
Nesta quarta-feira (1º), Troque foi nomeado coordenador-geral dos Programas do Livro do FNDE, cargo que foi ocupado nos últimos anos por Sonia Schwartz Coelho. “Como eu vim de uma editora, eu entendo bem a situação e a minha missão aqui é harmonizar essa relação”, disse Troque ao PublishNews, direto de Brasília.
Ainda como consultor, o novo coordenador sugeriu ao FNDE uma série de visitas a editoras e fornecedores. “A nossa ideia é entender o processo como um todo. Temos uma limitação de orçamento, que não nos permite fazer uma remuneração ao nível que as editoras esperam. A proposta do governo, capitaneada pelo ministro Mendonça [Filho, da Educação] é tentar buscar um ganho de eficiência e, à medida do possível, ampliar os programas”, disse.
Nos últimos três anos, a relação entre o FNDE e as editoras tem sido marcada por muitos altos e baixos. Em 2015, o órgão atrasou os pagamentos do Programa Nacional dos Livros Didáticos e suspendeu a edição de 2013 do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e a compra de livros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), ambos retomados em 2016.