Conheça os ganhadores do Prêmio Jovens Talentos
PublishNews, Redação, 16/07/2019
Os cinco ganhadores já conquistaram o tíquete do Business Club, a área VIP da Feira do Livro de Frankfurt. O vencedor do Prêmio Especial será conhecido no dia 30 de agosto, na Bienal do Rio

O Podcast do PublishNews trouxe, na sua edição de ontem, o anúncio dos nomes dos cinco ganhadores do Prêmio Jovens Talentos. O prêmio, criado pelo PublishNews, com patrocínio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e apoio da Feira do Livro de Frankfurt, tem como missão apresentar profissionais que não só representam a renovação do mercado do livro, mas também o futuro dessa indústria.

O que o Jovens Talentos procura é reconhecer contribuições notáveis para a indústria do livro no Brasil, de forma democrática, tentando abraçar todos os elos da cadeia do livro, não só a área editorial, mas também as áreas de produção, marketing, comercial, divulgação, administrativa etc.

Nesse ano, o júri – composto por Marifé Boix García, vice-presidente da Feira de Frankfurt, Bruno Mendes, sócio do PublishNews, e Maju Alves, responsável pelos projetos especiais do PN – recebeu 31 inscrições. Dessas, foram escolhidos cinco profissionais que já são ganhadores (em ordem alfabética): Carolina Rocha, gerente editorial da Gente; Diego de Oxóssi, editor da Arole Cultural; Raquel Menezes, editora da Oficina Raquel e presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre); Talita Camargo, sócia da 2Books e gestora da Livraria do Comendador, e Tatiany Leite, booktuber e influenciadora digital. (Confira perfil de cada um dos ganhadores no fim dessa matéria).

Como se vê, os ganhadores, de perfis tão distintos, podem ser uma prova da diversidade e da complexidade da cadeia do livro. Todos esses cinco profissionais já ganharam ingressos para o Business Club, a área VIP da Feira de Frankfurt. Ali, além de contatos com os principais tomadores de decisões das maiores e mais importantes empresas do setor no mundo, os ganhadores poderão assistir a uma programação de palestras, mesas e debates que trazem tendências e apresentam o futuro da indústria.

No dia 30 de agosto, dentro da programação da Bienal Internacional do Rio de Janeiro, será conhecido o ganhador do Prêmio Especial que irá para a Feira do Livro de Frankfurt com as despesas de passagens e hospedagem custeada pela organização do prêmio, além de uma ajuda de custo no valor de 500 euros.

Carolina Rocha, gerente editorial da Editora Gente

Carolina Rocha entrou na Editora Gente em 2013, quando tinha 19 anos, como estagiária. De acordo com Rosely Boschini, CEO da empresa, desde o início a profissional demonstrou um compromisso com os projetos propostos pela casa. “Foi uma curva de aprendizado acelerada”, comentou a chefe na sua indicação. Hoje, seis anos depois da contratação, ela cuida do desenvolvimento de autores importantes da casa, tanto aqueles que estão no selo Gente quanto dos que estão no selo Única. Em 2018, abraçou o projeto de imersão para a formação de autores encampado por Boschini e, mais recentemente, no início desse ano, passou a trabalhar também no aplicativo Shiny, inteligência artificial baseada no conteúdo de Roberto Shinyashiki sobre produtividade lançado em abril e já utilizado por mais de três mil pessoas. Na sua candidatura, a editora recebeu apoio de Rosângela Barbosa, colega de Carolina na Gente; Juliana Ida (Companhia Editora Nacional / Conrad); Ricardo Lelis (editor, tradutor e ghostwriter) e do autor Celso Grecco.

Diego de Oxóssi, Editor na Arole Cultural

Diego começou a sua carreira no livro como autor independente. Depois de três anos, decidiu fundar a sua própria editora. Foi aí, em abril de 2018, que nasceu a Arole Cultural, especializada em títulos que discutem as religiões afro-religiosas. Para o começo da editora, saíram quatro títulos: dois do próprio editor e outros dois de outros autores. Já no primeiro ano, decidiu que precisava participar da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, onde conheceu seus primeiros parceiros: Ivo Camargo e Catavento. Fechou o primeiro ano com nove títulos publicados, dois deles – ainda considerados os best-sellers da casa – venderam mais de três mil exemplares cada. Entrou para o Brazilian Publishers e decidiu que começaria a internacionalização do seu catálogo. Com menos de dois anos de vida, a Arole já participou das feiras internacionais de Londres, Bolonha e Buenos Aires de onde voltou com contratos de tradução e exportação para sete territórios.

Raquel Menezes, editora da Oficina Raquel

A trajetória de Raquel Menezes no livro começa, segundo a própria, em 2003, quando ela começa o curso de Letras. Sete anos mais tarde, ela se torna sócia da Oficina Raquel (ela garante que o nome da casa é uma “sorridente coincidência”) que hoje é respeitada nos meios poéticos, literário e acadêmico brasileiro. Mas mais do que editora, a jovem talento se tornou diretora da Liga Brasileira dos Editores, entidade que passou a presidir no ano seguinte, com dois mandatos – o último deles chega ao fim nesse ano. Como presidente da Libre, brilhou. Levando a sério o papel da entidade como militante da bibliodiversidade e do jogo equânime no mercado editorial, Raquel buscou a internacionalização do grêmio, o protagonismo da Libre nas discussões sobre políticas públicas do livro e a manutenção e ampliação dos eventos já realizados pela entidade, como a Primavera dos Livros – que alcançou Belo Horizonte, Salvador e São Paulo, além do Rio de Janeiro onde é realizada há 19 anos – e também a Casa Libre em Paraty que encerrou nessa semana a sua quinta edição. Apostou também na internacionalização do catálogo de sua editora ao abrir, em parceria com a Azougue, a OCA em Portugal. A candidatura de Raquel recebeu o apoio de Rejane Dias (Autêntica), Renata Costa (PNLL), Ricardo Costa (Metabooks), Ricardo Lísias (autor), Roberto Bahiense (Nuvem de Livros), Sergio Alves (editor), Teolinda Gersão (autora), Volnei Canônica (Quindim), Antonio Torres (escritor), Camila Cabete (Kobo), Constanza Brunet (Marea Editorial / Buenos Aires), Josélia Aguiar (Biblioteca Mário de Andrade), Mariana Warth (Pallas), Haroldo Ceravolo (Alameda) e Nélida Capela (Blooks).

Talita Camargo, fundadora da 2Books e gestora da Livraria do Comendador

Desde muito cedo, Talita Camargo dedicou sua vida pessoal e profissional ao livro. É sócia fundadora da distribuidora 2Books, uma das gestoras da Livraria do Comendador e faz parte da Ivo Camargo – Soluções comerciais no mercado editorial. Talita iniciou seu trabalho na LeYa, onde ajudou a lançar best-sellers como O mundo dos copos. Já passou pela editora Salesiana, Universo dos Livros, e pelo sistema Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP. No ano passado, junto com sua irmã, Carol, criou a 2Books, especializada na distribuição de livros universitários e acadêmicos. “Além de sua atuação em diferentes empresas do mercado, mais notadamente na 2Books e Ivo Camargo Ltda., sua performance e protagonismo em todos os projetos que participou e/ou desenvolveu a qualificam sem sombra de dúvida para este prêmio”, elogiou Gerson Ramos, diretor comercial da Planeta em sua indicação. Talita recebeu ainda o reforço de Luiz Álvaro Salles Aguiar de Menezes, secretário de relações internacionais da prefeitura de São Paulo, que frisou que Talita “entende o potencial da indústria editorial brasileira e reconhece seu valor, proporcionando uma visão comercial que vai além da que o mercado está habituado”. A candidatura de Talita também ganhou reforço de Antonio Bitiati (Planeta); Tiago Wolff Beckert (Embaixada do Brasil na Colômbia); Jonatas Eliakim (MercadoEditorial.org), Milton Missio (Clic Sistemas) e de Pedro Almeida (Faro Editorial e curador do Prêmio Jabuti).

Tatiany Leite, idealizadora do canal Vá Ler um Livro

Vencedora do Prêmio IPL – Retratos da Leitura por seu trabalho à frente do canal Vá ler um Livro, Tatiany Leite apresentou a sua candidatura com base na empatia, no diálogo e na transformação promovidos pela literatura. Ela tem usado o seu poder de influenciar pessoas por meio dos seus canais para aproximá-las dos livros e da leitura, contribuindo assim para que o mercado cresça e se desenvolva. O júri, ao escolher Tatiany, pontuou que o seu trabalho, realizado muitas vezes em parceria com casas editoriais, tem surtido efeitos positivos na cadeia do livro. Um desses exemplos são as pílulas na programação da TV Cultura e a sua coluna no programa Metrópolis, na mesma emissora de TV. A candidatura de Tatiany teve o suporte da educadora Tatiana Rezende.

[16/07/2019 10:00:00]