Eventos culturais são 'inflacionados', diz secretário de Cultura de MG no encerramento do Fórum das Letras
PublishNews, Leonardo Neto, 10/11/2015
Evento teve a cobertura do PublishNewsTV

Guiomar de Grammont, idealizadora e curadora do Fórum das Letras de Ouro Preto | © André Argolo
Guiomar de Grammont, idealizadora e curadora do Fórum das Letras de Ouro Preto | © André Argolo
No último sábado (7), na véspera do encerramento do Fórum das Letras de Ouro Preto, autores e convidados do evento se reuniram em um restaurante da cidade para comemorar. Na ocasião, Angelo Oswaldo, que chegou a ser cotado para ser o titular do MinC, mas acabou ficando com a pasta da Cultura do Estado de Minas Gerais, usou o microfone para dizer que estava provado que a criatividade poderia substituir baixos orçamentos e disse que eventos culturais são “inflacionados”. “Mesmo com o aperto, com muita criatividade, conseguimos o mesmo resultado”, declarou sobre o Fórum das Letras de Ouro Preto.

De acordo com Guiomar de Grammont, idealizadora do Fórum, o orçamento da edição de 2014 do evento foi de R$ 800 mil e a de 2015 foi feita com R$ 350 mil. “Foi uma edição muito difícil, mas foi bonito ver esse concurso de vontades que não deixou o Fórum das Letras deixar de existir esse ano”, disse ao PublishNews. Ao contrário do que supôs o secretário, a edição de 2015 só foi possível graças à boa vontade de muita gente (e não porque os orçamentos de anos anteriores estavam “inflacionados”). “Cada um contribuiu com um pouquinho para que ele se realizasse. Autores abriram mão dos seus cachês, hotéis e restaurantes baixaram o preço e contamos com muitos voluntários. Todo mundo se engajou”, disse ao PublishNews. Em entrevista ao PublishNews, Guiomar lembrou o acontecido com a Jornada de Passo Fundo, cancelada por falta de patrocínio nesse ano. “Ficamos com muito medo que acontecesse em Ouro Preto o mesmo que aconteceu com Passo Fundo”, disse.

Com exceção da programação do Letras Jurídicas, que discutiu em edições passadas questões relacionados ao livro jurídico e cancelada em 2015, a programação do Fórum das Letras não perdeu em brilho. Foram cerca de 80 autores nacionais e estrangeiros que levaram à Ouro Preto mais de 30 horas de debates, intervenções artísticas, oficina e exposições. O tema escolhido por Guiomar e os professores-curadores do Fórum das Letras foi “Diversidade Cultural e Liberdade de Expressão” e, em torno desse fio condutor foram reunidos autores como Conceição Evaristo, Laerte, Marcelino Freire, Betty Mindlin, Uelinton Alves, Vladmir Safatle e John Dinges.

A PublishNews TV esteve na cobertura do evento e realizou três vídeos sobre o evento. No primeiro, Guiomar fala sobre o tema e as suas escolhas e, a partir da sua fala, conversamos com autores e convidados que comentaram sobre as suas participações. No segundo, Guiomar faz um depoimento emocionado sobre a escolha de Graciliano Ramos como autor homenageado e, no terceiro, Guiomar fala um pouco sobre a sua trajetória como escritora e sobre como resolveu criar o Fórum. Os vídeos da PublishNews TV são realizados por André Argolo, da Casa de Histórias.


[10/11/2015 10:48:06]