Itália e França falam em recuperação do seu setor editorial
PublishNews, Redação, 03/08/2020
Itália fala em ‘sinais encorajadores de recuperação’ e França faz revisão mais otimista de suas perdas anuais

Shakespeare and Co. | © Serge Melki
Shakespeare and Co. | © Serge Melki

A Itália, que em março se tornou o epicentro da pandemia na Europa, começa a falar em recuperação do seu setor editorial. De acordo com informações da Associação Italiana de Editores, que reportou queda de 70% do comércio de livros em março, a situação vem melhorando. Agora, em julho, a queda foi de 11% em relação ao mesmo período de 2019. “Os dados que apresentamos agora mostram sinais encorajadores de recuperação”, declarou Ricardo Franco Levi, que coordenou a pesquisa a partir de dados da Nielsen e da Informazioni Editoriali.

O estudo aponta ainda que a retomada passa pelas livrarias físicas. Em abril, quando houve flexibilização do comércio e as livrarias puderam voltar a operar, as vendas realizadas em lojas de argamassa e tijolo representavam 52% do total, enquanto que as vendas feitas em e-commerces era de 48%. Agora, em julho, o estudo apontou que a participação das lojas físicas subiu para 56%, enquanto que as vendas on-line caíram para 44%.

Na França, o clima também é de otimismo. Entre 12 de maio – um dia depois da reabertura gradual das lojas físicas – e 12 de junho, as vendas de livreiros independentes cresceram 29% em relação a 2019. As informações são do Syndicat de la Librairie Française (SLF), entidade que agrega os livreiros independentes no país. No acumulado do ano, no entanto, as vendas ainda apresentam queda de 14% na mesma base de comparação.

Outra entidade do livro na França, o Syndicat de l’Edition Française (SNE), que representa os editores, também se mostra otimista. No fechamento das lojas, em março, a organização falava em perda de 30% no ano. Essa conta foi revista e hoje, os editores estimam que fecharam 2020 com 15% a menos nos seus caixas. Isso graças aos 230 milhões de euros que o governo francês injetou no setor desde o início da crise.

O otimismo francês é reforçado com o rentrée litterarie, temporada de lançamentos de outono, iniciada agora em agosto e segue até outubro. Por lá, se fala até em retomada dos eventos literários agora setembro.

Tags: Franca, Itália
[03/08/2020 10:00:00]