Com novo prêmio literário, FlinkSampa chega à sua quarta edição
PublishNews, Leonardo Neto, 03/08/2016
Entre os destaques do evento que acontece em novembro estão Jesse Jackson (EUA), Ana Paula Maia (Brasil), Antônio Quino (Angola) e Paulo Lins (Brasil)

Um evento na última terça-feira (02) marcou o lançamento da 4ª edição da FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, marcada para acontecer entre os dias 18 e 19 de novembro, em São Paulo. A partir do tema Eu quero liberdade, Guiomar de Grammont, curadora de literatura do evento, desenhou uma programação que vai reunir autores brasileiros como Ana Paula Maia, Ferréz e Paulo Lins e convidados internacionais como Antônio Quino (Angola), Carlos Moore (Cuba), Futhi Ntshingila (África do Sul), Glaucia Nogueira (Cabo Verde), Jean Paul Delfino (França), Kangi Alem (Togo), Maria Celestina Fernandes (Angola), Milagros Carazas (Peru), Shirley Campbell Barr (Costa Rica) e Teresa Cárdenas (Cuba). Além deles, foi confirmada a vinda de Jesse Jackson, companheiro de luta de Matin Luther King Jr. pelos direitos civis para negros nos EUA entre os anos 1950 e 1960.

Jesse Jackson, Paulo Lins e Ana Paula Maia são alguns dos destaques da 4ª FlinkSampa | © Divulgação
Jesse Jackson, Paulo Lins e Ana Paula Maia são alguns dos destaques da 4ª FlinkSampa | © Divulgação

Uma das grandes novidades da FlinkSampa de 2016 é o 1º Prêmio Flink de Literatura. Com o objetivo de revelar novos talentos da literatura feita por autores negros brasileiros e residentes no país, o concurso vai escolher três romances inéditos escritos por autores negros com idade entre 16 e 29 anos. As inscrições ao prêmio podem ser feitas até o dia 2 de setembro. No dia 1º de novembro, serão divulgados os nomes dos finalistas e a premiação acontece no dia 19 de novembro, dentro da programação da FlinkSampa. Os três romances selecionados pelo júri comporão um volume único que será editado e publicado pela Editora SESI SP. As inscrições podem ser feitas pelo site da FlinkSampa.

A quarta edição da FlinkSampa homenageia Luiz Gama, advogado abolicionista e poeta. Nascido em 1830, Gama é uma referência na luta pela igualdade e sua história de vida é exemplo de persistência na busca de uma formação educacional e de obstinação em defesa de seus ideais e luta pela liberdade. Para a professora Lígia Ferreira, biógrafa de Gama e quem abre a FlinkSampa ao lado de Joaquim Barbosa (ex-presidente do STF), o homenageado é “um ícone, como Zumbi dos Palmares, uma referência a quem devemos reverência”.

A FlinkSampa é realizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares em parceria com a ONG Afrobrás.

[03/08/2016 10:09:35]