
O instituto é uma decorrência do Centro de Leitura Quindim, em atividade desde 2014. O que se espera agora é que os encontros, até então limitados a eventos e aos ambientes virtuais, sejam permanentes e presenciais a partir da inauguração do espaço. “A materialização de um espaço de referência que envolva a família e todos que promovem a leitura é a concretude de que a biblioteca é o local mais democrático e precisa ser valorizado. Desde 2014, estamos trabalhando na idealização do Instituto, que busca contribuir para equacionar as dificuldades que temos de construir um Brasil de leitores e também de nos tornamos referência para outros países”, explica Volnei, que além de nosso colunista, é ator, diretor de teatro, relações públicas, ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e ex-secretário executivo do Ministério da Cultura.
O espaço recebeu projeto arquitetônico de Jessica De Carli. “Hoje, a edificação é um ponto de arte e cultura, e tombada pelo Patrimônio Histórico. Além de respeitar o valor histórico da edificação, o projeto contribui para o entendimento das crianças sobre esse valor e as memórias afetivas de locais com tamanha relevância arquitetônica. Ao mesmo tempo que valoriza o seu entorno, cria um ambiente lúdico e acolhedor”, ressalta a arquiteta.
Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, o centro cultural abrigará uma programação cultural intensa que marcará a inauguração do espaço que será dirigido pela professora Luiza Helena Darsie da Motta.