Publicidade
Publicidade
O andamento da produção
PublishNews, 26/01/2011
O andamento da produção

Parece haver um certo incômodo em relação à pergunta "como está o andamento da produção?". Os “chefes” parecem querer ouvir apenas "está tudo andando" e os funcionários também parecem achar que o melhor é dizer o que o chefe quer ouvir. E assim todos ficamos chocadíssimos quando um livro sai dos trilhos e “de repente” se atrasa todo e vai parar, por exemplo, nos lançamentos do ano seguinte ou mesmo no lixo...

O que terá havido de errado com algo que estava andando tão bem? Andou superbem, só que para o precipício. Ninguém mentiu. A pergunta é que estava incompleta...

Já estive envolvida ou assisti à produção de milhares de livros e não consigo me lembrar de nenhum que tenha atrasado de maneira surpreendente. Normalmente é fácil prever desde o início o que vai acontecer, pois os problemas graves acontecem quase sempre na tradução ou no copidesque.

Aqui é bom dar uma parada para explicar melhor: me preocupo tanto com o atraso na produção de livros porque geralmente esse atraso traz consigo muitos outros problemas, como aumento do custo da produção, diminuição da qualidade e muitas horas extras que não serão pagas. E é aí nessas horas extras (muitas vezes feitas em casa) que reside o que considero o ponto cego do editorial, pois os custos serão verificados pelo departamento financeiro mais cedo ou mais tarde. A baixa qualidade, na pior das hipóteses, vai aparecer exposta em matérias nas mídias ou nos emails enviados que recebemos dos leitores, mas o grau de desgaste do pessoal do editorial só vai aparecer para quem quiser ver. Ainda não conheci um RH que tivesse poder/interesse para/em corrigir esse tipo de anomalia.

Acredito que elevar a organização do dia a dia de trabalho (não organização individual, mas sim de equipes) significa “menos estresse”, e menos estresse significa “vida melhor”, e “vida melhor” significa “mundo melhor”. (Sim, sim, tenho mais de 30 anos e ainda quero e acredito em “mundo melhor”. Acontece...)

Mas aí aparece um novo “incômodo”: se o editorial se organiza e aumenta sua produtividade de modo a fazer tudo dentro do cronograma, os chefes poderão sempre querer uma organização ainda maior para que seja possível, por exemplo, dobrar a produção de livros sem aumentar salários nem número de funcionários. Isto é, minha bonita ideia de melhorar o mundo pode servir de fato como justificativa para piorar muito a qualidade de vida dos funcionários do editorial.

Assim, voltamos ao primeiro parágrafo e à pergunta "como está o andamento da produção?" De fato, ela está andando, mas nem sempre para onde queremos.

A próxima coluna finalmente vai sair um pouco do tom descritivo. Apresentarei meu rascunho de ideia de como montar um departamento editorial ainda lucrativo para a empresa e que trabalhe para um “mundo melhor”.

Até lá!

Cindy Leopoldo é graduada em Letras pela UFRJ e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela UFF. Em 2015, cursou o Yale Publishing Course e, em 2020, iniciou a especialização em Negócios Digitais, da Unicamp. Trabalha em editoras há uns 15 anos. Na Intrínseca, onde trabalhou por 7 anos, foi criadora e gerente do departamento de edições digitais e editora de livros nacionais. Atualmente, é editora de livros digitais da Globo Livros.

Escreve quinzenalmente, só que não, para o PublishNews. Sua coluna trata de mercado editorial, livros e leituras.

Acesse aqui o LinkedIn da Cindy.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A partir de pesquisas, números e dados de diversas origens, Cindy Leopoldo conclui: 'não estamos sabendo lidar com nossos concorrentes na indústria da atenção' e dá caminhos possíveis a percorrer
Cindy Leopoldo: as listas dos mais vendidos 'contém dados atualizadíssimos sobre o que é a literatura brasileira e até mesmo o que é ser brasileiro hoje'
Em novo artigo para o PublishNews, Cindy Leopoldo fala sobre a Comunicação, esse "tipo de milagre que acontece milhares de vezes por dia e não há explicação que baste"
Cindy Leopoldo entrevistou Paola Prestes, diretora do documentário sobre o editor brasileiro Massao Ohno, e conta tudo na sua coluna de hoje
Em sua coluna, Cindy Leopoldo busca respostas para essa questão que perturba muita gente que trabalha com livros digitais não só no Brasil, mas no mundo inteiro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
Sempre tem algo que me lembra que minha vida seria muito mais escrota se eu não fosse editora.
Camila Perlingeiro
Editora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar