Exportações de conteúdos editoriais crescem no primeiro semestre, aponta o Brazilian Publishers
PublishNews, Redação, 24/09/2019
Na comparação com igual período de 2018, a venda de direitos autorais cresceu 70% e a de livros físicos, 160%

O Brazilian Publishers, projeto setorial encampado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), fez um balanço de sua atuação no primeiro semestre de 2019. Na comparação com 2018, o que se viu foi aumento de 70% na cifra apurada com a venda de direitos autorais. Em números absolutos, o valor apurado com a exportação desse tipo de ativo foi de US$ 260 mil para US$ 450 mil. Quando se olha para a venda de livros físicos, o crescimento é ainda maior, de 160%, saltando de US$ 470 mil para US$ 1,2 milhões.

Para Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da CBL e Gerente do Projeto Brazilian Publishers, esse aumento nas exportações é resultado do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos, estreitando o relacionamento internacional e profissionalizando as empresas apoiadas.

“O grande desafio do projeto é instrumentalizar as empresas apoiadas para uma atuação global e estruturada, trazendo inovação, desenvolvendo parcerias e fomentando negócios. O mercado editorial mundial vem passando por uma grande transformação, com novas tecnologias, serviços, integrações transmídia e uma geração digital que se relaciona tanto com o livro como com a leitura de uma nova maneira. Estimulamos nossas empresas a encarar este momento como um desafio e ajudamos a encontrar oportunidades.“ disse Dantas.

[24/09/2019 10:00:00]