Com curadoria do PublishNews, Feira de Porto Alegre terá programação profissional
PublishNews, Redação, 1º/11/2017
Pub-Livro: Encontro PublishNews de Profissionais do Livro acontece no dia 14 de novembro e tem como fio mote 'O passado, o presente e o futuro do livro e de sua indústria'

“O passado, o presente e o futuro do livro e de sua indústria”. Esse é o fio condutor que o PublishNews encontrou para desenhar a programação do Pub-Livro – Encontro PublishNews de Profissionais do Livro, que fará parte da programação da Feira do Livro de Porto Alegre, que começa oficialmente nesta quarta-feira (1º) e segue com a sua programação até o próximo dia 19. O evento foi criado para reunir os melhores especialistas da indústria editorial local e discutir as tendências e desafios do mercado de livros com o público profissional e de estudantes, além de homenagear e relembrar feitos importantes que impactaram a indústria editorial, a partir dos pampas, mas com reflexo em todo o Brasil.

O Pub-Livro é uma resposta antiga a uma cobrança que a redação do PublishNews sempre recebeu e a experiência em Porto Alegre deverá ser replicada em outros eventos, como explica Carlo Carrenho, diretor geral do PN: “É comum sermos cobrados por eventos para profissionais do livro fora do eixo Rio-São Paulo. Por isso, quando a Feira de Porto Alegre sinalizou com a possibilidade de fazermos uma conferência durante o evento gaúcho, não titubeamos. Montamos uma programação fortemente gaúcha, mostrando inclusive a força do mercado editorial local, que tem profissionais e iniciativas tão boas ou superiores ao eixo, a ponto de as mesas e palestras programadas serem de altíssimo nível”.

Carrenho, a propósito, ficará a cargo da abertura do evento, que acontece das 10h às 17h do dia 14 de novembro. Na mesa, intitulada Os desafios do livro em 2018 e como encará-los, ele vai mostrar o que o mercado editorial deve esperar em 2018 e quais as ações e estratégias que poderão ser adotadas. Tendências, cases e soluções serão abordados neste panorama do mercado do livro. Na sequência, Carrenho deve permanecer no palco do Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223) para fazer a mediação da mesa Livros digitais: fracasso ou oportunidade?, que vai reunir importantes players da cena digital para debater, entre outras coisas, os dados do Censo Digital realizado pela Fipe, além das oportunidades que o digital pode oferecer para o mercado editorial. Participam com Carrenho os profissionais Marcelo Gioia (Bookwire), Rafael Trombetta (LiquidBook) e Monica Timm (Elefante Letrado).

Dando sequência à programação do Pub-Livro, acontece a mesa Vinte anos colocados no bolso: a história de sucesso da L&PM. Paulo Lima, um dos sócios da editora criadora de uma das mais longevas e exitosas coleção de livros de bolso do País, vai contar a história por trás desse sucesso editorial que completa 20 anos de existência em 2018. Ainda na manhã do dia 14, acontece a mesa O futuro que já chegou: os novos modelos de vendas de livros, que vai reunir modelos inovadores (ou reinventados) para a comercialização de livros. Para isso, foram convidados nomes como Volnei Canônica (Quindim), Gustavo Lembert (TAG), Fernanda Scherer (Piu) e Eduardo Oliveira (F1). No centro de debates estarão as oportunidades que editores podem encontrar nos clubes de assinatura, nas pré-vendas via financiamento coletivo ou nos marketplaces, verdadeiros shoppings digitais que se abriram em definitivo para o livro em 2017, com o início das operações da Amazon e do Mercado Livre para esse tipo de negócios.

Logo depois do almoço, a programação do Pub-Livro é retomada com a mesa O mercado na sala de aula: como a universidade pode formar editores e escritores?. Nessa mesa, professores e alunos dos cursos de Produção Editoria da UFSM e do curso de graduação de Escrita Criativa da PUCRS apresentarão seus cursos, mostrarão o que tem feito na sala de aula e debaterão como a educação acadêmica e formal pode capacitar editores e livreiros. Participam da mesa os professores Marília Barcellos (UFSM) e Altair Martins (Puc/RS), além de Cassio Aguiar, ex-aluno do curso de Produção Editorial da UFSM.

A cena independente gaúcha, tão rica e cheia de exemplos, estará no centro das atenções das mesas Editores em debate: a edição independente no Rio Grande do Sul, que vai reunir os editores Gustavo Guertler (Belas Letras), Flávio Ilha (Diadorin), Tito Montenegro (Arquipélago) e Rodrigo Rosp (Dublinense). Eles vão falar sobre os desafios de se levar um trabalho local para o resto do país. O que tem funcionado? O que não costuma dar certo?

O mercado livreiro não poderia ficar de fora da programação do Pub-Livro. Por isso, na sequência acontece a mesa Livrarias em debate: o desafio de ser livreiro no Sul do Brasil. Livreiros gaúchos vão conversar sobre os desafios do comércio de livros. Temas como o futuro das livrarias, as dificuldades logísticas, as especificidades do mercado local farão parte da mesa. Histórias de sucesso e estratégias que tem funcionado também serão abordadas.

Henrique Kiperman, morto em setembro passado, será lembrado e homenageado dentro da programação do Pub-Livro
Henrique Kiperman, morto em setembro passado, será lembrado e homenageado dentro da programação do Pub-Livro

Para encerrar a programação da edição gaúcha do Pub-Livro, acontece a mesa O legado de Henrique Kiperman: uma homenagem. Celso e Adriane Kiperman, filhos de Henrique, fundador do Grupo A, vão relembrar as histórias do pai, que faleceu em setembro passado. Eles devem relembrar a trajetória do pai na construção de um império no mercado de livros Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP), sem deixar de olhar para o presente e para o futuro, já que vão analisar as transformações que esse mercado vem vivendo e quais as perspectivas para o futuro.

Toda a programação do Pub-Livro é gratuita e pode ser acessada aqui. As inscrições são limitadas e já estão abertas, podem ser feitas clicando aqui.

[01/11/2017 11:00:00]