundell, fantasia literária que vem conquistando leitores adultos e jovens, e Kaoru Hana (Editora MPEG), mangá que amplia a presença da cultura pop japonesa na lista brasileira. Na Não Ficção Especialista, O ato criativo: Uma forma de ser (Sextante), do produtor musical Rick Rubin, chega como leitura sobre processo artístico e mentalidade criadora. Entre os livros de Não Ficção Trade, a novidade é Bom dia, meu Deus! (Edições Loyola), do padre Alex Nogueira, título devocional de perfil católico que combina oração e reflexão cotidiana. Já em Infantil e Juvenil, o destaque vai para Diário de um Banana 20 – Festa insana (VR Editora), novo volume da série de Jeff Kinney, uma das franquias mais duradouras do mercado global.
Com esses lançamentos e o leve aumento nas vendas gerais, o mercado editorial brasileiro dá sinais de recuperação após um período de retração mais acentuada — movimento sustentado, nesta semana, por títulos de fantasia, mangá e infantojuvenis, segmentos que tradicionalmente antecipam o aquecimento das compras de fim de ano.
Mudanças na Lista
Desde o final de agosto, a relação de livros mais vendidos do PublishNews passou a ser a Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos, realizada a partir da solução que monitora as vendas de livros no varejo brasileiro e também dá origem ao Painel do Varejo de Livros.
Integram a Lista livrarias tradicionais e estabelecidas, como Leitura, Curitiba, Martins Fontes, Travessa e Vila, e os principais e-commerces de livros do Brasil, como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza. Computar as vendas da Amazon, aliás, é uma novidade no PublishNews. O painel cobre de 60% a 70% do mercado trade no Brasil. A partir de agora, a Lista passa a ser divulgada todas as segundas-feiras, e não mais às sextas.
As vendas eram monitoradas assim:
- Lista de Mais Vendidos do PublishNews (com dados coletados e organizados pela Bookinfo);
- Categorias: Ficção, Não Ficção, Autoajuda, Infantojuvenil, Negócios;
- Sem dados da Amazon;
- Atualização da Lista pelo PN no final da semana.
E agora o acompanhamento é feito desta forma:
- Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos (com dados coletados e organizados pelo BookScan, sistema da NielsenIQ BookData);
- Categorias: Ficção; Não Ficção Especialista; Não Ficção Trade; e Infantil e Juvenil;
- Com dados da Amazon;
- Atualização da Lista pelo PN no início da semana.
Livrarias ou varejistas que vendem livros podem aderir ao Nielsen BookScan e passar a fazer parte da Lista, de forma gratuita. Para fazer parte do Painel, é preciso atender aos seguintes critérios:
- Pontos de venda passíveis de visitação regular;
- Pontos de venda abertos ao público;
- Pontos de venda que tenham como cliente principal pessoas físicas, excluindo lojas com importância de vendas de atacado superior a 50%.
Clique aqui para saber mais sobre a nova Lista Nielsen-PublishNews de Livros Mais Vendidos.
O arquivo da Lista de Mais Vendidos, de 2010 a 2025, pode ser consultado normalmente neste link.
Ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro na nova Lista? Escreva para redacao@publishnews.com.br que retornaremos assim que possível.






