Publicidade
Publicidade
Todo segredo de um livro vive na nossa emoção
PublishNews, Redação, 27/08/2018
Podcast do PublishNews recebe Beto Junqueyra, publisher da Estrela Cultural, editora de livros interativos que acaba de chegar ao mercado

Beto Junqueyra, publisher da Estrela Cultural, participa do Podcast do PublishNews | © Zé Barrichello
Beto Junqueyra, publisher da Estrela Cultural, participa do Podcast do PublishNews | © Zé Barrichello

Com mais de 80 anos de história e fazendo parte da memória afetiva de gerações de brasileiros, a Estrela aproveitou a última Bienal Internacional do Livro de São Paulo para lançar a sua própria editora, a Estrela Cultural. O Podcast do PublishNews recebeu nessa semana Beto Junqueyra, publisher do braço editorial da indústria de brinquedos, para falar sobre essa nova empreitada. Ele comentou como foi a gênese da nova empreitada, do seu conceito, da sua linha editorial e também sobre como pensa a distribuição de livros nesse momento em que os principais varejistas nacionais enfrentam uma crise apontada como sendo sem precedentes na história do livro no Brasil.

A Estrela Cultural nasce apostando em livros interativos feitos por autores nacionais, além de clássicos da literatura universal em formatos interativos. “O pessoal achou que a gente ia fazer licenciamentos, livros-brinquedo trazidos do Oriente, mas não. Nós apostamos em livros feitos com conteúdo pedagógico, literário, com boa curadoria e apostando na autoria nacional”, disse o editor no programa.

Na entrevista, Junqueyra evoca Monteiro Lobato para dizer que quer ver os seus produtos na maior quantidade possível de lugares e canais de venda. “A marca Estrela dá muita força a isso, a capitalizar mais a distribuição, não depender só de livrarias”, comentou. Beto disse que, além da rede varejista de brinquedos, a Estrela Cultural está apostando em parcerias com escolas particulares para abrir novas frentes para escoar a sua produção de livros. “Vamos vender nas livrarias. As livrarias são grandes parceiras. A gente quer que as escolas remetam a compra para as livrarias. Não queremos canibalizar”, completou.

A Estrela Cultural nasceu lançando 18 títulos na Bienal e até o fim do ano o catálogo deverá ter cerca de 40, adiantou Junqueyra. Os livros saem com tiragens que podem variar de cinco a dez mil exemplares e os preços vão de R$ 19,90 a R$ 79,90.

Além disso, nossa equipe e Beto comentaram aquilo que foi notícia no PublishNews na semana passada. Dentre os assuntos que estavam na pauta do Podcast estavam o novo Centro de Distribuição do Grupo Livrarias Curitiba em São Paulo, a chegada da Leitura em rodoviárias e em novos aeroportos e a abertura do período de inscrições para o estande coletivo da Feira do Livro de Frankfurt.

Confira abaixo o episódio dessa semana.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A editora-assistente do PublishNews, Talita Facchini, também fala no episódio sobre a Bienal do Livro Rio e a Feira Internacional do Livro de Pequim
Uma das mesas da programação principal do evento teve como tema a Guerra do Paraguai, a partir do lançamento da escritora pela Editora 34
Debate destacou a importância da literatura, a internacionalização do projeto, o impacto no mercado editorial e as iniciativas educacionais para promover a leitura na rede municipal de ensino
Episódio repercutiu as pesquisas com quatro profissionais do setor: Mariana Bueno, economista da Nielsen BookData, Dante Cid, presidente do SNEL, e Marcial Conte Jr. e Thiago Garcia de Biaggi, das editoras Citadel e Alta Books
Evento será realizado entre os dias 14 e 22 de junho, na Praça Charles Miller, em São Paulo (SP); já são mais de 100 autores confirmados na programação, e cerca de 150 expositores
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
A iniciativa Bookshop.org​ desde 2020 tem impulsionado mais de 2,3 mil livrarias independentes dos EUA, ajudando-as a gerar US$ 34 milhões
Livro '​Pirulito RodaPé ' tem história, joguinho, desenho pra pintar e folha em branco pra desenhar
A editora-assistente do PublishNews, Talita Facchini, também fala no episódio sobre a Bienal do Livro Rio e a Feira Internacional do Livro de Pequim
Clóvis Wey, como um xamã das palavras, evoca fantasmas e futuros e nos faz pensar que talvez o que nos falta não seja progresso, mas escuta
Eu sei ler o olho da criança. E quando encontro com um olho que olha o mundo como eu olhava, fico muito feliz.
Ziraldo
Cartunista brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar