Isso, claro, teve reflexos nas vendas gerais das livrarias. No 11º período, que compreende o intervalo entre 10 de outubro e 6 de novembro, o Painel apurou a venda de 2.677.910 exemplares o que redundou em um faturamento de R$ 99.769.731,88. Com relação ao período anterior, houve uma estabilizada, com ligeira queda de 0,82% no volume e de 1,73% no faturamento. Isso representa uma freada na queda que o varejo vinha apresentando. Voltando um pouco mais na linha do tempo, o Painel demonstrou que houve uma queda importante entre o 9º e o 10º, de 6,94%, no volume, e de 10,59%, no faturamento.
Na comparação anual mês a mês, as livrarias deixaram de vender quase 280 mil unidades, queda de 9,42% em relação ao mesmo período de 2015. Isso se refletiu no faturamento, que teve queda nominal de 3,20%. No acumulado do ano, as perdas em volume são ainda maiores, de 13,21%. Nas primeiras 44 semanas de 2016, foram vendidas 30.978.840 unidades versus 35.695.026 vendidas em 2015. O faturamento encolheu, no acumulado do ano, 4,78% fechando o 11º período com R$ 1.261.993.882,27 ante o R$ 1.325.377.398,97 apurado em 2015. Se considerar a inflação do período, a queda é ainda maior.
É importante ressaltar que não estão computadas, neste relatório, as vendas realizadas na Black Friday, que em 2016, aconteceu no dia 25 de novembro.
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