A cultura pop mudou o mercado editorial
PublishNews, Silvio Alexandre, 02/12/2015
Silvio Alexandre estreia como colunista do PN falando sobre a Comic Con Experience, que começa nessa quinta-feira, em SP

Nesta quinta-feira (3), começa em São Paulo a CCXP - Comic Con Experience, o maior evento de entretenimento e cultura pop do Brasil. A cultura de fãs e o mercado geek têm impactado as vendas de livros entrando quase sempre nas listas dos mais vendidos e revolucionando a cadeia editorial, desde a aquisição de títulos, passando pela produção e pelas formas de publicação, chegando a como se vende e se divulgam os livros no país.

Nos últimos anos temos acompanhado o crescimento de várias editoras focadas nesse nicho e selos editoriais sendo criado pelas grandes editoras para atender esse público. Trata-se de um segmento que tem movimentado uma boa fatia da verba do mercado editorial. Para entender um pouco mais esse fenômeno irei fazer a cobertura da Comic Con Experience para o PublishNews acompanhando os lançamentos de livros e quadrinhos, painéis, estandes, workshops e pré-estreias.

Além disso, irei participar do Business Summit 2015, o maior encontro de negócios da indústria do entretenimento que acontece durante o evento. Serão três dias com mesas redondas e palestras para discutir oportunidades, tendências e desafios dos ambientes de negócios da cultura pop e do entretenimento no Brasil. As palestras contarão com a participação de executivos, empresários e empreendedores do setor de entretenimento nacional, bem como de executivos de outras indústrias que, potencialmente, tenham conexão e visualizem oportunidades de negócio a partir desse universo.

A CCXP acontece no país nos moldes das comic cons realizadas em diversas partes do mundo, que reúne fãs e profissionais de quadrinhos, cinema, TV, literatura fantástica, games, anime, RPG, memorabilia, e colecionáveis para conhecerem as últimas novidades dessas áreas em uma grande celebração do universo geek e da cultura pop. Em 2014, a CCXP reuniu 97 mil pessoas e as principais empresas e artistas do mercado, tornando-se o maior evento do gênero na América Latina. O evento é organizado pelo Omelete, Chiaroscuro Studios e Piziitoys.

As editoras confirmadas são: Aleph, Aquário, Companhia das Letras ,Crás, Devir, Draco, Gryphus, Intrínseca, JBC, Jambô, LeYa, Marsupial, Mythos, Nerd Books, Nova Sampa, Novo Século, Panini, Planeta, Record e Redbox.

COMIC CON EXPERIENCE
3 a 6 de Dezembro de 2015
São Paulo Expo (Antigo Centro de Exposições Imigrantes)
Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda, São Paulo.
A 1.300 m do Metrô Jabaquara. Nos dias do evento será disponibilizado transporte gratuito entre o Metrô Jabaquara e a CCXP

HORÁRIOS
Quinta-feira, 03/12/2015 - 12 às 22 horas
Sexta-feira, 04/12/2015 - 10 às 22 horas
Sábado, 05/12/2015 - 10 às 22 horas
Domingo, 06/12/2015 - 10 às 20 horas

A agenda completa com todas as atrações do evento está disponível no site do evento.

[02/12/2015 08:55:48]