Publicidade
Publicidade
Festas, leituras e prêmios o ano inteiro
PublishNews, 22/07/2013
Festas, leituras e prêmios o ano inteiro

por Holger Heimann

A Alemanha é um país onde a leitura ocupa um espaço central, sobretudo no que se refere à leitura em público. Munidos de livros novos, escritores atravessam o país em todas as direções, lendo suas obras em livrarias, casas literárias e festivais, para um público de ouvintes ávidos. Casas literárias estão espalhadas por todo país, sempre mandando convites para leituras e debates.

Na Alemanha há mais de 50 festivais literários, ou seja, praticamente todo dia alguém está sendo convidado para festejar o texto escrito. A maior festa literária da Europa ocorre anualmente em Leipzig, na primavera, como parte da Feira do Livro. Em 1992, a festa começou com 80 autores e 160 leituras, em lugares inusitados, como no tribunal, no zoológico e na estação de trem. A ideia cresceu: hoje 2.800 eventos e 2.900 participantes em 365 lugares é o saldo total desta Festa da Leitura. Graças ao sucesso, surgiram projetos similares, atraindo o grande público para outras cidades. E a ideia de convidar para leituras em lugares inusitados acabou virando moda (por exemplo, apresentar o novo livro de um escritor policial na sala do tribunal). Hoje em dia, autores de best-sellers chegam a encher estádios, tranformando a leitura de suas obras em uma verdadeira performance de grupos musicais.

Quase toda cidade grande gosta de se enfeitar com literatura. Mas nenhuma delas reagiu tão rápido e de maneira tão decisiva à demanda do público como Colônia. A Lit.Cologne, que aconteceu pela primeira vez em 2001, atrai público ano após ano, em março, trazendo grandes nomes da cena literária internacional. Da última vez foram mais de 90 mil visitantes em mais de 200 eventos. A grande participação inspirou os organizadores a fundarem um festival paralelo de filosofia: a phil.Cologne. A idéia principal é trazer a filosofia para o seio da sociedade e instigar questionamentos filosóficos.

Outro festival animado é o de Hamburgo, no Norte do país. Todo ano, em setembro, o cais de Hamburgo é o ponto de encontro de autores nacionais e internacionais do mundo inteiro. No Harbour Front são apresentados ao público cerca de 80 eventos de todos os gêneros. Também no mês de setembro acontece o Festival Internacional de Literatura de Berlim. Sem dúvida é aquele que lança um olhar mais abrangente sobre a literatura global. A ênfase deste festival está no desenvolvimento da prosa e da poesia contemporânea no mundo inteiro. Em todos os eventos os autores leem trechos de suas obras na língua materna, em seguida é feita a leitura da tradução em alemão. Este ano, o discurso inicial será proferido pela escritora Taiye Selasi, de origem africana e que reside em Roma.

A Feira de Livros de Frankfurt (Frankfurter Buchmesse) é o encontro mais significativo do setor livreiro internacional, marcado por intensas relações comerciais. Em nenhum outro lugar o intercâmbio entre editores do mundo todo é mais intenso. Correndo em paralelo com a Feira, há um grande número de eventos literários acontecendo em Frankfurt. Entre eles, o Open Books tornou-se o mais importante, com 100 leituras. Há também muitas possibilidades de descobertas no campo literário. Sobretudo através da programação ‘Convidado de Honra’, que permite apresentar um país ou uma região todo ano, fazendo dele o centro das atenções do público e da mídia.

Ao lado de formas literárias já estabelecidas e apresentações de autores, os palcos de Poetry Slam ganharam impulso a partir dos anos 90. Desde 1997 há campeonatos de Poetry Slam em cidades alternadas. A estreia foi em Berlim, e este ano a anfitriã será uma cidade universitária. Os campeonatos de Poetry Slam têm um imenso magnetismo, e os vencedores, como Bas Böttcher e Michael Lentz, são considerados escritores renomados no país. Mundialmente, o cenário da Poetry Slam da Alemanha só perde em tamanho para o de língua inglesa.

>

Outra prova do imenso prestígio que a literatura goza no país são os inúmeros prêmios concedidos aos autores. Na Alemanha somam-se mais de 400 prêmios literários. O mais significativo de todos é o Prêmio Büchner. Foi concedido pela primeira vez em 1923, em homenagem ao escritor Georg Büchner (1813-1837), e premia autores por trabalhos e obras dentro da literatura alemã. Entre os ganhadores do prêmio estão: Peter Handke, Hans Magnus Enzensberger, Felicitas Hoppe e Martin Walser. O prêmio de € 50 mil, que este ano será entregue à escritora Sibylle Lewitscharoff, é também um dos mais generosos da literatura para escritores alemães, juntamente com o Prêmio Joseph Breitbach.

O Prêmio de maior repercussão nas vendas de livros é sem dúvida o Prêmio do Livro Alemão, que foi concedido pela primeira vez em 2005 e que segue o modelo britânico do Booker Price. Entre os vencedores estão Uwe Tellkamp, Eugen Ruge e Melinda Nadj Abonji. Seus romances premiados atingem impressões numerosas e são solicitados no exterior com frequência. Enquanto o Prêmio do Livro Alemão costuma ser concedido na abertura da Feira do Livro em Frankfurt (muito embora o vencedor só seja revelado no último momento), a entrega do Prêmio da Paz do Editorial Alemão marca o fim da Feira. Receberam esta premiação, de grande alcance internacional: Max Frisch, Octavio Paz e Susan Sontag, entre outros. Este ano a homenageada será a escritora ucraniana Swetlana Alexijewitsch

O Prêmio da Feira do Livro em Leizig, também de grande efeito nas vendas, é dividido em três: um para uma obra literária, o segundo para um livro especializado e o terceiro para uma tradução.

O Prêmio tem como função escolher,entre a gama de novas publicações que aparecem no mercado alemão, aquelas obras de excepcional qualidade na literatura internacional e chamar atenção para elas. Este ano foram premiados o autor americano de origem nigeriana, Teju Cole, pelo seu primeiro romance Open City, e Christine Richter-Nilsson, pela primeira tradução do romance para o alemão.

O negócio do livro na Alemanha vai bem – e é muito produtivo: cerca de 80 mil novos títulos são publicados todo ano, e as vendas geram um faturamento anual de 9,52 bilhões de euros. Mas quem são os atores no cenário do livro e do mercado editorial na Alemanha? Quais regras específicas se aplicam ao mercado alemão – do preço do livro ao Börsenverein? Em virtude da participação da Alemanha em 2013 como país convidado de honra na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, e do Brasil como país convidado de honra na Feira do Livro de Frankfurt no mesmo ano, a Feira de Frankfurt preparou uma série de artigos sobre o mercado editorial na Alemanha.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Uma organização alemã acaba de realizar uma enquete sobre a situação da ilustração e apresenta conclusões nas áreas de trabalho, remuneração e sobre a satisfação dos ilustradores no país
A Alemanha é o país homenageado no evento. Na coluna de hoje, um perfil de cada um dos escritores convidados.
A Alemanha é o país homenageado no evento. Na coluna de hoje, um perfil de cada um dos ilustradores convidados.
Katharina Storch, gerente de projeto da Feira de Livro de Frankfurt, fez um resumo da programação editorial especializada e cultural da Alemanha no Rio de Janeiro
Enquanto nos EUA o crescimento das vendas de e-book estagnou, na Alemanha ele continua dinâmico
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Escrever não é um dom, mas sim, uma prática.
Jarid Arraes
Escritora brasileira, na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar