Do esgoto ao livro
PublishNews, Leonardo Neto, 29/05/2018
Por R$ 4,2 milhões, empresa especializada em ‘atividades relacionadas a esgoto’ vence pregão e vai ser responsável pela contratação de pessoal para Bibliotecas Parque do Rio

Seção de Atualidades da Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro fechada desde dezembro de 2016 | © Secretaria da Cultura do Rio de Janeiro
Seção de Atualidades da Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro fechada desde dezembro de 2016 | © Secretaria da Cultura do Rio de Janeiro

Em setembro do ano passado, o Governo do Rio de Janeiro lançou um edital para pregão eletrônico através do qual contrataria uma “empresa especializada na prestação de serviços de apoio técnico-administrativo para atender as necessidades da Rede de Bibliotecas Parque”.

O resultado desse certame foi publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 18. Por R$ 4,2 milhões, a empresa escolhida (e homologada) foi Liderança Limpeza e Conservação Ltda, empresa com sede em São José, no interior catarinense inscrita sob o CNPJ 00.482.840/0001-38. O curioso é que, como se vê no Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral desse CNPJ (na imagem abaixo), a empresa é especializada, dentre outras coisas, em “criação de animais de estimação”, “atividades relacionadas a esgoto”, “coleta de resíduos não-perigosos”, "comércio varejista de bebidas" etc... Mas, segundo consta no edital a empresa vai ser responsável pela contratação de 64 profissionais, entre eles bibliotecários, mediadores sociais e coordenador do Educativo, Programação e Conteúdo.

O período de vigência do contrato é de 12 meses e está embarcado nele as atividades das bibliotecas-parque Estadual, de Manguinhos e da Rocinha.

Especialistas ouvidos pelo PublishNews avaliaram a medida equivocada não só pela falta de especialização por parte da empresa, mas também pelo número de funcionários insuficiente. Quando operava a pleno vapor, a Biblioteca Parque Estadual sozinha mobilizava um contingente de 110 funcionários.

Reabertura

A rede de Bibliotecas Parque do Rio é composta por três unidades: a da Rocinha, a de Manguinhos e a Estadual, as duas últimas fechadas.. A Biblioteca Parque Estadual, localizada no centro da capital fluminense, está fechada desde dezembro de 2016. Com a realização lá do LER – Salão Carioca do Livro, renovou-se a esperança de reabertura da casa. Na cerimônia, o secretário Leandro Sampaio, da Cultura, chegou a dar uma data de reabertura da biblioteca: 28 de maio, ontem. De acordo com o site da própria secretaria, o equipamento encontra-se ainda temporariamente fechado, conforme imagem abaixo. Na mesma ocasião, o responsável pela pasta disse que para funcionar, o espaço seria preenchido com funcionários da própria secretaria.

Para conseguir reabrir a biblioteca da Avenida Presidente Vargas, o governo fluminense vem negociando com o Centro de Memória da Eletricidade no Brasil um acordo que poderá resultar na cessão do prédio ocupado pela biblioteca à entidade cultural mantida por empresas do setor elétrico. Em janeiro passado foi assinado um protocolo de intenções neste sentido, mas diferentemente do que o PublishNews publicou originalmente, os termos dessa cessão e suas contrapartidas ainda não foram estabelecidos, segundo informou à redação a assessoria de imprensa do Centro de Memória da Eletricidade.

O PublishNews manteve contato com a assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura entre a noite da última segunda e o fim da manhã desta terça-feira, mas até o momento do fechamento desta edição, a mesma não havia se posicionado sobre o caso.

** Matéria atualizada às 14h10 do dia 29/05/2018

** Nova atualização às 17h30 do dia 29/05/2018 corrigindo a parte em que citava o Museu da Eletricidade.

[29/05/2018 10:31:20]