Publicidade
Publicidade
Planejamento 2014 - Você já fez o seu?!
PublishNews, 01/08/2013
Planejamento 2014 - Você já fez o seu?!

Entramos em agosto, ou seja, nosso ano definitivamente acabou. Agora é aguardar a Bienal, e pronto, encerramos o ano e começamos o planejamento para o ano que vem. Será mesmo? Será que as editoras fazem este planejamento, levando em consideração as evoluções tecnológicas? Será mesmo que nosso mercado está andando junto, de mãos dadas com toda a novidade que está por vir?

Muito diferente de outros mercados, o nosso não está acostumado a isso. Repetindo (e cada dia com mais lucidez e conhecimento de causa): desde Gutenberg nada havia mudado... E agora? Como devemos proceder?

Minha aposta é: as empresas devem se voltar para estudar e entender o que os nativos digitais vão querer ver, ler e consumir. Sabe toda essa confusão que está acontecendo nas ruas? Então, são novos tempos. Aquele posicionamento dos editores de editar, além dos livros, as vontades e as estantes das livrarias já era, baby. Eles acham o que querem na internet. E o melhor, querem pagar por isso. Quanto maior a oferta ao consumidor e quanto mais transparente (sim, minha gente, transparência!), mais engajados os consumidores ficam.

Com o que as editoras e profissionais devem se preocupar em 2014? Bom, primeiramente, ainda estamos precisando de conteúdo. Sim, ainda. O acervo não cresce com velocidade, pois os contratos, lá atrás, não previam isso. Força tarefa! Afinal, se vocês não fizeram, alguém vai fazer. E isto serve para as editoras de fora, afinal, o que impediria?

Além de correr com contratos e colocar o conteúdo, pensemos também em formatos. Em que formato devemos investir? No mais básico: ePub. Sim, esqueça definitivamente os PDF's. Eita arquivinho limitante. Pense nos smartphones. Conforme o tempo passa, mais eu leio no meu smartphone. Mais trabalho no meu tablet (coisa que estou fazendo agora). Imaginem os mais jovens? (nossa, me senti uma vovó agora).

Além de conteúdo e formato maleável, pensem em serviços. O que o e-book pode promover? Uma coletânea de links para determinado assunto? Com constantes atualizações? Links que levam diretamente às lojas? O livro pode ser um serviço contínuo...além de ser uma empresa. Dependendo do tamanho do projeto e das requisições de um determinado conteúdo, já pararam para pensar que podem existir editoras de um livro só? Para ser mais específica, pensemos juntos: vamos criar uma start-up, esta empresa fará um livro especializado em moda, com coletâneas para profissionais, contendo várias lojas, dicas, novos vídeos, parcerias de determinados serviços, espaços para profissionais. Matérias atualizadas, fotos com links para impressão em alta definição... estou divagando, mas o mercado precisa disso. Divagações, aliadas a ações, podem fazer enfim o mercado se movimentar. Ah, mas isso é uma revista? um site? O que é uma revista? O que é um site hoje em dia?

As editoras têm que se movimentar, se reinventar. Podemos fazer isso. Até que enfim colocaremos as mentes criativas das editoras para funcionar. Se desprendam das amarras do papel e passem a valorizar estes profissionais, senão eles sairão da sua empresa e serão seus concorrentes diretos. A evasão de mão-de-obra das editoras é outra previsão que mãe Camila aqui faz. Vamos discutir mais a respeito disso?

(Enquanto revisava a coluna eu recebi esta notícia) Juro que não sabia de nada, mas esperava… Já deu a hora de se reinventar!

Sugestões de pauta, dúvidas etc. por favor escrevam para camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Qualquer passo é melhor do que se fechar na negação ou ficar girando em círculos de demonização do novo
Em novo texto, Camila Cabete fala sobre a importância de se abrir para o novo e entender antes de julgar
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
​A menina que acreditou que o mundo não poderia ser dela reflete sobre os limites impostos pelas vozes externas e a descoberta da própria força interior
Sâmara Lígia explora o universo lúdico e colorido repleto de seres mágicos e encantamentos cotidianos
​Mais do que uma simples fábula, obra é um convite para crianças e adultos refletirem sobre resiliência, empatia e a força de acreditar nos próprios sonhos​
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta quatro novidades da literatura infantojuvenil
'Cirandei' é uma obra que transforma a poesia em brincadeira e nos convida a um passeio pelo universo lúdico da infância
Gosto de inquietar adultos acomodados e despertar as crianças para a alegria e o prazer que é ler com desenvoltura.
Ziraldo
Cartunista e ilustrador brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar