O início de uma nova década
PublishNews, Carlo Carrenho, 21/07/2011
PublishNews entra em sua segunda década com 10 mil assinantes e muita história ainda por contar

Era uma sexta-feira, 20 de julho de 2001. Eu chegara às 6 da manhã na DeFato, uma empresa de clipping inteligente, localizada em Pinheiros, onde eu trabalhava como editor das notícias de saúde e TI. Na época, além de acompanhar as estrepolias de José Serra como ministro da Saúde e saber qual era a última novidade no tratamento de acne, eu aprendi como resumir notícias radicalmente, deixando apenas as poucas linhas que traziam a informação "de fato" relevante. Meu grande tutor nisto foi o jornalista-guitarrista Alexandre Volpi, e nunca vou esquecer sua primeira lição: "esqueça o mouse"! Realmente, para conseguir transformar 250 páginas de um documento de Word consolidadas pelos plantonistas da noite em uma newsletter de duas páginas, eu não poderia perder tempo procurando o mouse. Conclusão, até hoje uso vários atalhos aprendidos ali. Obrigado, Volpi!

O clima na redação era divertido, apesar do horário quase noturno do trabalho. Ricardo Muniz, que me indicou o emprego, trazia café do sítio do pai. Ricardo Briganó, corinthiano roxo, discutia futebol o tempo todo. O General capitaneava o horário e o envio do material editado. (Não lembro o nome do General, se é que um dia alguém me falou). A Luciana - ela mesmo, até hoje no PublishNews! - cuidava do atendimento e do dia a dia do escritório. O garoto Celso de Campos Jr. terminava o curso de jornalismo e ainda só sonhava em ser o maior biógrafo de Adoniran Barbosa. E ainda tinha o Walter, que trabalhava de casa, e chegava depois pronto para discutir qualquer coisa com o Ricardo Briganó! Bons tempos...

Enfim, naquela sexta-feira, eu decidi colocar em prática uma idéia que havia tido dias antes. Por que não criar um produto similar aos outros da DeFato, só que para o mercado editorial? Na época eu tinha uns sete anos de experiência no mercado e estava começando minha pequena, divertida e falida editora, então já entendia um pouco o que o mercado precisava saber. Montei então um blog, salvo engano no Blogger. E comecei a pegar e resumir as notícias do dia que interessavam ao mercado editorial. A primeira notícia foi "O disputado negócio dos espólios literários", da Gazeta Mercantil, mas havia ainda notícias sobre a Amazon, agentes literários e até sobre um empresário que estava publicando contos eróticos. O primeiro PublishNews pode ser acessado aqui.

O nome PublishNews foi decidido em 10 segundos no momento em que eu preenchia o formulário do blog, simples assim. Depois, talvez inspirado pelo modelo DeFato, pensei que seria interessante "enviar o blog" por e-mail para as pessoas. Fiz uma conta no yahoogroups e enviei o primeiro PublishNews para 10 amigos. E nunca mais parei. Até não sei de onde veio a obstinação de enviar o informativo diariamente, faça chuva ou faça sol. Não havia plano de negócios, ambições financeiras ou uma grande estratégia. Havia boa vontade, obsessão e inocência.

Hoje, o PublishNews tem mais de 10 mil assinantes. É respeitado nacional e internacionalmente como a grande fonte de informações do mercado editorial brasileiro. Deixou, faz tempo, de ser apenas um clipping e disputa com os maiores veículos a corrida por furos de reportagem. Possui uma edição internacional, o PublishNews Brazil, em parceria com a Feira de Frankfurt. E, sem falsa modéstia, publica a melhor lista de mais vendidos do Brasil.

Mas o PublishNews só completou estes 10 anos de existência com tanto sucesso graças a inúmeros colaboradores, amigos, funcionários, anunciantes, apoiadores e muitos etc. A lista é longa e seria difícil não esquecer alguém. Por isso, prefiro um agradecimento geral a todos os que nos ajudaram. E quero deixar ainda um muito obrigado do tamanho do banco de notícias do PublishNews para a equipe atual. Cassia, Gabriel, Gabriela, Luciana, Maria Fernanda e Ricardo, obrigado por acreditarem neste sonho que eu nem sabia que eu tinha sonhado!

Ontem completamos 10 anos. Mas preferimos comemorar hoje porque inícios merecem tanta comemoração quanto finais. Algum livro de autoajuda já terá dito que o primeiro passo é sempre o mais difícil, e é verdade. Hoje estamos enviando a primeira edição da segunda década de existência do PublishNews. E é isto que queremos comemorar, junto com todos os nossos assinantes: o início de uma nova década.

[21/07/2011 00:00:00]