Governo paraense lança plataforma de capacitação e fomento ao livro
PublishNews, Redação, 06/11/2019
Lançamento aconteceu durante o ParáLer, festa literária que reuniu sete mil pessoas no último fim de semana

Guilherme Relvas durante a ParáLer | Divulgação
Guilherme Relvas durante a ParáLer | Divulgação
Durante a ParáLer, festa literária realizada pela Fundação Cultural do Pará no último fim de semana, o governo paraense resolveu lançar a Plataforma Amazônica de Capacitação e Fomento do Livro, da Leitura, da Literatura e da Escrita. O objetivo é identificar a atuação e a integração dos diferentes atores do cenário literário para desenvolver diretrizes que potencializem o alcance da produção local.

Guilherme Relvas, diretor de Leitura e Informação da Fundação Cultural do Pará, responsável pela ParáLer, explica: “A ideia é unir os editores, livreiros e livrarias com um objetivo comum: alavancar o cenário paraense, promover nossa literatura no Brasil e no mundo, trabalhando de forma conjunta o poder público e a cadeia criativa”. “O que queremos é buscar a distribuição do que se produz aqui, alcançar o circuito de feiras nacionais e internacionais, os grandes editais para a área, promover não só a comercialização do livro, mas também o escritor e a literatura paraense em si. Essa plataforma vem como uma forma de nos organizarmos pra estabelecer um cronograma de trabalho com plano de ação e metas nesse sentido”, completou.

Segundo a organização, a ParáLer reuniu, entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro cerca de sete mil pessoas que participaram de 22 oficinas e 16 shows. O evento contou com a participação de 13 editoras paraenses.

[06/11/2019 10:00:00]