Hoje não pretendo falar sobre arquivos digitais, nem sobre o quão fascinante e empolgante é este mundo. Não vou falar sobre novos programas, nem cursos, nem sobre o que cada ator do cenário editorial deve fazer ou focar, ou mudar. Vou falar de despedidas. Depois de quase 4 anos - que mais parecem 40 - me despeço da empresa querida, que me proporcionou uma longa vivência dedicada ao mundo digital. Acho que fui uma das primeiras editoras do Brasil a não ter pilhas de papel na mesa. Foi muito divertido.
Sou grata por tudo! Que equipe maravilhosa que estou deixando, que ideais, que garra. Sou grata por ter aprendido a matar um leão por dia, a pegar os arquivos digitais na unha para poder comercializar, fazer acervo.
É fascinante ver nossas profecias se concretizando. Em breve o mercado digital vai crescer, ô se vai. E estou fazendo parte disso tudo. Que orgulho!
Fui a primeira funcionária da empresa a vir do mercado editorial. Me acostumei a trabalhar no meio dos meus androides favoritos...Só tem engenheiro, programador, desenvolvedor, robôs..Robôs queridos. E como eu cheguei neste lugar de robôs? Eu entrevistei o dono da empresa. Sim, era editora, queria expandir e começar a publicar e-books e ouvi falar de um tal de Gato Sabido que estava no Brasil. Liguei, marquei uma reunião...perguntei, me inteirei, fiz os primeiros e-books, estudei e veio o feliz convite para me juntar aos Gatos. Depois veio a Xeriph.
Não vou esquecer as gargalhadas - e como gargalhei nesta empresa. Não vou esquecer as traduções simultâneas que tive que fazer entre androides e editores. Devo muito a todos eles, essa equipe querida de todas as horas. Mas é assim: quando se chega à equipe ideal...você tem que ir embora, e continuar cultivando equipes ideais pelo mundo (ah, acabei de inventar isso e achei tão poético...hihi).
Estou saindo da empresa, mas não do mercado, esse mercado que me fisgou, onde consegui juntar minha paixão e meu hobby (livros e tecnologia).
Não tive tempo nem oportunidade de me despedir formalmente de meus clientes e parceiros queridos. Uso hoje este canal poderoso que tenho para fazer isso. Triste, sim, mas também com a felicidade plantada na boca do estômago (isso não foi poético, mas é exatamente o que sinto). É hora de dar tchau para a empresa que me acolheu (na qual continuo acreditando e tendo carinho intacto), e vou de braços abertos para a empresa que eu escolhi.
Vista do escritório da Xeriph – foto tirada por Camila Cabete
Os papos digitais continuam na próxima quinzena, afinal também sou humana e precisava desabafar!
Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.
camila.cabete@gmail.com (Cringe!)
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?