Harry Potter dá fôlego ao varejo de livros, mas ainda assim, faturamento cai
PublishNews, Leonardo Neto, 08/12/2016
No acumulado do ano, o faturamento com vendas de livros apresenta queda nominal de 4,78% em relação a 2015. Informações estão no Painel das Vendas de Livros no Brasil.

Harry Potter e a criança amaldiçoada (Rocco) teve a façanha de interromper a queda nas vendas de livros em livrarias e supermercados brasileiros. A conclusão está no 11º Painel das Vendas de Livros do Brasil realizado pela Nielsen a pedido do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O novo livro da saga representou 2,31% dos exemplares vendidos no período ou 3,40% do faturamento. O lançamento trouxe a reboque outros 109 títulos (entre livros nacionais e importados) relacionados à série. Em comparação a 2015, as vendas destes títulos quadruplicaram em termos de volume o que ocasionou um crescimento de 374% no faturamento apurado com as vendas destes títulos especificamente.

Isso, claro, teve reflexos nas vendas gerais das livrarias. No 11º período, que compreende o intervalo entre 10 de outubro e 6 de novembro, o Painel apurou a venda de 2.677.910 exemplares o que redundou em um faturamento de R$ 99.769.731,88. Com relação ao período anterior, houve uma estabilizada, com ligeira queda de 0,82% no volume e de 1,73% no faturamento. Isso representa uma freada na queda que o varejo vinha apresentando. Voltando um pouco mais na linha do tempo, o Painel demonstrou que houve uma queda importante entre o 9º e o 10º, de 6,94%, no volume, e de 10,59%, no faturamento.

Na comparação anual mês a mês, as livrarias deixaram de vender quase 280 mil unidades, queda de 9,42% em relação ao mesmo período de 2015. Isso se refletiu no faturamento, que teve queda nominal de 3,20%. No acumulado do ano, as perdas em volume são ainda maiores, de 13,21%. Nas primeiras 44 semanas de 2016, foram vendidas 30.978.840 unidades versus 35.695.026 vendidas em 2015. O faturamento encolheu, no acumulado do ano, 4,78% fechando o 11º período com R$ 1.261.993.882,27 ante o R$ 1.325.377.398,97 apurado em 2015. Se considerar a inflação do período, a queda é ainda maior.

É importante ressaltar que não estão computadas, neste relatório, as vendas realizadas na Black Friday, que em 2016, aconteceu no dia 25 de novembro.

Clique aqui para ter acesso à íntegra do Painel.

[08/12/2016 10:47:00]