Publicidade
Dia dedicado à leitura
PublishNews, Redação, 09/12/2009
Projeto Leitura para a Cidadania visita a Cidade de Santo André

Esta quarta-feira, dia 9, será um dia de muita cultura para as 1.500 crianças das escolas da região de Santo André/SP, que comparecerão ao evento do projeto “Leitura para Cidadania” – modalidade Livro Vivo na Sabina Escola Parque do Conhecimento. O evento começará às 13h e as crianças participarão das atividades culturais oferecidas no dia, além de receberem os kits com os livros do projeto. Este dia dedicado à leitura marca a distribuição de 18 mil kits de livros para todos os alunos matriculados no Ensino Fundamental I da rede municipal. Durante o evento, serão contemplados os ganhadores do concurso literário – ação também promovida pelo projeto –, no qual os alunos escrevem em aula poemas sobre temas diversos. Os melhores trabalhos são premiados com medalhas e troféus do projeto. Os livros do projeto são oferecidos pela Paulus.

Com a missão de incentivar a leitura e contribuir para essa promoção social oferecendo livros de qualidade, a Paulus, em 2009, está na 4ª edição do Projeto Leitura para Cidadania – Modalidade Livro Vivo. Desde 2006, o projeto atinge milhares de crianças e adolescentes oriundos de escolas públicas por meio da distribuição gratuita de livros paradidáticos e de Literatura Brasileira. O objetivo é reduzir as desigualdades sociais nas regiões atendidas; porém a amplitude do Projeto não se restringe à distribuição gratuita de livros. A criação de oportunidades para o desenvolvimento pessoal de crianças, jovens e familiares é proporcionada por meio do acesso à informação.

A expansão do universo cultural do indivíduo e o ciclo de conhecimentos adquiridos com o hábito da leitura formam cidadãos atuantes nas comunidades. Além de contribuir para a valorização das entidades públicas de ensino atendendo as necessidades dos alunos, o Projeto Leitura para Cidadania, modalidade Livro Vivo, cria alternativas de lazer cultural para as comunidades, com propostas pedagógicas baseadas nos livros distribuídos. Diversas atividades culturais e sociais englobam o Projeto Leitura para Cidadania, modalidade Livro Vivo. A distribuição de mais de 2 milhões de livros às comunidades em diversas regiões do Brasil é acompanhada de eventos, como contação de histórias, oficinas culturais e shows, temáticas que unem diversão e aprendizagem para a melhor integração da cultura à realidade das comunidades. O Projeto tem o apoio de inúmeras parcerias presentes em todas as regiões brasileiras atendidas: prefeituras, secretarias de educação, ONGs e demais órgãos, importantes colaboradores que prestam grande auxílio para a promoção da leitura.
[09/12/2009 01:00:00]
Leia também
Para as editoras, há uma expectativa de aumento nas quantidades, mas ainda não é possível prever impactos, tampouco se as mudanças vão representar alterações significativas no orçamento do Programa
O poeta mineiro, escritor, artista visual, designer sonoro e pesquisador ocupará a cadeira de número 31
Obras estão disponíveis para universidades, escolas técnicas, empresas e assinantes do acervo; novos consumidores terão 13% de desconto no clube até o fim do mês