Publicidade
Publicidade
O futuro dos livros ilustrados
PublishNews, 27/08/2012
O futuro dos livros ilustrados

Estou de volta! O que poderia ter sido um período de férias bem merecidas foi, na verdade, um mergulho intensivo no mundo do livro infantil, da leitura e da ilustração. Primeiro foram os últimos seminários do Conversas ao Pé da Página e, na sequência, a coordenação da residência de ilustradores, promovida pelo Educativo do Tomie Ohtake em parceria com o “Conversas” e com a Revista Emília. Conviver durante praticamente 15 dias com Katsumi Komagata, Javier Zabala e Fernando Vilela, participar das discussões e dos desafios de criar um projeto em comum, com toda a diversidade que estilos e visões culturais distintos implicam é, no mínimo, um grande aprendizado. Serão divulgados tanto o processo como os resultados desta residência, por isso não vou me estender muito nisto agora.

Entre as questões abordadas e deixadas em aberto ao longo dos seminários do Conversas, a questão do livro ilustrado e seu papel como gênero literário dentro do universo do livro infantil ganha corpo. Não é um assunto original, afinal já faz muito tempo que ilustradores como Odilon Moraes, Fernando Villela, Daniel Bueno, Laura Teixeira, só para citar alguns, têm se dedicado de forma sistemática a este assunto. Não se trata apenas da natureza singular do gênero, mas também da nova relação que se dá entre imagem e texto e, consequentemente, o compartilhamento de autoria entre autor e ilustrador.

A discussão é ampla e, quando se trata de avaliar o panorama atual do livro infantil, o mercado, e as transformações que ele vem sofrendo devido às novas plataformas digitais, colocam o livro ilustrado em evidência. Na última sexta-feira, o PublishNews publicou a coluna de Mike Shatzkin dedicada à discussão. Me chamou logo a atenção o fato de ele abrir um espectro vastíssimo para se referir ao livro ilustrado e não tratar em momento algum do livro ilustrado infantil.

Apesar de Mike Shatzkin se refereir especificamente ao mercado americano e aos chamados “livros ilustrados gerais” para adultos, é interessante considerar a diferença apontada por ele entre as empresas que possuem “catálogos totalmente ilustrados” e as do “negócio digital branco e preto”. Podemos pegar carona nessa distinção e fazer um paralelo com o livro ilustrado, mesmo no caso onde as imagens são meramente ilustrativas, como nos livros práticos - mas não restrita a eles, pois uma das vertentes que alguns ilustradores vêm trilhando, entre eles Zabala, é a ilustração de livros para adultos, cada vez mais em voga e que inclusive serve de diferencial na transposição para a plataforma digital.

Se a isto somarmos o papel cada vez mais decisivo dos livros ilustrados infantis, com presença cada vez mais forte no mercado e cuja linguagem abraça as necessidades singulares do público jovem contemporâneo, o paralelo se justifica ainda mais. Afinal, como transpor para a plataforma digital não só a perspectiva, mas também a amplitude do olhar de uma página dupla de um livro ilustrado? Ou a organicidade existente em álbuns tratados pelos seus autores/ilustradores na sua totalidade (como por exemplo os de Suzy Lee ou Ângela Lago, entre outros)? Ou os relevos, facas e texturas que produzem profundidade, efeitos de luz e sombra na melhor tradição de um Munari, hoje resgatada, entre outros, por Katsumi Komagata?

Longe de mim pôr em dúvida a capacidade da tecnologia de se aproximar cada vez mais da realidade, porém é importante pensar que, no plano da leitura e da formação leitora, os livros ilustrados oferecem várias entradas e vários significados; o impacto visual, na sua horizontalidade ou verticalidade, na cumplicidade do texto com a imagem, produz qualidades sugestivas que, nas palavras de Joelle Turin, possibilitam sonhar, pensar questões, brincar, se revelar.

Não apenas isso. De acordo com Turin, o livro ilustrado é também responsável pela introdução da nova relação de leitura compartilhada, agora triangular, pois renova a “disposição que implica a leitura a dois de um mesmo livro de imagens [...], o que abre a possibilidade para trocas de pensamento e de pontos de vista e se estende no prazer do diálogo e na escuta do outro”. Esta nova postura promovida pela leitura triangular compartilhada pode despertar e ampliar o gosto pela leitura, pelo livro como objeto e até por uma disposição para o debate e consideração da diversidade de pontos de vista. [Ver também a coluna de 4/6/2012: “Do ponto de vista do ilustrador...”].

Diferentemente do diagnóstico pouco claro em torno “dos livros ilustrados gerais”, o livro ilustrado para crianças e jovens ainda tem fôlego para sobreviver em paralelo ao avanço da era digital e desempenhar seu papel de porta de entrada para o mundo dos livros. Claro que, frente à extensa produção de livros ilustrados, existem aqueles que podem, sem perder sua singularidade, migrar para a plataforma digital. O mercado assiste a esse processo com exemplos mais ou menos exitosos. Mas há casos em que a transposição coloca em risco o próprio conteúdo incorporado pelo livro enquanto objeto.

Convido você a ler o texto de Katsumi Komagata, “O papel do papel - A sensibilidade por meio dos livros”, publicado na Revista Emília, onde ele afirma ter certeza de que “as crianças desenvolvem a sensibilidade por meio de livros feitos com papel e produzidos com muito cuidado”. O contato com a delicadeza do papel, com a fragilidade das formas, não só é um aprendizado de que as coisas quebram e acabam, mas sobretudo que as relações humanas, da mesma forma, exigem delicadeza e cuidado para perdurar.

Em tempo:

Para os interessados nessas questões acaba de sair “A trilogia do limite” de Suzy Lee (Cosac Naify), livro imperdível sobre o significado e o processo criativo desta grande autora/ilustradora.

As referências à Joëlle Turin foram extraídas do livro Ces livres qui font grandir les enfants [Os livros que fazem as crianças crescerem]. Paris: Didier Jeunesse, 2088.

Dolores Prades é editora, gestora e consultora na área editorial de literatura para crianças e jovens. É membro do júri do Prêmio Hans Christian Andersen e curadora da FLUPP. É também coordenadora do projeto Conversas ao Pé da Página - Seminários sobre Leitura, e da área de literatura para crianças e jovens da Revista Eletrônica Emília. Sua coluna pretende discutir temas relacionados à edição e ao mercado da literatura para crianças e jovens, promover a crítica da produção nacional e internacional deste segmento editorial e refletir sobre fundamentos e práticas em torno da leitura e da formação de leitores. Seu LinkedIn pode ser acessado aqui.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Uma visita a qualquer livraria importante, mostra a convivência dos livros ilustrados junto às inúmeras séries juvenis de sucess
Os temas transversais foram incorporados aos parâmetros curriculares nacionais com o intuito de introduzir e garantir a discussão de temas sociais na escola
A importância dos livros sem idade reside precisamente no fato deles ultrapassarem seus destinatários naturais e ampliarem seu escopo de leitores, graças a suas qualidades tanto formais como de conteú
O interesse por este tema tem sido também recorrente entre as solicitações de leitores da Revista Emília
Vários são os fatores responsáveis pelo crescimento do segmento de mercado dedicado a livros para bebês: o reconhecimento da importância da leitura para o futuro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Os homens só podem compreender um livro profundo depois de terem vivido pelo menos uma parte daquilo que ele contém.
Ezra Pound
Poeta norte-americano
(1885-1972)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar