
As inscrições para a 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura estão abertas até o dia 18 de julho e devem ser feitas exclusivamente pelo site. Em 2024, Luciany Aparecida e Eliane Marques foram as vencedoras do prêmio.
A premiação contempla duas categorias: Melhor Romance do Ano de 2024 e Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024, com R$ 200 mil destinados a cada vencedor. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail premiosaopaulodeliteratura@sp.gov.br.
“Mais do que reconhecer obras e autores, o Prêmio São Paulo de Literatura reforça o nosso compromisso com o fortalecimento do livro, da leitura e da escrita como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento humano e social. A cada edição, celebramos a potência da literatura brasileira e sua capacidade de transformar, sensibilizar e gerar reflexão”, afirma Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Veja um mini currículo dos jurados:
Andressa Veronesi: formada em Arquitetura e Jornalismo e atua no mercado editorial há mais de quinze anos. Foi coordenadora editorial na Cosac Naify e editora na Globo (selo Biblioteca Azul) e na Imprensa Oficial. Colabora como editora, preparadora e revisora para editoras como 34, Elefante, Planeta e Instituto Moreira Salles.
Antonio Carlos Sartini: formado em Direito (PUC-SP) e atua há 35 anos na área cultural. Foi diretor do Museu da Língua Portuguesa por dez anos, curador do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Jabuti, entre outros. Recebeu a Ordem das Artes e das Letras do governo francês em 2011.
Chris Ritchie: poeta, romancista, tradutora, professora e editora. Mestre em Literatura pela USP, atua com literatura infantil, poesia e ativismo literário. É cofundadora do selo Livro que Marca e integrante do duo poético-musical Chris Ritchie & Tanauan.
Diana Navas: doutora em Literatura Portuguesa (USP) e professora na PUC-SP. Desenvolve pesquisas sobre literatura contemporânea brasileira e portuguesa. É bolsista produtividade CNPq e líder do grupo “Literatura Juvenil: questões teóricas e práticas de leitura”.
Elaine Cristina Prado dos Santos: doutora em Letras Clássicas (USP) e professora no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua nas áreas de literatura latina, mitologia e narrativa. É autora e organizadora de diversas publicações acadêmicas.
Felipe Franco Munhoz: escritor e tradutor, autor de livros como Lanternas ao nirvana e Dissoluções. Traduziu Púchkin e participou de residências literárias internacionais nos EUA, Itália e Índia. Publica pela Record, Nós, Kalinka e outras editoras.
Guilherme Sobota: jornalista formado pela UFPR e editor-chefe do PublishNews desde 2022. Foi repórter do O Estado de S. Paulo e atualmente é mestrando em Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH-USP.
Marcelo Ariel: poeta, ensaísta e crítico literário. Autor de mais de dez livros, colabora com revistas como Quatro Cinco Um e Cult. Foi jurado do Prêmio Jabuti e ministra cursos livres de escrita desde 2016.
Roberta Ferraz: possui graduação em Letras (PUC-SP) e História (USP), mestre e doutora em Literatura Portuguesa (USP), com pesquisa sobre Literatura e Ausência na obra de Teixeira de Pascoaes.
Rogério Pereira: é jornalista, editor e escritor. Em 2000, fundou em Curitiba o jornal de literatura Rascunho. Coordena o projeto Paiol Literário, do qual já participaram cerca de 88 escritores. Entre janeiro de 2011 e abril de 2019, foi diretor da Biblioteca Pública do Paraná, onde coordenou o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura; o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais do Paraná e o Núcleo de Edições da Secretaria da Cultura.
Serviço:
Inscrições para a 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Período de inscrições: 30 de maio a 18 de julho Inscrições pelo site.
Categorias: Melhor Romance do Ano de 2024 e Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024
Premiação: R$ 200 mil para cada categoria