Depois de oito anos, faturamento de livrarias cresce na Alemanha
PublishNews, Leonardo Neto, 10/03/2017
Número de exemplares vendidos, no entanto, sofreu queda, aponta dados coletados para a série PubMagNet

Interior da Dusmann, uma das maiores redes de livrarias da Alemanha | © Redes Sociais
Interior da Dusmann, uma das maiores redes de livrarias da Alemanha | © Redes Sociais
O terceiro país retratado na série PubMagNet é a Alemanha. Em 2016, as livrarias físicas da Alemanha viram suas receitas crescerem 0,9% na comparação com o ano anterior. Esse ligeiro aumento nas vendas interrompeu um ciclo de oito anos de quedas nas vendas, segundo contou Thomas Wilking, editor chefe da buchreport, aos colegas da PubMagNet, grupo de jornalistas e observadores do mercado editorial global que se reuniu em fevereiro passado em Paris. No entanto, Thomas observa que não há motivos para grandes comemorações. “Na verdade, os números de vendas em lojas de argamassa e tijolo tiveram queda de 1,3% no volume. O que salvou o mercado de fechar no vermelho na comparação com o ano anterior foi o preço do livro que teve um salto no ano. A questão dos preços tem sido debatida há anos pela indústria, mas muitas vezes, editores se recusaram a ultrapassar os limites de 10 e 20 euros. Esses limiares, no entanto, foram desaparecendo naturalmente”, comentou o colega. Em 2016, os livros no país tiveram aumento nos seus preços médios de 2,2%.

[10/03/2017 09:01:00]