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Perdidos no mar de dados?
PublishNews, Bruno Mendes, 17/08/2016
Em sua coluna, Bruno Mendes mostra o que você precisa saber sobre SEO e como utilizar ao seu favor em 5 passos básicos

Recentemente o PublishNews publicou um texto do Mike Shatzkin falando sobre SEO e como as editoras poderiam se beneficiar com o uso da ferramenta. Hoje, saber ao menos o básico sobre assunto é crucial para notoriedade da sua editora ou livraria na rede. A ideia é tornar esse texto um guia introdutório e prático, para que você possa utilizar logo após a leitura, por esse motivo, não irei me aprofundar nas questões conceituais ou teóricas sobre o tema.

Mas afinal, o que é o SEO?

Search Engine Optimization ou simplesmente SEO, configura uma série de práticas que visam o aumento da visibilidade de páginas ou sites em mecanismos de busca como Google.

Como funciona?

Os buscadores possuem robôs que visitam as páginas na rede e armazenam diversas informações. Imagens, vídeos, textos. Absolutamente tudo que tenha um link pode ser indexado.

O que a indexação tem a ver com você, sua livraria ou editora?

Por melhor que seja linha a editorial ou serviços prestados por sua livraria, se as pessoas não encontram referências objetivas sobre o negócio, possivelmente você estará perdendo venda e consequentemente as chances de sucesso do seu empreendimento são reduzidas consideravelmente.

Cinco benéficos de uma otimização eficiente:

  • Aumento da notoriedade da marca;
  • Aumento das conversões de venda;
  • Aumento do tráfego geral;
  • Atração de clientes potenciais qualificados;
  • Redução de custos com propaganda.

Otimizando o site da sua editora ou livraria em cinco passos:

  1. Ates de tudo, tenha um parâmetro para acompanhar sua performance.
  2. Aprendendo sobre Keywords ou palavras-chave.
  3. Otimizando títulos e páginas do seu site
  4. Não esqueça das imagens!
  5. Tenha um canal de comunicação. Um blog, um canal de notícias ou o que você achar adequado ao seu público

Antes de aprofundarmos na otimização, registre seu site em uma ferramenta de análise para que você saiba de onde você partiu. A mais conhecida é o Google Analytics. Para saber como fazer uso da ferramenta, vou deixar um vídeo abaixo explicando como configurar passo a posso.

Na atual concorrência em que vivemos, destacar-se dentro da rede pode ser uma tarefa desafiadora, por esse motivo, a escolha das palavras chaves que definem sua editora ou livraria é muito importante. Elas são essenciais para seu posicionamento nas páginas de pesquisa e estar no topo ou na primeira página do buscador faz toda diferença.

Para ser mais claro, imagine que você possui uma editora recém-criada que trabalhará com títulos infantis e gostaria de obter destaque no Google. Se você usar apenas as palavras-chaves: Editora Infantil, Livros Infantis e Crianças, por exemplo, você está concorrendo com milhares de outras empresas. Para saber a demanda e a concorrência dessas palavras, dentro do Google, precisamos usar uma ferramenta de análise como o Google Keyword Planner.

O intuito de utilizarmos uma ferramenta para analisar as palavras que iremos destacar é absolutamente estratégico. Isso irá te economizar dinheiro, tempo e o retorno é satisfatório em um curto período de tempo.

Vamos ver isso na prática?

Como podemos ver, o gráfico mostra o indicie de pesquisa dos usuários no decorrer dos meses. Logo abaixo, temos uma tabela com as nossas palavras e o índice de concorrência.

O mais interessante, é que a ferramenta ainda mostra o quanto você deverá desembolsar para que consiga concorrer dentro da rede. Em nosso exemplo, as palavras que seriam obvias para a nossa editora, possuem variações de concorrência, demanda e custo e factualmente não são tão interessantes para trabalharmos tendo-as como foco dentro da rede.

Dica

Uma estratégia simples é buscar termos que possuem baixa concorrência e preços mais baixos. No próprio Google Keyword Planner aparecem sugestões de termos mais acessíveis e de menor concorrência.

Após encontrar as palavras de sua preferência que evidenciem sua livraria ou editora, está na hora de criar os títulos e descrições das suas páginas. Lembre-se eles serão indexados pelos os buscadores e serão absolutamente relevantes. É importante que seu título e descrição explique qual a sua proposta e o que exatamente você faz. Ele também precisa ser vendedor ao ponto de atrair o público que você procura.

Vamos ao nosso exemplo?

Como vocês podem ver, as páginas descrevem exatamente suas respectivas propostas. Você pode criar um título e uma descrição para cada página do seu site. Lembrando, que: As palavras que você escolheu como chave da sua estratégia de propagação, devem estar contidas nesse discricionário.

Não incomumente as pessoas ao subirem uma imagem para internet, não descrevem ou põem títulos em suas imagens. Isso dificulta a indexação em seu sentido contextual ou semântico. Pense que você criou um hotsite para sua livraria baseado em um grande lançamento do mercado. Você realiza faz tudo da melhor maneira, mas na hora de indexar a imagem do produto a descrição é algo do tipo 54VVAYJN09_.jpg. Esse simples detalhe, pode fazer por exemplo, que seu cliente ao procurar uma imagem do produto encontre o site do seu concorrente que preencheu corretamente a descrição do produto.

Dica

Preencha corretamente o título: Box_Livro_x ou Box-Livro-X. Faça isso com todas as imagens. E não deixe também de preencher os campos ALT e Title quando subir as imagens e elas já estiverem em seu servidor. Acredite faz diferença.

Tecnicamente é simples, mais indexação. Cada post possuí um link único que será rastreado pelo motor de busca. Agora, muita calma nesse momento. A qualidade do conteúdo é essencial para aumento do engajamento do seu público.

Tem mais?

Sim, tem muito mais para aprender. Tentei listar o que há de menos técnico e que considero básico par você melhor sua performance na rede. Claro, se você não está disposto ou não dispõe de tempo, contrate um profissional para cuidar disso por você, porém, saiba exatamente como funciona e pelo o que você está pagando.

Não tenho dúvidas de que se você compreender ao menos algumas dessas informações, você estará um passo muito adiante dentro do segmento de livros.

Um abraço e sucesso

Bruno Mendes é pernambucano, apaixonado por livros, tecnologia e mercado, consultor e empreendedor. Em 2015, fundou a #coisadelivreiro®, empresa de consultoria e inteligência especializada em otimização de processos, treinamentos, redução de custos, controle e essencialmente restruturação comercial. Trabalha há mais de uma década com livros e tecnologia. Seu nome já esteve em empresas como a rede de Livrarias Cultura, DarkSide Books e diversas startups.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Tags: SEO
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