Editora Valentina alcança vice-liderança na lista de não ficção
PublishNews, Cassia Carrenho, 22/01/2016
'A história do mundo para quem tem pressa' alcança o segundo lugar na lista de não ficção e coleções fazem a festa na lista

Emma Marriott, autora de 'A história do mundo para quem tem pressa', segundo lugar da lista de não ficção dessa semana | © Divulgação
Emma Marriott, autora de 'A história do mundo para quem tem pressa', segundo lugar da lista de não ficção dessa semana | © Divulgação
Numa semana de pouca movimentação, um livro chegou com pressa e rapidinho foi lá para os primeiros lugares. A história do mundo para quem tem pressa (Valentina) alcançou a vice-liderança da lista de não ficção com 3.125 exemplares. Ficou atrás apenas do Muito mais que 5inco minutos (Paralela) que nessa semana vendeu 5.587.

Com menos pressa, mas com muita fé, Padre Marcelo fez dobradinha na lista de autoajuda e manteve o primeiro lugar na lista geral. Ruah (Principium / Globo) vendeu 10.988 exemplares, um aumento de mais de mais de 40%, comparado com a última semana, e Philia (Principium/Globo) vendeu 3.831, assumindo o segundo lugar na lista de autojauda. Santa dupla.

Na lista de ficção um trio tem aparecido nas últimas semanas: O inferno de Gabriel, A redenção de Gabriel e O julgamento de Gabriel (Arqueiro) ocuparam as posições de número 12 e 13.

Em não ficção, a fé também veio em dose dupla com dois livros da Globo Livros, Maria, em terceiro lugar com 3.033, e Aparecida, em 11º com 1.114. Já esquecidos, e causando menos discussão, os três livros de colorir Jardim secreto, Floresta encantada e Oceano perdido, todos da Sextante, continuam colorindo a lista de não ficção. Por sinal, os únicos sobreviventes da espécie.

Falando em duplas, Isabela Freitas continua firme na lista de autoajuda com Não se iluda, não e Não se apega, não (Intrínseca), que ficaram em quinto e sexto lugares. Em 2015, venderam, respectivamente, 113.988 e 135.051, e ficaram coladinhos, em terceiro e quarto lugares na lista anual de autoajuda. Augusto Cury também é sinônimo de sucesso, atualmente tem Ansiedade (Saraiva) e Gestão da emoção (Benvirá) circulando na lista de autoajuda.

Na lista infantojuvenil, a coisa é tão séria que virou quadrilha! A série da Sextante Diário de um zumbi continua junta e manteve os quatro volumes na lista, juntos venderam 8.284, nesta semana. Kiera Cass também continua fazendo sucesso com A seleção, Felizes para sempre, A herdeira e A elite, todos do selo Seguinte, da Companhia das Letras. Por sinal, com a ajuda deles, o Grupo Companhia das Letras é a editora número 1 na lista infantojuvenil. Ainda na mesma lista, Eu fico loko e Eu fico loko2 (Novas Páginas/Novo Conceito) não se desgrudam, ficando em 10º e 11º lugares. A coleção Diário de um banana (Vergara&Riba) já teve bem mais representantes, mas manteve uma dupla na lista com os dois últimos lançamentos, Diário de um banana – Bons tempos e Diário de um banana – Caindo na estrada.

Na lista de negócios Geração de valor 2 e Geração de valor, ambos Sextante, também estão sempre juntos, assim como outra dupla da editora, O monge e o executivo e De volta ao mosteiro.

No ranking das editoras, Sextante colocou 26 títulos, Grupo Companhia das Letras, 15, Intrínseca, 11 e Grupo Editorial Record, nove.
[22/01/2016 10:44:49]