Todo segredo de um livro vive na nossa emoção
PublishNews, Redação, 27/08/2018
Podcast do PublishNews recebe Beto Junqueyra, publisher da Estrela Cultural, editora de livros interativos que acaba de chegar ao mercado

Beto Junqueyra, publisher da Estrela Cultural, participa do Podcast do PublishNews | © Zé Barrichello
Beto Junqueyra, publisher da Estrela Cultural, participa do Podcast do PublishNews | © Zé Barrichello

Com mais de 80 anos de história e fazendo parte da memória afetiva de gerações de brasileiros, a Estrela aproveitou a última Bienal Internacional do Livro de São Paulo para lançar a sua própria editora, a Estrela Cultural. O Podcast do PublishNews recebeu nessa semana Beto Junqueyra, publisher do braço editorial da indústria de brinquedos, para falar sobre essa nova empreitada. Ele comentou como foi a gênese da nova empreitada, do seu conceito, da sua linha editorial e também sobre como pensa a distribuição de livros nesse momento em que os principais varejistas nacionais enfrentam uma crise apontada como sendo sem precedentes na história do livro no Brasil.

A Estrela Cultural nasce apostando em livros interativos feitos por autores nacionais, além de clássicos da literatura universal em formatos interativos. “O pessoal achou que a gente ia fazer licenciamentos, livros-brinquedo trazidos do Oriente, mas não. Nós apostamos em livros feitos com conteúdo pedagógico, literário, com boa curadoria e apostando na autoria nacional”, disse o editor no programa.

Na entrevista, Junqueyra evoca Monteiro Lobato para dizer que quer ver os seus produtos na maior quantidade possível de lugares e canais de venda. “A marca Estrela dá muita força a isso, a capitalizar mais a distribuição, não depender só de livrarias”, comentou. Beto disse que, além da rede varejista de brinquedos, a Estrela Cultural está apostando em parcerias com escolas particulares para abrir novas frentes para escoar a sua produção de livros. “Vamos vender nas livrarias. As livrarias são grandes parceiras. A gente quer que as escolas remetam a compra para as livrarias. Não queremos canibalizar”, completou.

A Estrela Cultural nasceu lançando 18 títulos na Bienal e até o fim do ano o catálogo deverá ter cerca de 40, adiantou Junqueyra. Os livros saem com tiragens que podem variar de cinco a dez mil exemplares e os preços vão de R$ 19,90 a R$ 79,90.

Além disso, nossa equipe e Beto comentaram aquilo que foi notícia no PublishNews na semana passada. Dentre os assuntos que estavam na pauta do Podcast estavam o novo Centro de Distribuição do Grupo Livrarias Curitiba em São Paulo, a chegada da Leitura em rodoviárias e em novos aeroportos e a abertura do período de inscrições para o estande coletivo da Feira do Livro de Frankfurt.

Confira abaixo o episódio dessa semana.

[27/08/2018 11:00:00]