Governo de São Paulo lança biblioteca digital
PublishNews, Redação, 23/06/2022
A BibliON é gratuita, funciona por aplicativo e oferece inicialmente 15 mil títulos; o projeto integra 330 bibliotecas físicas em 240 cidades, e seu acervo virtual deve crescer constantemente

BibliON
BibliON
O Governo do Estado de São Paulo lançou uma biblioteca digital gratuita com mais de 15 mil títulos. A plataforma BibliON irá se conectar com mais de 330 bibliotecas públicas e 240 cidades, para promover a capacitação e garantir o direito à leitura e ao conhecimento em todo o estado.

Gerido pela organização social SP Leituras, o acervo da BibliON foi criado para estar em constante atualização, com títulos de vários gêneros e idiomas. O projeto também contempla clubes de leitura, podcasts, seminários, capacitações e oficinas, além de outras atividades culturais e de informação. Algumas ações podem promover a interação do público também com as bibliotecas físicas.

O usuário poderá emprestar até duas obras simultaneamente, por 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, relacionar favoritos, compartilhar dicas de leitura nas redes sociais, fazer reservas para empréstimos e sugerir novas aquisições para o acervo .

O sistema de busca oferece alguns filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis sem a necessidade de usar dados do celular, por meio de download prévio do título.

Para utilizar o serviço gratuito, os interessados devem acessar o site ou baixar o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store, mediante um breve cadastro.

[23/06/2022 11:30:00]