Rio Comicon recebe Manara e outros
PublishNews, Redação, 09/11/2010
Primeira edição do evento vai até o dia 14 de novembro

As conferências internacionais conhecidas como comic cons ou comicons são uma referência para o universo de quadrinhos e cultura pop e acontecem em vários pontos do mundo. Independentes umas das outras, ela formam um circuito que atrai milhares de pessoas amantes de quadrinhos e da cultura pop. Agora, chegou a vez do Brasil. De 9 a 14 de novembro, a Rio Comicom recebe, na estação da Leopoldina (Av Francisco Bicalho, s/n – Rio de Janeiro/RJ), os italianos Milo Manara e Claudio Curcio; os ingleses Kevin O'Neill, Melinda Gebbie e Paul Gravett; François Boucq, Etienne Davodeau e Patrice Killofer, pela França; o americano Jeff Newelt; e os argentinos Lucas Nine e Patricia Breccia.

Entre os brasileiros estão Angeli, Laerte, Ziraldo, Allan Alex, Ota, Rafael Coutinho, os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, Rafael Grampá, Allan Sieber, Leonardo, Arnaldo Branco, Orlando Pedroso, Kako, Fido Nesti, Marcelo Lelis, Eloar Guazzelli, o coletivo Quarto Mundo e Lourenço Mutarelli e Maurício de Sousa.

A produção é da editora Casa 21, que já fez o Festival Internacional dos Quadrinhos (FIQ!) e a Bienal Internacional dos Quadrinhos, e o patrocínio, da Oi.

Haverá debates, mostras de filmes, exposições, lançamentos de livros, oficinas de quadrinhos, cosplay e action figure. “Nós buscamos destacar autores e a produção nacional, as influências do quadrinho autoral europeu e olhar para a experiência da San Diego Comic Con ao abrir espaço para a cultura pop”, afirma Roberto Ribeiro, sócio da Casa 21. “A presença dos editores Cláudio Curcio, responsável pela Napoli Comicon, e Paul Gravett, do Comica de Londres, contribuiu para esse intercâmbio”, completa.

Encontros e debates

Artistas nacionais e internacionais conversam com o público em quase 15 encontros. Entre cada uma das mesas, um longa metragem ou uma seleção de filmes de animação. Os extras no horário das 13h são entrevistas desses autores falando sobre suas parcerias com o lendário Alan Moore.

*Participantes da ‘Homenagem aos Grandes Mestres dos Quadrinhos’:
Angeli, François Boucq, Fábio Moon, Gabriel Bá, Jeff Newelt, Kevin O´Neill, Killofer, Laerte, Lucas Nine, Milo Manara, Mauricio de Sousa, Melinda Gebbie, Lourenço Mutarelli, Ota, Patricia Breccia, Paul Gravett e Rafael Grampá.

Mostras de filmes

O auditório do Rio Comicon será o espaço mais movimentado do evento. Entre cada encontro ou debate, um filme ou uma mostra de vídeos.

Dia 10
13h00Extra: Dave Gibbons
15h40NEW BROW – 80 min (sem legenda)
O panorama da Arte Underground é explorado no documentário “New Brow, The Rise of Underground Art”, que vem sendo exibido e aclamado em festivais ao redor do planeta. Não perca!
18h40MALDITOS CARTUNISTAS – 93 min
Um panorama sobre a profissão de desenhista de humor no Brasil desde o Pasquim nos anos 60 até os dias de hoje. Traz quatro gerações de desenhistas como Adão, Allan Sieber, Dahmer, Angeli, Arnaldo Branco, Galhardo, Chiquinha, Danilo, Zimbres, Fernando Gonsales, Glauco, Guazzelli, Jaguar, Laerte, Leonardo, Mutarelli, Marcatti, Márcio Baraldi, Maurício de Souza, Nani, Ota, Reinaldo, Schiavon, Spacca e Ziraldo. O filme foi feito por Daniel Garcia e Daniel Paiva, cartunistas da revista Tarja Preta.

Dia 11
13h00Extra: Kevin O’Neill
15h40ANIMASERRA na RIO COMICON – 60 min
Rodrigodraw Miguel, um dos organizadores do AnimaSerra, preparou para o Rio Comi Con uma seleção dos melhores vídeos do festival que acontece em Teresópolis. Não perca esta mostra itinerante.
18h40THE CARTOONIST: JEFF SMITH BONE – 77 min (sem legenda)
‘The Cartoonist: Jeff Smith, Bone and the Changing Face of Comics’ conta a inspiradora história de criação de Jeff Smith do livro épico em quadrinhos BONE, aclamado pela crítica como um dos maiores graphic novels de todos os tempos. Os cartunistas Scott McCloud, Colleen Doran, Harvey Pekar, Paul Pope, Terry Moore e outros compartilham suas histórias desse fenômeno mundial que começou em pequenas lojas de quadrinhos como hobby e agora é encontrado nas casas de milhões de adultos e crianças em 25 países.

Dia 12
13h00Extra: Melinda Gebbie
15h40MÚMIA na RIO COMICON – 60 min
Sávio Leite, o idealizador do evento Mumia (Mostra Udigrudi
Mundial de Animação) selecionou 60 minutos de animação
de autores brasileiros para o nosso evento. Imperdível!

18h40LAST SON – 65 min (sem legenda)
Ele pode voar, dobrar aço com as mãos nuas, luta contra injustiças
por toda parte, mas você sabia que Superman foi criado por dois adolescentes no meio da Grande Depressão? Veja como história, cultura e a tragédia pessoal de um menino combinaram para formar o primeiro super-herói norte americano dos quadrinhos. Esta é a verdadeira origem do Superman.

Dia 13
13h00Extra: David Lloyd
15h40MORGUE STORY – SANGUE BAIACU E QUADRINHOS – 80 min
Sucesso em festivais de teatro e no circuito paranaense desde 2004, a peça ‘Morgue Story – Sangue, Baiacu & Quadrinhos’, da Cia. Vigor Mortis, é contemporânea e conterrânea de ‘A Vida é Cheia de Som e Fúria’, montada pela primeira vez em 2000 pela Sutil. As duas companhias curitibanas falam à geração que cresceu crendo que, mais do que suas ideias, são seus gostos – musicais, cinematográficos, pop de modo geral – que a definem.
18h40THE MINDSCAPE OF ALAN MOORE – 80 min (com legenda)
Alan Moore, escritor, artista e intérprete, é o criador mais aclamado e amplamente admirado no mundo dos quadrinhos e graphic novels. No ‘The Mindscape’ de Alan Moore, vemos um retrato do artista como um xamã contemporâneo, alguém com o poder de transformar a consciência através da manipulação da linguagem, símbolos e imagens.

Oficinas

(administradas pela Quarto Mundo)

09 de novembro

Mario Cau - 14h às 16h
Arte-final para HQ
O objetivo da oficina é demonstrar algumas técnicas de arte-final e acabamento usadas em História em Quadrinhos: caneta nanquim, bico de pena, pincel e caneta-pincel, com comentários sobre arte-final digital e vetorização.

Daniel Esteve0 - 18h às 19h30
Da idéia ao roteiro
Dicas práticas de roteirização de Histórias em Quadrinhos através de exemplos e do método de trabalho do palestrante.

10 de novembro
Daniel Esteves e Mário Cau- 14h às 17h
Como produzir uma revista?
Apresentação dos aspectos teóricos e práticos na produção de uma revista de história em quadrinhos tendo como exemplo a revista Nanquim Descartável.

Cadu Simões- 18h às 19h30
Webcomics e Quadrinhos Digitais
As webcomics são uma realidade para muitos quadrinistas, inclusive comercialmente. Esta oficina visa mostrar quais são as melhores formas de se publicar webcomics.

11 de novembro
André Caliman - 14h às 16h
Criação de personagem
Através do estudo de alguns personagens dos quadrinhos de diferentes estilos, o objetivo dessa oficina é cada aluno construir seu próprio personagem começando a partir da imaginação até o desenho no papel, destacando a importância de observar pessoas, ambientes e contemporaneidade.

Quarto Mundo - 18h às 21h
Fanzine
Esta oficina tem por objetivo mostrar formas diferentes e práticas de produzir um fanzine a partir de uma folha A4. Conta com a participação do aluno na produção individual ou coletiva de um Fanzine.

Oficinas

(administradas pela Quanta)

12 de novembro
Sam Hart - 13h30 às 17h30
Narrativa em Histórias em Quadrinhos
Esta oficina oferece uma rápida abordagem sobre como contar uma história graficamente. Temas principais: controle de tempo e ritmo, construção de continuidades e sequencialização. Uso da calha e requadro, composição de cena, página ou seqüência de páginas. Utilização de perspectiva narrativa, os planos e outros conceitos.

Amilcar Pinna - 18 às 22h
Anatomia Dinâmica
A partir da figura humana, a oficina promove uma breve reflexão acerca da experimentação com estruturas, dinâmica de movimento, e suas aplicações na composição de personagens.

13 de novembro

Marcela Godoy - 13h30 às 17h30
Roteiro para Histórias em Quadrinhos
Apresentação dos elementos estruturais da narração aplicados na composição de uma HQ. Criação de personagens e tramas; roteiro e narrativa. Uma aula teórico-expositiva para quem deseja escrever HQ e não sabe por onde começar.

Weberson Santiago - 18 às 22h
Ilustração Editorial
Explorar as diversas possibilidades gráficas e conceitos aplicados no mercado de ilustração editorial. Saber como interpretar um texto ou livro, entender as intenções do autor a fim de traduzir tais intenções em formas visuais. Os processos que podem levar os artistas a conceberem estas idéias e como preparar e apresentar seus portfólios também são temas desta oficina.

14 de novembro
Marcelo Campos e Marcela Godoy - 13h30 às 16h30
Quanta Apresenta
Marcelo Campos fala da Quanta Academia de Artes, apresentando seus cursos regulares e especiais. Ele também oficializa a apresentação do projeto Quanta Apresenta, criado para ajudar novos artistas a lançarem seus projetos de HQ, bem como a lançar novos talentos por meio de projetos desenvolvidos pela própria Quanta Academia e seus colaboradores. Esta apresentação ainda abordará os temas de apresentação de projetos a editoras e editais, dando dicas para sua elaboração.

Marcelo Campos, Artur Fujita, Renato Guedes e Weberson Santiago - 17 às 21h
Avaliação de Portfólios
Marcelo Campos e Renato Guedes avaliando portfólios para HQ
Artur Fujita e Weberson Santiago avaliando portfólios de Ilustração

Exposições

Manara in Brasile

“O Napoli Comicon está muito feliz pela oportunidade de realizar esta colaboração com a Casa 21 e de presenciar a estreia no Brasil de um novo comicon, no Rio de Janeiro (cidade de mar como a nossa), que decidiu dar o espaço merecido e prestigioso à ‘literatura desenhada’, como fazemos há dez anos com as nossas exposições e atividades na Itália e na Europa.

Estamos ainda mais felizes pela escolha do primeiro grande convidado de honra do Rio Comicon, o grande Milo Manara, que seguimos e apresentamos há muitos anos através de exposições no mundo inteiro. A escolha foi seguramente definida pela importância do autor protagonista que é, sem dúvida, o mais significativo representante da ‘nona arte’ italiana com todo mérito na sua longa carreira nacional e, sobretudo, no exterior. Um autor que os brasileiros conhecerão em toda a sua disponibilidade e gentileza, quase tão fascinante quanto suas esplêndidas mulheres desenhadas (profissionalmente falando, claro). Nossa expectativa é a que a presença de Milo Manara e o promissor sucesso do festival possam criar ainda mais pontes entre as culturas - não somente a dos quadrinhos, italiana e brasileira.

A exposição, produzida graças ao suporte e à colaboração do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, é composta de aproximadamente 100 obras originais. Serão apresentadas desde as pranchas de quadrinhos das obras recentes (‘Borgia’, ‘X-Girls’) e mais antigas (‘Estate Indiana’, ‘Le Storie Brevi’) até as ilustrações, capas e quadros da série dedicada aos modelos, passando pelo trabalho na imprensa e na publicidade. Por fim, será apresentada a seção mais importante, que se concentra na relação, estreita, com outro maestro do panorama cultural italiano: o grande diretor Federico Fellini. Essa colaboração entre Manara e Fellini é provavelmente a mais bem-sucedida entre a sétima (o cinema) e a nona arte (o quadrinho). Dois maestros, dois sonhadores, dois contadores de histórias (dois amantes das mulheres) - essa parceria pessoal e artística deixou algumas obras mestras como ‘Il Viaggio di G. Mastorna detto Fernet… ’, o conhecido ‘filme não realizado mais famoso do mundo’. “Este festival é também uma homenagem à amizade de dois grandes autores italianos, através de ilustrações e desenhos que reuniram Fellini ao jovem Milo Manara, e através de uma das famosas ‘Storie Brevi’, de M.M., clara homenagem ao amigo diretor”. (Texto de Claudo Curcio)

Convidados do Rio Comicon

Os autores convidados, nacionais e internacionais, com exceção dos autores ingleses, Melinda Gebbie e Kevin O’Neill, que estarão presentes na exposição inglesa ou do autor italiano Milo Manara que terá uma exposição individual de obras originais, apresentam suas obras no evento. Esta exposição terá obras dos autores: Eloar Guazzelli, Etienne Davodeau, Fábio Moon, François Boucq, Gabriel Bá, Kako, Killoffer, Laerte Coutinho, Lourenço Mutarelli, Lucas Nine, Marcelo Lelis, Orlando Pedroso, Patricia Breccia, Rafael Coutinho e Rafael Grampá.

Quadrinhos independentes

Essa exposição tem como intuito mostrar as publicações em destaque no mercado brasileiro de histórias em quadrinhos independente e, assim, apresentar seus autores ao mercado nacional e internacional. São vários quadrinistas, individualmente ou em grupos, que produziram e publicaram suas revistas/livros sem apoio de uma grande editora. Muitos desses autores usam as redes sociais e blogs para mostrar seu(s) trabalho(s) ao grande público. Além das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, serão expostos trabalhos de criadores de Recife, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Vitória e Belo Horizonte.

A curadoria dessa exposição foi realizada por Tiago Lacerda, conhecido como Elcerdo, editor da revista independente Beleléu.

A Pátria Desenhada

A PátriaDesenhada são dez histórias, antigas e recentes, conhecidas ou menos reconhecidas pelos argentinos em geral. Os relatos que se desenvolvem aqui são puras e genuínas ficções, construções imaginárias, relatos aventurados à mão livre.
Os duzentos anos da história argentina são contados em grande parte por esses dez episódios - não com todos os detalhes e atalhos, claro, mas com seus rastros essenciais, primogênitos e substantivos. Esses episódios agregam um valor muito original ao projeto e uma dose fundamental de criação artística.

Organização: Juan Sasturain

Desenhistas: Carlos Casalla, Carlos Nine, Domingo Mandrafina, Eduardo Risso, El Tomi, Francisco Solano López, Horacio Altuna, Leopoldo Durañona, Oscar Zárate e Salvador Sanz.

Roteiristas: Alejandro Dolina, Carlos Trillo, Cristian Mallea, Diego Agrimbau, Jorge Zentner, José Pablo Feinmann, Lautaro Ortiz, Marcelo Birmajer, Pablo De Santis e Roberto Lorenzo.

Plataforma de Desenhistas

Espaço público onde autores consagrados e jovens talentos irão discutir, autografar e desenhar com o público:

Quarta dia 10

Quinta dia 11

Kevin O´Neill

Milo Manara

Melinda Gebbie

Ota

Fábio Zimbres

Kako

Rafael Sica

Orlando Pedroso

Allan Sieber

Fido Nesti

Leonardo

Rafael Coutinho

Arnaldo Branco

Impacto Quadrinhos

Sexta dia 12

Sábado dia 13

Lucas Nine

Killofer

Patricia Breccia

François Boucq

Angeli

Etienne Davodeau

Laerte

Fábio Moon & Gabriel Bá

Marcelo Lelis

Rafael Grampá

Lourenço Mutarelli

Eloar Guazzelli

Allan Alex

Impacto Quadrinhos

Domingo dia 14
Maurício de Sousa

Locais: Plataforma de Desenhistas e Capelinha da Estação Leopoldina.

A cada dia convidados surpresa estarão se juntando à lista acima.


Outros

Além de toda a agenda de atividades, o evento vai contar também com estandes de livrarias e produtos diversos da cultura pop, lançamentos editoriais e shows. Haverá ainda espaço para cosplay e action figure.

Livraria da Travessa - Para quem quiser adquirir os últimos lançamentos de HQ, a Livraria da Travessa terá uma megaloja de 150 m² no Rio Comicon. No espaço, além da venda de livros nacionais e internacionais, haverá também sessões de autógrafos.

LIVRARIA DA TRAVESSA COMICON

HORÁRIOS

TER 09

QUA 10

QUI 11

SEX 12

SÁB 13

DOM 14

14h – 15h

‘Animação 3D, HQ e games’ Rodrigo Miguel Ed. 2AB

‘Nós’

Mario Cau

Balão Editorial

‘Bando de dois’

Danilo Beyruth

Ed. Zarabatana

15h – 16h

‘Animação 3D, HQ e games’ Rodrigo Miguel Ed. 2AB

Kevin O´Neill

‘Nós’

Mario Cau

Balão Editorial

‘Bando de dois’

Danilo Beyruth

Ed. Zarabatana

Fábio Bá &

Gabriel Moon

16h – 17h

Kevin O´Neill

‘Memória de elefante’

Caeto

Ed. Quadrinhos na Cia

‘O quadro nos quadrinhos’

Fábio Bola

Ed. Multifoco

17h – 18h

Allan Sieber &

Arnaldo Branco

Milo Manara

Lourenço Mutarelli

‘As 676 aparições de Killoffer’

Killoffer

Ed. Barba Negra

‘O quadro nos quadrinhos’

Fábio Bola

Ed. Multifoco

18h – 19h

Allan Sieber &

Arnaldo Branco

Melinda Gebbie

Milo Manara

Lourenço Mutarelli

‘As 676 aparições de Killoffer’ Killoffer

Ed. Barba Negra

19h – 20h

Melinda Gebbie

Milo Manara

20h – 21h

‘Cachalote’

Rafael Coutinho

Ed. Quadrinhos na Cia

21h 22h

‘Cachalote’

Rafael Coutinho

Ed. Quadrinhos na Cia

Serviço - Rio Comicon 2010

Data: 09 a 14 de novembro

Horário: 13h às 22h

Ingressos: nos pontos de venda (abaixo) ou no site www.ingressorapido.com.br

Valor: R$ 10,00 (estudantes pagam R$ 5 mediante apresentação de carteirinha/ comprovante. Pessoas portadoras de deficiência física também são isentas de pagamento.

Local: estação da Leopoldina (Ponto Cultural Barão de Mauá – Estação Central da Leopoldina). Av Francisco Bicalho, s/n

Capacidade máxima: 5 mil pessoas

Telefone para informações: (21) 3232-9563

Estacionamento no local com manobrista
[09/11/2010 01:00:00]
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Leia também
Segundo a organização, mais de 400 mil livros foram vendidos durante os oito dias do evento em Belo Horizonte (MG)
A escritora fluminense participa do Encontro de Leituras deste mês, iniciativa da revista Quatro Cinco Um e do jornal português Público
No ano em que o Rio carrega o título de Capital Mundial do Livro, festival terá noite de pré-estreia, uma Praça com protagonismo para as tribos literárias e mais de 300 participantes e 200 horas de conteúdo
Todo espião tem algo de romancista, e vice-versa
Javier Marías
Escritor espanhol