O 'pacotinho de bondades' da Amazon nesse fim de ano
PublishNews, Redação, 28/11/2018
Amazon chama editores para conversarem sobre a possibilidade de adiantamento de recebíveis e de parcerias comerciais que possam ajudá-los a atravessar período de 'desafios'

A Amazon enviou e-mail a editores para lembrá-los de algumas vantagens que a varejista oferece a seus parceiros comerciais. O e-mail assinado por Mario Meirelles e Ricardo Garrido diz que a varejista está “ciente dos desafios que muitas editoras estão passando” e que, por isso, enumera uma série de vantagens com as quais revela o seu “compromisso com o crescimento do negócio de livros no Brasil”. 

Entre as ações está o adiantamento de recebíveis com taxas mais baixas do que as de mercado; a possibilidade de aquisição de volumes que justifiquem o lançamento a reimpressão de títulos e a compra de parte de inventário que tenha sido devolvido pelo mercado.

Por e-mail, a empresa declarou que "continua empenhada em usar a criatividade para apoiar nossos  parceiros da indústria do livro no Brasil, assim como para promover a leitura e ajudar leitores brasileiros a descobrir novos livros e novos autores”.

Leia abaixo a íntegra do comunicado:

 

Cientes dos desafios que muitas editoras estão passando, gostaríamos de reforçar nossa parceria e reafirmar nosso compromisso com o crescimento do negócio de livros no Brasil. Para isso, enumeramos abaixo iniciativas dentro de nossa parceria que podem auxiliar a continuidade da produção editorial e o equilíbrio dos fluxos de caixas.

1. Adiantamentos de recebíveis: podemos realizar pagamento antecipado de seus recebíveis com a Amazon em taxas mais baixas do que as de mercado. 

2. Lançamentos e reimpressões: Não cancelem ou adiem lançamentos ou reimpressões sem discutir o tema conosco. Podemos considerar volumes que justifiquem a produção, com ou sem exclusividade, e podemos viabilizar esses títulos através de e-book, dando destaque a lançamentos com menor investimento em impressão e distribuição. Lembramos que contribuímos com a lista da Veja combinando os títulos vendidos nos dois formatos, portanto essa é uma ótima opção para manter a relevância de lançamentos para seus clientes com menor custo operacional.

3.  Aquisição e conversão de fundo de catálogo: Podemos avaliar em conjunto a compra de livros em versão física e/ou um pacote de conversões de livros de fundo de catálogo da editora para e-book.

4. Compra de devoluções: podemos revisar e realizar compra de parte de inventário que tenha sido devolvido pelo mercado.

5. Programa de Associados: oferecemos a nossos parceiros a remuneração de um percentual das vendas geradas pelo direcionamento do tráfego. Sabemos que é uma preocupação das editoras ajudar seus leitores a saber onde os livros estão disponíveis; esse programa não só ajudará nisso, mas também tem potencial para contribuir para as receitas da editora.

6. Kindle Unlimited: nosso programa de assinatura de e-books pode complementar a receita da editora com títulos de fundo de catálogo; podemos negociar, na adesão da editora ao programa ou na adição de novos títulos, um valor fixo adiantado para um grupo de títulos por um período determinado.

Caso haja interesse em algumas das iniciativas acima, ou caso tenham outras ideias, pedimos que entrem em contato conosco ou com o Gerente Comercial que atende a sua editora. Estamos à disposição para conversarmos e, mais uma vez, reiteramos a importância de nossa parceria e nosso compromisso em atender ao leitor brasileiro. Juntos, podemos ajudar a continuar oferecendo uma ótima experiência ao leitor.

Um forte abraço,

Mario Meirelles & Ricardo Garrido

Amazon.com.br

Tags: Amazon
[28/11/2018 09:32:00]