
Com mais de 80 anos de história e fazendo parte da memória afetiva de gerações de brasileiros, a Estrela aproveitou a última Bienal Internacional do Livro de São Paulo para lançar a sua própria editora, a Estrela Cultural. O Podcast do PublishNews recebeu nessa semana Beto Junqueyra, publisher do braço editorial da indústria de brinquedos, para falar sobre essa nova empreitada. Ele comentou como foi a gênese da nova empreitada, do seu conceito, da sua linha editorial e também sobre como pensa a distribuição de livros nesse momento em que os principais varejistas nacionais enfrentam uma crise apontada como sendo sem precedentes na história do livro no Brasil.
A Estrela Cultural nasce apostando em livros interativos feitos por autores nacionais, além de clássicos da literatura universal em formatos interativos. “O pessoal achou que a gente ia fazer licenciamentos, livros-brinquedo trazidos do Oriente, mas não. Nós apostamos em livros feitos com conteúdo pedagógico, literário, com boa curadoria e apostando na autoria nacional”, disse o editor no programa.
Na entrevista, Junqueyra evoca Monteiro Lobato para dizer que quer ver os seus produtos na maior quantidade possível de lugares e canais de venda. “A marca Estrela dá muita força a isso, a capitalizar mais a distribuição, não depender só de livrarias”, comentou. Beto disse que, além da rede varejista de brinquedos, a Estrela Cultural está apostando em parcerias com escolas particulares para abrir novas frentes para escoar a sua produção de livros. “Vamos vender nas livrarias. As livrarias são grandes parceiras. A gente quer que as escolas remetam a compra para as livrarias. Não queremos canibalizar”, completou.
A Estrela Cultural nasceu lançando 18 títulos na Bienal e até o fim do ano o catálogo deverá ter cerca de 40, adiantou Junqueyra. Os livros saem com tiragens que podem variar de cinco a dez mil exemplares e os preços vão de R$ 19,90 a R$ 79,90.
Além disso, nossa equipe e Beto comentaram aquilo que foi notícia no PublishNews na semana passada. Dentre os assuntos que estavam na pauta do Podcast estavam o novo Centro de Distribuição do Grupo Livrarias Curitiba em São Paulo, a chegada da Leitura em rodoviárias e em novos aeroportos e a abertura do período de inscrições para o estande coletivo da Feira do Livro de Frankfurt.
Confira abaixo o episódio dessa semana.