Publicidade
Publicidade
Dois pássaros voando e um livro na mão
PublishNews, 23/08/2013
Os observadores de pássaros e da natureza dentro de grandes cidades ganharam há pouco o belíssimo Aves do Campus da Unicamp e Arredores, editado pela Unicamp em coedição com a Avis Brasilis

Um pouco de tranquilidade todo dia faz um bem danado e estar na presença da natureza ou contemplá-la diariamente, por exemplo, sossega o cérebro, escreveu a neurologista Susana Herculano-Houzel em sua coluna na Folha de S. Paulo nesta semana, à qual deu o título “Tranquilidade”. A sugestão poderia parecer irrealista a um habitante de grande cidade, afinal associamos natureza à praia, à montanha, a lugares distantes dos centros urbanos. Ou a um passeio ao parque no fim de semana. E, assim, esquecemos da natureza incrustada e escondida no asfalto e no cimento da cidade, as árvores, os pássaros com quem dividimos o espaço e que poderiam receber mais importância em nosso cotidiano.

Os observadores de pássaros e da natureza dentro de grandes cidades ganharam há pouco o belíssimo e indispensável Aves do Campus da Unicamp e Arredores, editado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em coedição com a Avis Brasilis. O livro, um guia de observação, relaciona e apresenta com dados um total de 169 diferentes aves que podem ser avistadas em Campinas! O livro pode ser comprado por meio do e-mail avesunicamp@gmail.com

Ter vontade e disponibilidade de olhar e apreciar a natureza no meio de uma cidade grande, incluindo seus parques e áreas verdes, é uma atividade inusitada. Apesar da selva de pedra das metrópoles, vivem entre nós espécies vegetais e animais as mais variadas, que já não guardam relação, no caso de São Paulo, com as perdizes, os pinheiros e outros seres e elementos da natureza cuja presença era tão forte que os nomes foram incorporados à paisagem toponímica e assim permaneceram como vestígios de uma história/natureza desaparecida.

No espaço urbano este olhar precisa ser construído e cultivado. Existem inúmeros lugares em São Paulo onde há pássaros, mas só quando configuramos a visão para vê-los e apreciá-los é que eles se tornam parte da paisagem da cidade e dos nossos caminhos cotidianos, mudando a qualidade da experiência diária de andar pela cidade.

Aves do Campus da Unicamp e Arredores, obra coletiva de Milena Carbo, Arthur Macarrão, Giulia B. D´Angelo, Carlos Henrique Almeida, Wesley Rodrigues Silva e Ivan Sazima – professores e pesquisadores do Instituto de Biologia da Unicamp –, além de guia para observar e conhecer as aves, é uma bem organizada introdução ao mundo dos pássaros e transmite a informação científica que potencializa o prazer e interesse de observar a natureza.

Para observar aves, escrevem os autores, é preciso aguçar a percepção e uma disponibilidade de contemplar, de olhar detidamente, de ouvir, de perceber pequenos movimentos ou ruídos, segundo uma outra lógica e tempo.

Na primeira parte do livro são listadas, com fotografias, 169 espécies de aves e apresentadas informações sobre nome científico e popular, família, dimorfismo sexual (diferença entre macho e fêmea), ambientes onde vivem, alimentação, nidificação e outras. Na segunda parte, estudos sobre a História Natural das aves, especialmente seu comportamento. Um CD com 85 cantos e ruídos (vocalizações) de aves acompanha o livro, projeto da Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard, da Unicamp.

Esta publicação se soma a outras, entre eles Aves no Campus, de Elizabeth Hofling e Hélio F. de Almeida Camargo, da Edusp e Instituto de Biociências da USP (2002, 3ª ed. revista e ampliada), que apresenta 143 espécies de aves do campus da Cidade Universitária em São Paulo. Este livro tem uma característica que a torna muito atraente que são os desenhos de aves, uma a uma, diferentemente do livro sobre as aves da Unicamp, que apresenta fotografias. As ilustrações são de Frederico Lencioni Neto e a arte do desenho científico ainda é talvez insubstituível. A Edusp lançou também, em 2004, Fauna e flora no campus, de Jane Elizabeth Kraus, Elizabeth Hofling, Miguel Trefaut Rodrigues e Maria Ruth Amaral de Sampaio. É um livro, não em formato de guia, com ótimas fotografias e informações científicas sobre quarenta animais, incluindo a preguiça, e 40 vegetais.

Outro livro nesta mesma linha é o Guia para Mamíferos da Grande São Paulo, de Ana Lúcia Auricchio e Paulo Auricchio, do Instituto Pau Brasil/Terra Brasilis, lançado em 2006 e bilíngue português-inglês. Apresenta animais que vivem na Mata Atlântica, reduzida a apenas 7% de sua área original, considerada pela Unesco como um dos 34 hotspots de biodiversidade, um dos ecossistemas com a mais rica biodiversidade no mundo. Segundo os autores, das 4.800 espécies de mamíferos do mundo, a Mata Atlântica tem 261, dos quais 73 só existem ali.

Vale a pena citar também o Guia dos Parques Municipais de São Paulo, editado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e cuja terceira edição relaciona cerca de 100 parques municipais (pode ser baixado aqui).

Os guias de observação de aves são uma tradição em vários países, que contam com associações e um turismo organizado. Os guias permitem a identificação da ave avistada e são companheiros inseparáveis do viajante. Certamente existem outros guias e amplo espaço editorial para mais edições de guias de natureza na cidade. Com isso, talvez a nossa selva de pedra se torne um pouco mais selva...

Roney Cytrynowicz é historiador e escritor, autor de A duna do tesouro (Companhia das Letrinhas), Quando vovó perdeu a memória (Edições SM) e Guerra sem guerra: a mobilização e o cotidiano em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial (Edusp). É diretor da Editora Narrativa Um - Projetos e Pesquisas de História e editor de uma coleção de guias de passeios a pé pela cidade de São Paulo, entre eles Dez roteiros históricos a pé em São Paulo e Dez roteiros a pé com crianças pela história de São Paulo.

Sua coluna conta histórias em torno de livros, leituras, bibliotecas, editoras, gráficas e livrarias e narra episódios sobre como autores e leitores se relacionam com o mundo dos livros.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Roney Cytrynowicz parte da polêmica lei polonesa que quer incriminar quem se referir aos campos de extermínio como poloneses e não nazistas para falar de dois livros essenciais para entender a questão
O que significa, em 2018, manter uma publicação impressa como o Almanaque Pensamento, que tem exatas 200 páginas de previsões astrológicas e outras previsões para todos os dias do ano?
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz conta a história da escritora japonesa Mitsuko Kawai e a sua relação com a Biblioteca Amadeu Amaral localizada no bairro paulistano da Saúde
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz pega carona no relançamento de 'A chave do tamanho', de Monteiro Lobato, pelo selo Globinho, para fazer uma reflexão do mundo atual
A partir de Primo Levi e Anne Frank, Roney Cytrynowicz analisa a difusão da fotografia do menino Omran Dagneesh dentro de uma ambulância após ser ferido no bombardeio de Alepo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Nunca pude ler um livro com entrega a ele; sempre o comentário da inteligência ou da imaginação me estorvou a sequência da própria narrativa. No fim de minutos, quem escrevia era eu.
Fernando Pessoa
Escritor português n'O livro do desassossego
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar