Publicidade
Publicidade
Bem-vindos à Matrix: vamos falar de coisas boas
PublishNews, Camila Cabete, 07/07/2016
Camila Cabete, em sua coluna, faz um balanço pós-Flip e conclui: 'não tenho do que reclamar'

Não é só para expressar minha revolta que escrevo aqui, afinal temos tanta coisa boa acontecendo... Muita gente esperando uma coluna pós Flip cheia de críticas e reclamações. Acredite: não tenho do que reclamar. Apesar de várias especulações de gente fora do mercado digital, e de mil conspirações sinistras contra o digital, olhem só: as mesas para discussão do formato lotaram e lotaram como nunca, em nenhuma Flip. Quando fazíamos alguma discussão sobre o digital (sempre Off-Flip porque, né?), aparecia um gato pingado ou outro, meio perdido e com vontade de descansar, então entravam e sentavam... ficavam lendo e a gente lá, empolgados falando do futuro.

Não vou falar mal da crise e nem de como as ruas de Paraty já foram mais cheias em outras edições da Flip... Para mim, o que importa é que o formato digital bombou e é uma realidade. Não podemos usar experiências pessoais e achismos para levantar a bandeira de que digital é golpe (e foi este absurdo que li na timeline de um escritor.... lamentável). O formato digital acontece, todos os dias, nas centenas de milhares de e-books vendidos anualmente, em meu dia a dia.

Todos os dias falo com pelo menos quatro países. Do meu home office, é como se eu tivesse pelo menos, uns 15 colegas, sentados ao lado, falando o tempo todo...sendo que um em São Paulo, outro em Toronto e outro em Paris...

Empresas e salários são pagos com o livro digital, empresas precisam de especialistas, que são como procurar agulha no palheiro. Temos colegas queridos, que trabalham com livro digital aqui no Brasil, sendo levados embora por empresas holandesas (vou sentir saudades!!!). Isso tudo em um mercado que, na crença de muitos, nem existe.

Tivemos mesas e autoras homenageadas, sem citar o quanto fulana é gata ou atraente. Mulheres sendo reconhecidas e o #foratemer constante em todas as rodas. Fala sério, mermão.... Reclamar do quê?!

Reclamar de uma economia que urge em mudanças e que não suporta mais nada que não seja sustentável? Obrigada, vou deixar a reclamona na timeline do Facebook hoje. Quero festejar meus companheiros de mercado, que se uniram e discutiram questões importantes, que trocam experiências e falam de programação Python junto com Dostoiévski.

Ouvi agentes literários e editores importantes reconhecendo a importância de Paulo Coelho para a literatura brasileira e de que o mercado precisa se alinhar ao gosto literário dos leitores... Tem coisa melhor de se ouvir em tempos difíceis como o nosso, quando o conservadorismo quase me escalpela diariamente? Tem coisa melhor do que uma editora LGBT, em tempos de ódio (hoo Editora, tamo junto)?

Encerrei uma das mesas na Casa Publishnews Coworking com a seguinte frase: "Bem-vindos à Matrix". E é com isso que encerro esta coluna.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Poucos têm a oportunidade de ler melhor uma obra literária do que o tradutor.
Alexandre Barbosa de Souza
Escritor e tradutor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar