Feira do Livro de Porto Alegre registra aumento de 16,9% nas vendas
PublishNews, Redação, 17/11/2025
Mais de 245 mil livros foram vendidos em 17 dias de evento — um aumento de 16,9% em relação ao ano passado, mesmo com três dias a menos de programação

Feira do Livro de Porto Alegre | © Divulgação
Feira do Livro de Porto Alegre | © Divulgação
A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre terminou no último domingo (16) com o tradicional cortejo que percorre a Praça da Alfândega. Na ocasião, a diretoria da Câmara Rio-Grandense do Livro, a equipe de produção, convidados e a patrona desta edição, Martha Medeiros, conduziram a entrega de rosas aos livreiros das 79 bancas participantes. E apresentaram os dados da edição recordista, na coletiva de imprensa:

Ao todo, a edição registrou a venda de 245.425 livros — um aumento de 16,9% em relação ao ano passado, mesmo com três dias a menos de programação. A programação para adultos somou 237 atividades, distribuídas entre eventos artísticos, mesas e bate-papos, oficinas e vitrines de lançamento. Ao longo de 17 dias, a feira reuniu 384 participantes (331 autores gaúchos, ⁠39 convidados nacionais e 14 autores internacionais). Na programação escolar, a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre registrou recorde histórico, com a visita de 23.310 alunos.

“Falamos de um resultado muito positivo para um setor que segue em reconstrução e fortalecimento. A edição do ano passado já havia sido importante, por ocorrer logo após a enchente e ajudar a reerguer o mercado. Este ano, reforçamos ainda mais esse movimento”, destacou Maximiliano Ledur, presidente da entidade, no release enviado aos jornalistas.

Veja quais foram os livros mais vendidos da Feira do Livro de Porto Alegre:

  • O Pequeno Príncipe (Editora Garnier), de Antoine de Saint-Exupéry
  • O segredo final (Editora Arqueiro), de Dan Brown
  • 1984 (Principis), de George Orwell
  • Deixe ir (Bertrand Brasil), de Capinejar
  • A metamorfose (Principis), de Franz Kafka
  • Drácula (Principis), de Bram Stoker
  • A Revolução dos Bichos, de George Orwell
  • O diário de Anne Frank (Record), de Anne Frank
  • O diário de um Banana: Festa In, de Jeff Kinney
  • Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Sandra Lá Porta, curadora e produtora da programação público adulto, ressaltou o tom de alegria presente na edição: “Foram muitos os agradecimentos pela presença dos autores, tanto nos eventos ligados à literatura quanto nas demais tipologias, como ciências e sustentabilidade".

Para ela, o feminismo teve um protagonismo especial nesta edição, e uma das marcas da programação foi a prioridade pela diversidade seguiu marcando de forma consistente a programação. "Ao observar as redes sociais, percebemos que a cidade inteira explodiu em literatura, o que nos deixou extremamente felizes com essa expansão do alcance e do engajamento", disse a curadora.

A edição também registrou mais de 70 sessões com autores, distribuídas entre a Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho e a Praça de Autógrafos Coletivos. "No setor dos autógrafos, um dos destaques deste ano foi a Praça de Autógrafos Coletivos, por onde passaram mais de 70 sessões de autógrafos com centenas de autores em antologias de diversos gêneros literários.

Visitações escolares

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre registrou recorde histórico de visitação escolar, com 23.310 alunos recebidos ao longo dos 17 dias de programação. O número contempla estudantes agendados para as atividades da Feira, bem como para ações da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

As escolas também tiveram forte presença nas atividades de promoção da escrita. Foram realizadas 50 sessões de autógrafos escolares, que reuniram 8.994 alunos. No Ciclo Inclusivo, a programação registrou 30 rodas de conversa, promovidas por entidades que integram o Comitê de Voluntários pela Acessibilidade da Feira, relacionadas com questões da área e com doenças raras que geram deficiências. A programação da Área Infantil e Juvenil, as do Ciclo Inclusivo e as voltadas aos mediadores de leitura somaram 432 atividades.

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre recebeu, nesta edição, um reforço importante para a formação de novos leitores com a visita de mais de 7 mil estudantes da rede municipal, que puderam adquirir livros com o auxílio financeiro oferecido pela Prefeitura, por meio do programa Alfabetiza+POA.

A iniciativa, destinada a alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, permitiu que cada criança escolhesse seus exemplares nas bancas utilizando um cartão de R$ 60. A ação soma-se ao recorde de visitação escolar registrado pela Feira, ampliando o acesso à literatura e aproximando ainda mais as escolas da programação cultural do evento.

A feira já divulgou as datas da próxima edição: de 30 de outubro a 15 de novembro de 2026.

[17/11/2025 09:51:53]