A Associação Nacional de Livrarias (ANL) e a GfK apresentaram os resultados de abril do seu relatório mensal que acompanha a evolução do mercado varejista de livros no Brasil. Na comparação com igual período de 2017, houve crescimento nas vendas, tanto em valor (+13,2%), quanto em volume (12,7%). Em números absolutos quer dizer que em abril de 2018 foram vendidos 4 milhões de unidades o que redundou em faturamento de R$ 167,5 milhões.
No acumulado do ano, já foram vendidas 20,1 milhões de cópias e as livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento monitorados pela GfK já apresentaram faturamento de R$ 943 milhões. Em números relativos e na comparação com igual período de 2017, isso representa crescimento 10,2% em volume e de 9,6% em faturamento.
Muito desse crescimento se deve à presença dos álbuns de figurinhas da Copa. O segmento Turismo / Lazer / Culinária, onde o instituto de pesquisa categoriza esse tipo de produto, apresentou crescimento de 45% na comparação com abril de 2017. Esse segmento, no entanto, representa participação de apenas 2,6% do faturamento apurado com venda de produtos editoriais em livrarias. Outro segmento que tem apresentado crescimento é o de HQ. No período, as vendas subiram 41,4%, mas, de novo, a participação delas no faturamento ainda é baixo, de apenas 2,7%.
Na contramão disso, chamam a atenção os segmentos de Concurso Público (-20,49), Arte / Comunicação (-11,2%) e Direito (-7,7%), que apresentaram queda na comparação com igual período de 2017.
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