Em novembro, Instituto Quindim abre suas portas em Caxias do Sul
PublishNews, Redação, 24/10/2018
Espaço que será inaugurado no mês que vem abrigará biblioteca com mais de cinco mil livros, centro de estudos e pesquisa e livraria

Perspectiva do espaço do Instituto de Leitura Quindim que será inaugurado no mês que vem
Perspectiva do espaço do Instituto de Leitura Quindim que será inaugurado no mês que vem
A partir do mês que vem, os moradores de Caxias do Sul (RS) ganharão mais um centro cultural para chamar de seu. É que Volnei Canônica e Roger Mello inauguram na cidade o Instituto de Leitura Quindim (ILQ), que passará a ocupar o Moinho da Cascata (Rua Luiz Covolan, 2.820), antigo moinho que fez parte da evolução histórica da cidade gaúcha. O espaço abrigará uma biblioteca com mais de cinco mil volumes, um centro de estudos e pesquisa e uma livraria.

O instituto é uma decorrência do Centro de Leitura Quindim, em atividade desde 2014. O que se espera agora é que os encontros, até então limitados a eventos e aos ambientes virtuais, sejam permanentes e presenciais a partir da inauguração do espaço. “A materialização de um espaço de referência que envolva a família e todos que promovem a leitura é a concretude de que a biblioteca é o local mais democrático e precisa ser valorizado. Desde 2014, estamos trabalhando na idealização do Instituto, que busca contribuir para equacionar as dificuldades que temos de construir um Brasil de leitores e também de nos tornamos referência para outros países”, explica Volnei, que além de nosso colunista, é ator, diretor de teatro, relações públicas, ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e ex-secretário executivo do Ministério da Cultura.

O espaço recebeu projeto arquitetônico de Jessica De Carli. “Hoje, a edificação é um ponto de arte e cultura, e tombada pelo Patrimônio Histórico. Além de respeitar o valor histórico da edificação, o projeto contribui para o entendimento das crianças sobre esse valor e as memórias afetivas de locais com tamanha relevância arquitetônica. Ao mesmo tempo que valoriza o seu entorno, cria um ambiente lúdico e acolhedor”, ressalta a arquiteta.

Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, o centro cultural abrigará uma programação cultural intensa que marcará a inauguração do espaço que será dirigido pela professora Luiza Helena Darsie da Motta.

[24/10/2018 10:35:00]