Mary Del Priori e a história de grandes personalidades
PublishNews, Redação, 09/06/2010
Historiadora participa do Sempre um Papo hoje

A historiadora Mary Del Priore é a convidada de hoje do Sempre um Papo para debate do tema "Olhando a história pelo buraco da fechadura: grandes personagens". No encontro, a vida e os fatos de personalidades importantes da história do Brasil serão debatidos e analisados, numa ação de resgate do contexto sócio-político e cultural do Brasil República. A vida do Príncipe Maldito, da Condessa de Barral e de Dilermando de Assis estarão em foco no bate-papo, que ocorre às 20h, no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana – São Paulo/SP).

De acordo com Mary Del Priore, as biografias históricas têm o dom de abrir uma janela para o passado por meio de um indivíduo. “Os três personagens focados nos levam numa viagem repleta de detalhes sobre suas vidas e sobre a história do Brasil. Enredos que envolvem paixões, traições e mortes, mas também amizade e dever, levam o leitor para os tempos da Corte Imperial e os primeiros anos da República, desvelando a intimidade dos personagens. Das ruas das cidades às alcovas, dos salões aos campos de batalha. Suas vidas privadas e públicas se iluminam mutuamente trazendo a tona não mitos, mas gente de carne e osso como nós”, antecipa a historiadora.

Personagens

Condessa de Barral, ou Luísa Margarida Portugal e Barros, manteve durante 30 anos um relacionamento lendário com o Imperador do Brasil, D.Pedro II, ocupante do trono brasileiro entre 1840 e 1889. Nessa época, é sabido que a maioria das mulheres vivia como mera sombra dos homens. Barral, no entanto, sempre deu de ombros para esta regra - e para muitas outras. Seu pai prometeu sua mão para um amigo de infância, mas ela ignorou o acordo e se casou com o homem que escolheu. Mais tarde, quando se deparou com o grande amor da sua vida, D Pedro II, continuou a surpreender a todos. Mesmo casada, estabeleceu um relacionamento de décadas com o monarca.

Dilermando Cândido de Assis, militar brasileiro, ficou conhecido pela trágica relação amorosa com a mulher de Euclides da Cunha, que resultou no assassinato do escritor. Sabendo da traição da sua esposa, Anna Emilia Ribeiro, Euclides invadiu a residência de Dilermando aos gritos de “matar ou morrer”. Após ser atingido na virilha e no peito, o traidor dispara um tiro certeiro contra aquele que é considerado um dos maiores literatos do Brasil.

O príncipe maldito é título da obra de Mary Del Priori, uma biografia de Pedro Augusto, herdeiro da família imperial escolhido para suceder o avô Dom Pedro II. Até aos 11 anos, foi tratado na Corte, no colégio Pedro II e por toda parte, como futuro herdeiro. Mas em 1875 nasce o príncipe do Grão Pará. Depois de dez anos e muitas tentativas, a princesa Isabel deu à luz a um outro Pedro. A sucessão estava garantida. Porém, iniciava-se ali a tragédia pessoal de Pedro Augusto, personagem fascinante e até então obscuro.

Mary Del Priore

Mary é autora de mais de vinte livros sobre a História do Brasil, entre eles A condessa de Barral, O príncipe Maldito, História das mulheres no Brasil e História da vida privada. Historiadora com pós-doutorado na França e sócio-honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, foi duas vezes vencedora do Prêmio "Casa Grande & Senzala". Seu trabalho O príncipe maldito levou o prêmio de melhor livro de não-ficção da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
[09/06/2010 00:00:00]