Apanhadão: A vez das bibliotecas corporativas
PublishNews, Redação, 04//02/2019
E mais: Martins Fontes – Selo Martins registra crescimento em janeiro, biografia de Anne Frank para crianças chega em junho e 11 cursos para quem quer aprender a escrever, editar e publicar um livro

A Kisoul, empresa criada por André Uzum e especializada em implementar e gerenciar bibliotecas corporativas, foi o assunto de uma matéria do Valor neste final de semana. Dentre os clientes da empresa estão nomes como Bayer, EY e a Network1 ScanSource, distribuidora de soluções de tecnologia. Esta última reconheceu na implantação de uma biblioteca corporativa, hoje com cerca de 400 livros, “mais uma ferramenta de capacitação e retenção de talentos”, conta o diretor executivo Santiago Neto. Já na EY, o acervo com cerca de 200 livros ocupa parte do 9º andar da empresa, por onde calcula-se que circulem cerca de 1.400 usuários da biblioteca. “Além de montar e fazer a gestão do espaço físico e do aplicativo web para retirada e devolução dos exemplares, criamos o acervo de acordo com as necessidades do cliente”, explica Uzum.

A coluna da Babel trouxe a notícia que depois que deixou de fornecer para a Cultura e Saraiva, a Martins Fontes – Selo Martins registrou crescimento de 700% nas vendas em seu site em janeiro (comparando com o mesmo período de 2018). A meta, agora, é fechar o ano faturando com seu e-commerce o mesmo que ganharia com as vendas nas duas redes.

A coluna também anunciou que a biografia de Anne Frank para crianças chega ao Brasil em junho. Tudo sobre Anne (Companhia das Letrinhas) se apoia em mais de 100 fotografias, ilustrações de Huck Scarry e textos para ajudar a contar a trajetória da menina. Menno Metselaar e Piet van Ledden assinam a obra biográfica. Além disso, entram em pré-venda este mês os primeiros e-books de Cecília Meireles, Manuel Bandeira e Orígenes Lessa, publicados pela Global.

Babel também selecionou 11 cursos para quem quer aprender a escrever, editar e publicar um livro. Os cursos e oficinas começam nos próximos meses em São Paulo e dois deles terão transmissão on-line. Dentre os selecionados estão cursos da Casa das Rosas, Universidade do Livro, Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e Escrevedeira.

O Painel das Letras adiantou que a Noir publicará no segundo semestre a biografia Famigerado! - A vida e o tempo de João Acácio, o Bandido da Luz Vermelha, de Gonçalo Junior. O pesquisador resgatou as 22 mil páginas dos 88 processos judiciais contra o assaltante e estuprador, além de ter entrevistado mulheres que foram vítimas dele. O criminoso teria atacado cerca de cem mulheres.

A Zahar pretende trazer de volta ao mercado o Dicionário do pensamento social do século XX, que está há oito anos fora das livrarias. Segundo Ancelmo Gois, a obra será impressa por demanda e quem quiser uma cópia deve entrar em contato com a editora e encomendar. Com cerca de 500 verbetes, o livro, coordenado por dois dos maiores sociólogos ingleses, William Outhwaite e Tom Bottomore, é uma referência da literatura política universal.

Tags: Apanhadão
[04/02/2019 06:00:00]