Luccas Neto: mal chegou na lista e já é o quarto mais vendido do ano
PublishNews, Leonardo Neto, 20/04/2018
‘Livrão’ do irmão caçula de Felipe Neto vendeu impressionantes 54.877 cópias nessa semana

Está lá no dicionário. Fenômeno é “pessoa ou coisa que se faz notar por seu caráter anormal ou surpreendente”. No quesito Lista dos Mais Vendidos, um título que vendeu 54.877 exemplares em uma única semana pode se enquadrar nessa definição. Ainda mais, sendo um livro de Luccas Neto, cujo irmão mais velho, Felipe Neto, teve números polpudos na semana de estreia do seu “livrão”, em setembro do ano passado. Polpudos, mas não chega, nem perto do feito do caçula. Quando Felipe estourou na lista, teve pouco menos de 19 mil exemplares vendidos. Ainda a título de comparação, Felipe Neto vendeu, em 2017, 110.040 exemplares, o que rendeu a sua editora o troféu do Prêmio Avena PublishNews na categoria Infantojuvenil. As aventuras na Netoland com Luccas Neto (Pixel / Ediouro), em duas semanas, vendeu 55.501 exemplares. Isso é a metade de tudo o que Felipe vendeu no ano passado, de setembro a dezembro. Isso já lhe garantiria o mesmo troféu caso a entrega do prêmio fosse hoje. E mais, renderia ao livro publicado pela Pixel (Ediouro) o quarto lugar da Lista Geral Anual de 2018. Definitivamente, é um fenômeno.

Luccas Neto foi um fenômeno de vendas na sua segunda semana na lista dos mais vendidos | © Divulgação
Luccas Neto foi um fenômeno de vendas na sua segunda semana na lista dos mais vendidos | © Divulgação
Claro, esse ponto fora da curva fez a lista explodir. Na comparação com a semana passada, os números apurados pelo PublishNews deram um salto de 41%. Na lista Infantojuvenil, onde está categorizado o livro dos Neto, o aumento foi de impressionantes 270%. Nesse aspecto, o irmão Felipe deu uma forcinha extra. O segundo livro dele – Felipe Neto – A vida por trás das câmeras (Pixel) – estreou na lista, com 1.613 exemplares vendidos na semana. Somando os números de vendas na semana dos livros de Felipe e Luccas Neto, foram 58.022 exemplares. É a “Netoland” dominando a lista Infantojuvenil, para desespero de alguns pais.

No pódio da semana, além do ouro de Luccas, estão a prata de A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), com 10.111, e o bronze de Combate espiritual (Petra / Ediouro), com 7.499.

A lista trouxe ainda outras sete novidades. Em Não Ficção, o destaque vai para Direto de Washington (Estação Brasil / Sextante), do publicitário Washington Olivetto, que ocupa a quarta posição, com 1.929 exemplares vendidos. Ainda nessa categoria, estrearam O inferno somos nós (Papirus 7 Mares), de Leandro Karnal e da monja Coen, com 1.549; o Box – O essencial da política (Aeroplano), com 1.091, e Como os advogados salvaram o mundo (Nova Fronteira / Ediouro), com 750.

Já em Infantojuvenil, as novidades da semana foram: Planeta das gêmeas – A diversão é aqui! (Astral Cultural), com 1.530; A parte que faltava encontra o grande O (Companhia das Letrinhas), com 1.360 e Mordisco – O guia dos dinossauros (Ciranda Cultural), com 613.

Completando o time de estreantes, Volta para casa (Arqueiro / Sextante), de Harlan Coben, com 573, que é a única novidade de Ficção.

A Sextante continua liderando o Ranking Geral das Editoras, com 18 títulos emplacados. A Intrínseca, com 10, aparece na segunda posição, e o Grupo Companhia das Letras, com nove, na terceira.

[20/04/2018 11:06:00]