
A Feira de Sharjah entrou com mais força no calendário dos editores brasileiros desde o ano passado, quando foi formada uma missão de editores brasileiros para a terceira maior feira de livros do mundo (perdendo só para Frankfurt e Londres). Nesse ano, a missão, organizada pelo Brazilian Publishers (CBL / Apex) com patrocínio da SBA, levará ao Emirado cinco editores que terão como objetivo estreitar as relações comerciais entre os dois países, além de, é claro, conhecer a produção do mundo árabe e oferecer a editores de lá seus títulos. Os brasileiros e outros 250 editores internacionais poderão solicitar subsídios para tradução de negócios realizados dentro da feira, independente da língua original e do idioma a ser traduzido. Para esse fim, Sharjah reservou um fundo de US$ 300 mil.
A missão será composta por Antonio Erivan Gomes (Cortez / Telos), Donaldo Buchweitz (Ciranda Cultural), Juliana Farias (Sesi SP), Livia Campos (Boitempo) e Karine Pansa (Girassol), além de Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de relações internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL). O PublishNews, pelo segundo ano, é convidado da feira e estará lá para ver as possibilidades que o mundo árabe abre para o Brasil.