Anunciada a shortlist do Prêmio
PublishNews, Redação, 06/08/2009

O 6º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura entra na reta final. A Universidade de Passo Fundo acaba de anunciar, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (05), os 10 finalistas da sexta edição da premiação, que vai dar ao vencedor R$ 100 mil, uma das mais altas premiações do país na área. Dos autores e obras inscritos, continuam na disputa: A chave de casa, de Tatiana Salem Levy; A viagem do elefante, de José Saramago; Acenos e afagos, de João Gilberto Noll; Galiléia, de Ronaldo Correia de Brito; Heranças, de Silviano Santiago; Leite derramado, de Chico Buarque; O filho eterno, de Cristovão Tezza; O livro das impossibilidades, de Luiz Ruffato; O livro dos nomes, de Maria Esther Maciel; e O vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge.

O anúncio do vencedor será feito no dia 3 de setembro, às 9h, em solenidade no Restaurante Dado Bier, junto ao Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre. A entrega do prêmio ao vencedor acontece na abertura da 13ª Jornada Nacional de Literatura, no dia 26 de outubro de 2009. A Jornada é uma realização da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

A coordenadora das Jornadas Literárias, professora Dra. Tania Rösing, manifestou o reconhecimento à Comissão Julgadora do Prêmio e agradeceu a parceria efetivada desde 1998 entre a Prefeitura Municipal de Passo Fundo e a empresa Zaffari & Bourbon para o seu oferecimento. Além disso, comentou a mudança de datas da Jornada, adiada para 26 a 30 de outubro como medida preventiva à disseminação do vírus da gripe A (H1N1), e a expectativa para a manifestação literária. “Reuniremos mais de 22 mil pessoas, vindas de 245 diferentes municípios de 19 estados brasileiros. Estamos trabalhando para que esta seja, mais uma vez, uma grande festa de incentivo à leitura, aos leitores e aos escritores”, garantiu.

A comissão julgadora é coordenada pela professora Dra. Regina Zilberman. Para a coordenadora, o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura tem uma particularidade por ter sido o primeiro com este formato e, em função disso, ter alavancado o reconhecimento nacional da produção literária de romance. “Também é importante destacarmos o aspecto da continuidade do Prêmio, pois já estamos na sexta edição, além de ser importante por ser realizado em um contexto de associação com um evento que valoriza a leitura”, referiu.

Com relação à avaliação das obras desta edição, Regina destacou a dificuldade em optar por apenas 10 e, ainda, enfatizou a característica das narrações em primeira pessoa, percebida na maioria dos livros concorrentes.


Além de Regina Zilberman, integram a comissão julgadora do 6º Prêmio Zaffari & Bourbon de Literatura o escritor Ignácio de Loyola Brandão, coordenador de debates das Jornadas Literárias; Benjamin Abdala Junior, professor da Universidade de São Paulo e pesquisador do CNPq; Letícia Malard, professora emérita da UFMG e escritora; e Luis Augusto Fischer, professor e pesquisador da UFRGS que desde 2007 vem coordenando o Encontro Estadual de Escritores: a criação literária gaúcha em debate, evento que faz parte da programação da Jornada Nacional de Literatura.


Vencedores das edições anteriores

O primeiro Prêmio foi entregue em 1999, na oitava edição da Jornada Nacional de Literatura, para o escritor Sinval Medina,gaúcho radicado em São Paulo, autor do romance “Tratado da altura das estrelas”. Depois, na nona edição da Jornada, em 2001, dividiram o prêmio o catarinense Salim Miguel e o baiano Antônio Torres, com os romances “Nur na Escuridão” e “Meu Querido Canibal”.


O romance “O Riso da Agonia”, do gaúcho Plínio Cabral, levou o 3º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura na 10ª Jornada, em 2003. Na 11ª Jornada (2005), “Budapeste”, de Chico Buarque, conquistou o prêmio de R$ 100 mil e o vencedor da última edição, em 2007, foi Mia Couto, com “O outro pé da sereia”.
[06/08/2009 00:00:00]