Publicidade
Publicidade
Afinal, quem são os Millenials?
PublishNews, André Palme, 06/09/2016
Palme perfila consumidores que têm entre 20 e 35 anos e questiona: ‘você, produtor de conteúdo, tem uma estratégia para esse público?’

Saiba que você convive com eles diariamente e que são seus consumidores de hoje e dos próximos anos. Nascidos entre o início da década de 1980 e meados da década de 1990, têm hoje entre 20-35 anos e são os principais responsáveis pelas mudanças na publicidade e no consumo.

São consumidores globais, conectados, gostam de experiências – preste atenção a esta parte, por favor – são multicanais (online e offline) e não se importam de pagar mais caro por um produto se ele estiver alinhado aos seus valores.

Como diz Lidianne Hupfer, “eles buscam aperfeiçoamento pessoal acima de tudo e as marcas precisam oferecer insumos para este aperfeiçoamento. Para isto, é preciso buscar e identificar pontos de contato com os Millennials”. Acho que impactar este consumidor com conteúdo faz algum sentido, não?

E calma, antes de vender qualquer coisa, você vai ter que convencê-lo (com conteúdo) de que tem algo interessante e alinhado aos valores dele.

Alguns números dos Millenials brasileiros:

  • Representam hoje 30% da população;
  • Em 2025, serão 75% da força de trabalho economicamente ativa;
  • 75% acreditam que Educação é prioridade máxima;
  • 36% querem começar o próprio negócio;
  • 61% são otimistas com o futuro.

Esta geração ama tecnologia e está conectada nos smartphones todos os dias. Consomem muito conteúdo digital. Então, não seria interessante pensar em uma estratégia digital para impactar esse consumidor? Lembre-se, eles são multicanais. Então, apenas privilegiar um único canal de distribuição de conteúdo (por exemplo, o livro físico) pode significar abrir mão de um ganho importante em outro canal, como o digital.

Por exemplo, publicar um youtuber - que já tem uma base consolidada – em uma plataforma analógica (livro físico) e fazer pouco ou nenhum esforço para vender conteúdo neste universo digital (que já é conhecido, familiar e diário) não me parece interessante.

Por que não criar uma estratégia para atingir digitalmente a audiência (atenção!!!) já digital deste autor?

Focar somente no livro físico é desperdiçar uma comunidade digital engajada e fidelizada com o autor e seu conteúdo.

Uma outra característica de consumo muito forte dos Millenials é privilegiarem o uso à posse. Ou seja, modelos de subscription e serviços, como o Uber e o Netflix tem a preferência deste consumidor. Isto é algo geracional, diferente dos baby boomers, que tinham como mindset o ter, a posse.

Você como produtor ou editor de conteúdo, tem hoje uma estratégia para ter seus autores em plataformas assim? Seu conteúdo está disponibilizado nestas plataformas? Você tem uma estratégia para atingir, engajar e fidelizar esta audiência?

Não estou falando de usar o próprio autor como divulgador do seu livro físico em seus próprios canais digitais; ou mesmo dos trabalhos de social media que as editoras fazem. É mais do que isso, é pensar uma estratégia de empacotamento deste conteúdo endereçado ao formato, tamanho, hábito e plataforma onde este consumidor está. Hoje no Brasil nós já temos pelo menos 10 plataformas / marketplaces que operam neste modelo.

Estes consumidores são o presente. Estes consumidores já são hoje as pessoas que movimentam uma parte considerável da economia. Você tem uma estratégia para maximizar a oferta de conteúdo para esta audiência?

Assisti uma palestra do professor Litto (presidente da Associação Brasileira de Ensino a Distância) na Bienal semana passada, que resume bem este pensamento e que dá um final “pra pensar” sobre o que eu escrevi aqui: “um modelo de mercado baseado em escassez (produto físico) em uma sociedade de compartilhamento (produtos e serviços digitais) está falido”.

E aí, você tem uma estratégia pros Millenials?

Palme é um empreendedor e executivo do mercado de publishing, liderando e sendo pioneiro em importantes inovações do setor, especialmente com conteúdos em áudio.

Possui mais de 20 anos de carreira, sendo 13 deles no mercado de livros e na liderança de projetos que envolvem marketing, tecnologia e principalmente conteúdos em todos os seus formatos. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 12 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiolivros, podcasts e audioseries. Liderou também toda produção da versão brasileira dos audiolivros da saga de Harry Potter.

Atualmente, está em um período sabático na atuação como executivo, mas segue como colunista, professor, mentor e coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Palme fala sobre a experiência da leitura comunitária e como o livro pode ser, mesmo no ambiente digital, ser um elemento agregador e comunitário
Em novo artigo, André Palme fala sobre a natureza híbrida do consumo cultural atual e na integração inteligente dos dois mundos
Em novo artigo, Andre Palme reflete sobre os avanços, desafios e oportunidades vistos em 2024
Em novo artigo, André Palme compartilha o que viu de interessante na sua 11ª ida a Feira do Livro de Frankfurt: de tendências a destaques da programação
Em novo texto, Palme fala sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde mental e como sem ela, não tem como existir carreira, negócios e sucesso
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Livro de Jandeilsom Galvão Bezerra se volta para quem deseja entender o caminho que dá origem às palavras poéticas e seu resultado
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras escritas por Lella Malta e Jandeilsom Galvão Bezerra
Novas edições da série romântica best-seller é para quem ama sentir tudo; evento de lançamento no dia 8/05 marca uma década de carreira da autora brasiliense e contará com sessão de autógrafos e jazz ao vivo
Podcast do PN conversou sobre o retorno do fenômeno dos livros de colorir – suas particularidades, importância e influência – com Daniela Kfuri (HarperCollins) e Nana Vaz de Castro (Sextante)
'Linha da vida: a costura de nós', romance de Monique de Magalhães costura destinos marcados por violências ancestrais com uma habilidade rara: a de revelar sem julgar, de mostrar o horror sem perder a beleza da linguagem
As figuras imaginárias têm mais relevo e verdade que as reais.
Fernando Pessoa
Poeta e escritor português
(1888 - 1935)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar