Em Brasília, nasce uma produtora de audiolivros
PublishNews, Leonardo Neto, 21/02/2019
A Narratix, encabeçada por André Calgaro, foi aberta em outubro passado e já tem 15 audiolivros produzidos e outros cinco em linha de produção

André Calgaro (na foto ao lado), que por quase dez anos construiu uma trajetória no varejo de livros em Brasília, há muito tempo é um entusiasta do audiolivros. Quando viu que no mercado internacional, esse formato vinha vivendo um boom, resolveu que podia colaborar para que isso acontecesse aqui no Brasil também. Foi à campo, estudou, ouviu muitos audiolivros, experimentou até que, em outubro do ano passado, resolveu abrir a Narratix, que quer se especializar na produção desse formato.

Na conta da empresa praticamente recém-inaugurada, Calgaro contabiliza a produção de 15 títulos e tem outras cinco produções em curso. Em uma conversa que teve com o PublishNews na manhã desta quinta-feira, ele disse que o foco da Narratix está nas editoras, nos autores independentes e nas plataformas de distribuição de audiolivros. Atualmente há três em operação (Ubook, Tocalivros e Google). A sueca Storytel já anunciou que em breve começará as operações e a Audible, da Amazon, faz mistério sobre quando efetivamente começa. “Sempre fui muito fascinado por esse mercado. Há muitos anos o acompanho e sempre achei que isso ia crescer gradativamente aqui no Brasil”, aposta.

Uma das principais questões que a empresa tem enfrentado é a qualificação e a captação de mão-de-obra. “É uma linguagem completamente à parte”, salientou na conversa que teve com a nossa redação. “A gente tem esse grande desafio que a formação de editores, revisores, diretores e narradores de audiolivros”, completou. Ele conta que há alguns anos tem desenvolvido, em ambiente de testes, técnicas e manuais, apresentando soluções, por exemplo, para os níveis de ruídos de boca, que podem impactar muito no resultado final do produto.

Atualmente, a Narratix trabalha com narradores locais, do próprio Distrito Federal e também de Goiás, e buscou avaliar e acreditar estúdios fora da capital federal, onde faz gravações com parceiros. Em breve, Calgaro promete começar a produzir audiolivros próprios. “É uma veia editorial que pretendemos lançar em breve. A ideia é gerar conteúdos diretamente para o áudio, de algo que ainda não tenha sido lançado em texto”, disse.

[21/02/2019 09:50:00]