Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 24/10/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 24/10/2023

No início de julho, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou um encontro técnico para debater o edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático da Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA). O encontro acendeu um alerta já que em momento algum foi falado sobre a inclusão de obras literárias no edital, somente de livros didáticos. Ainda durante a audiência as editoras já começaram a pedir a revisão do projeto e a inclusão do literário. Durante o encontro, Nadja Cezar, coordenadora-geral do PNLD, disse que a EJA demanda um material específico para os alunos desse modelo de ensino e que o programa sentia a necessidade de dispor de materiais didáticos voltados para essa modalidade da educação básica. Na última quarta (18), a minuta do edital foi divulgada e as obras literárias não foram incluídas no processo. Grandes editoras do setor receberam a notícia com frustração e entre seus argumentos estão as consequências que a exclusão do objeto literário acarreta para o alunato que se verá desprovido de uma formação de qualidade e destacado das demais modalidades da Educação Básica. O PublishNews entrou em contato com o FNDE e aguarda uma resposta. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 24/10/2023

O PublishNews esteve em Frankfurt para cobrir a maior feira de livros do mundo. O editor-chefe Guilherme Sobota e a editora-assistente Talita Facchini estiveram lá e fizeram uma cobertura extensa, via newsletter, vídeos, redes socias e, claro, agora para o Podcast. Eles trazem os momentos mais importantes aqui em áudio da Feira, seja em depoimentos, discursos e conversas. A Feira do Livro de Frankfurt 2023 foi um sucesso de público: 105 mil visitantes profissionais de 130 países estiveram no evento, que começou ainda na terça-feira, dia 17, e acabou oficialmente no domingo, 22. Foram mais de 4 mil expositores internacionais e uma extensa programação de discussões, sobre audiolivros, inteligência artificial, letramento e diversos outros assuntos pertinentes para o setor do livro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 24/10/2023

Livraria da Tarde | © Leonardo NetoNesta quarta (25), às 14h, o Senado realiza uma audiência pública sobre a Política Nacional do Livro e regulação de preços (PLS 49/2015) – a Lei Cortez. Desde já é possível enviar perguntas e comentários no Portal e-Cidadania do Senado clicando aqui. As perguntas enviadas e respondidas ao vivo durante a audiência serão destacadas no portal e vinculadas ao momento do vídeo, garantindo visibilidade e transparência. O PL 49/2015, apresentado pela senadora Fátima Bezerra, foi inspirado pela Lei Lang, na França, e ainda tramita no Congresso. Basicamente, a lei prevê que no primeiro ano de vida do livro – 12 meses – ele pode ter um desconto máximo de 10%, medida que ajudaria na bibliodiversidade e ajudaria as livrarias na competição de players como a Amazon.

PublishNews, Guilherme Sobota, 24/10/2023

Michael Kegler faz as vezes de guerreiro da literatura brasileira em solo alemão: tradutor de Luiz Ruffato, Ana Martins Marques, Michel Laub, João Paulo Cuenca e diversos outros autores lusófonos, ele é também um veterano da Feira do Livro de Frankfurt. Um dos seus trabalhos por lá – como ele explicou para o PublishNews em uma conversa amigável no fim da sexta-feira (20), no estande brasileiro da Feira – é encontrar editoras de língua alemã para os seus trabalhos. Ele lamentou a pouca atenção no evento para o aniversário de 10 anos da homenagem ao Brasil em Frankfurt, e comentou o estado atual das traduções de língua portuguesa para o alemão. "O mercado editorial alemão é muito resistente a traduções. Atualmente, ele é autossuficiente, tem uma literatura alemã forte, até em termos de mercado. Nas traduções, a grande maioria é do inglês, e entre best-sellers. A faixa que sobra para a literatura em português é pequeníssima. Podia ser mais, mas tudo isso precisa de incentivos, infelizmente", disse. Clique no Leia mais para ler a entrevista na íntegra.

PublishNews, Redação, 24/10/2023

A Editora Aboio anunciou a ampliação da sua equipe com o jornalista, escritor e mestre em Literatura e Crítica Literária Marcos Vinícius Almeida, para ser o novo coordenador de comunicação da casa. “Queremos nos comunicar com um público maior”, explica Leopoldo Cavalcante, diretor e fundador da editora, em nota. “Estamos investindo em traduções de grandes autores inéditos no Brasil, como Hanne Ørstavik, além de mapear a nova produção contemporânea, e sentimos a necessidade de trazer para o time alguém que consiga trafegar com desenvoltura por esse mercado”, complementa. Com apenas um ano em atividade, a editora Aboio publicou quase vinte livros, entre autores iniciantes e consagrados da literatura brasileira e internacional como Lu Xun, Paulo Scott, Jens Peter Jacobsen, Sigbjørn Obstfelder, entre outros. Nesse período, o fundador da editora foi finalista do prêmio Jovens Talentos 2023, parceria do PublishNews com a Feira de Frankfurt, e também foi laureada pelo Conselho de Artes da Suécia como fellowship da Feira do Livro de Gotemburgo, a segunda maior da Europa. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 24/10/2023

Ziraldo completa 91 anos nesta terça-feira (24). A Melhoramentos informa que já tem um programa de novidades para 2024: uma nova edição da Coleção Bichim em acabamento próprio para bebês de zero a 5 anos, e uma nova edição do livro O menino quadradinho, com capítulo especial. O aniversário de Ziraldo está sendo celebrado em várias festividades literárias no país e no exterior, como o painel montado no Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio). Nele, é reproduzido o livro Flicts, primeiro título infantil de Ziraldo, escrito em 1969, e em que o autor relata a história de uma cor que não encontrava seu lugar no mundo. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 24/10/2023

Marcos Linhares, Adriana Kortlandt e Marcelo Capucci | © DivulgaçãoO International Latino Book Awards, prêmio que contempla autores, ilustradores e tradutores de livros lançados em inglês, espanhol ou português, anunciou os vencedores da sua edição de 2023. Com uma centena de categorias, a 25ª edição da premiação deu à obra Mayra e a floresta viva (Trilha Educacional), dos autores Adriana Kortlandt, Marcelo Capucci e Marcos Linhares, ilustrado por André Cerino, a medalha de ouro na categoria Melhor Livro Infantil em português. Mayra e a floresta viva é o primeiro de uma série de livros infantojuvenis que a um só tempo sublinha e homenageia a riqueza dos saberes, acadêmico e popular, contemporâneo e ancestral. A história apresenta aos leitores um encontro de culturas/mundos, com a proposta de abordar a diversidade cultural brasileira e evidenciar a riqueza de cada um, desde que seja reconhecida como tal e respeitada. Em Melhor Livro Young Adult, o vencedor foi O grande desafio (InVerso), de Og Maciel. Em Não Ficção, o escolhido foi Eu, na medida de mim mesma: 88 crônicas fantásticas, filhas da pandemia (LiteraturaBR), de Ana Rossi; e em Ficção, o prêmio foi para Paulo Pera e a obra Amigos têm dez contos (Clube de Autores). Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 24/10/2023

A Queer Livros, editora que publica obras sobre questões de gênero e sexualidade, inaugurou no último dia 21, uma livraria física para chamar de sua. Situada na Rua Joaquim Távora, 731, na Vila Mariana em São Paulo (antigo endereço da livraria Nossa Cidade), a Queer Livros Editora e Livraria atende também por telefone: (11) 98984-8802, e-mail ou site. Por enquanto, a Queer Livros conta com 3 mil títulos, mas a ideia é cadastrar também novos autores que desejam colocar seus livros em consignado e também promover eventos de cultura, tarde de autógrafos, saraus e lançamentos de livros e projetos. Exatamente como vai ocorrer dia 11 de novembro, sábado, às 15h uma tarde de autógrafos com o jornalista, psicanalista junguiano e autor premiados de livros LGBTs Fabrício Viana. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

“Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo.”
Fernando Pessoa
Poeta e escritor português (1888 - 1935)
1.
Desmarketize-se
2.
Empreenda pelos princípios bíblicos
3.
One Piece 3 em 1 Vol. 1
4.
O livro secreto do escritor
5.
Onde estão as flores
6.
O poder da autorresponsabilidade
7.
A potência da liderança consciente
8.
Café com Deus pai - 2024
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
O diário de uma princesa desastrada
 
PublishNews, Redação, 24/10/2023

Laura Cohen Rabelo © Tatiana BicalhoNesta terça-feira (24), às 19h30, será realizada cerimônia de entrega do Prêmio Academia Mineira de Letras à escritora Laura Cohen Rabelo e à editora Impressões de Minas, pela obra Caruncho. Publicado no ano passado, o romance aborda a passagem do tempo, a decadência e a deterioração das coisas e das relações. A premiação será seguida por conversa com escritora e editora sobre a obra, dentro do programa Livro do Mês. Ao final do evento, exemplares estarão à venda, com direito a noite de autógrafos. Com entrada gratuita, evento acontece na sede da Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Minas Gerais / MG) e contará com intérprete de Libras. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 24/10/2023

Nesta quarta (25), a Livraria da Travessa (Rua dos Pinheiros, 513, São Paulo / SP) recebe um evento de lançamento do novo livro da escritora Natalia Borges Polesso, Foi um péssimo dia (Dublinense). O bate-papo será mediado pela jornalista e influencer literária Bárbara Krauss. No livro, Polesso apresenta duas histórias que trazem um olhar sensível sobre a passagem da sua própria infância para a adolescência. A relação com o irmão mais novo, o possível divórcio dos pais, os afetos pelas amigas e até a melhor forma de manejar um tchaku: tudo pode rapidamente se transformar em dilemas e inseguranças. À medida que as situações vêm à tona, a pequena Natalia vai descobrindo que compreender sentimentos é tatear no escuro e que aprender a tratar das próprias complexidades pode ser justamente o que faz ecoar a individualidade. Além do evento em São Paulo, a autora visita a Feira do Livro de Porto Alegre no dia 7 de novembro; e, por fim, de 22 a 26 de novembro em Paraty, programação paralela da Flip. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 24/10/2023

Há décadas, o Brasil vive intensos conflitos entre pessoas comuns e pessoas com dons extraordinários. Visando estabelecer a paz, as autoridades dividiram o país em dois territórios – o do Norte e o do Sul – e assinaram um contrato proibindo a migração de uma região para a outra. Alisa, ou Lisa, como prefere ser chamada, é de uma família do Norte, mas foi identificada como pertencente ao Sul. Agora, além de quebrar o contrato toda semana para visitar seus pais, em Entre 3 mundos (Gutenberg, 288 pp, R$ 59,90), de Lavínia Rocha, ela precisa esconder a verdade de ambos os mundos. A garota também enfrenta problemas comuns da adolescência: acha o próprio nome bizarro, gosta do cara errado e é a única pessoa que não percebe o quanto seu melhor amigo é apaixonado por ela. E muitas mudanças ainda estão por vir. Após um grande acontecimento no colégio, a vida de Lisa se transforma completamente, e ela se vê diante de um desafio que envolve a descoberta do amor e de sua verdadeira identidade.

PublishNews, Redação, 24/10/2023

No verão passado, o namorado “superestrela do esporte” de Alice Olgive deu um fora nela. Então, Alice desapareceu por cinco dias. Quando aparece, ela simplesmente não fala nada a respeito, por isso para onde foi ou o que aconteceu é o grande mistério na Enseada do Castelo. Ou melhor, era o grande mistério do lugar, já que agora outra namorada de Steve desapareceu: Brooke Donovan, a ex-melhor amiga de Alice. E, na obra escrita por Kathleen Glasgow e Liz Lawson, infelizmente, tudo indica que Brooke não irá voltar. É quando entra em Agathas (Plataforma 21, 424 pp, R$ 79,90 – Trad.: Lavínia Fávero) Íris Adams, a adolescente encarregada de ajudar Alice a repor o conteúdo escolar perdido. Íris tem os próprios motivos para querer desaparecer, mas diferentemente de Alice, ela não tem dinheiro para tal. Isso pode mudar com a grande recompensa que a avó de Brooke está oferecendo para quem tiver informações sobre o paradeiro da neta. A polícia está convencida de que Steve é o culpado, mas Alice não tem tanta certeza, e com a ajuda de Íris ela pode conseguir provar sua teoria. Então, a fim de ganhar a recompensa e provar a inocência de Steve, elas têm que descobrir quem matou Brooke Donovan. E Alice tem exatamente o que precisam – a obra completa da escritora Agatha Christie. Se tem alguém que pode ensinar às garotas como solucionar um mistério é ela, a própria Rainha do Crime. Porém Enseada do Castelo guarda muitos segredos, e Alice e Íris não têm ideia do perigo que estão correndo.

PublishNews, Redação, 24/10/2023

Winter Young é a estrela do pop mais amada da atualidade ― fenômeno mundial, seus shows vivem esgotados e suas músicas estão sempre no topo das paradas. Mas, de um dia para o outro, como se fosse obra do destino, uma agência de espionagem decide que ele pode ser um novo recruta. A missão é conseguir provas contra Eli Morrison, um cruel bilionário e magnata do crime que quer contratar Winter para se apresentar na festa de aniversário de sua filha, a maior fã do garoto. Para se infiltrar no círculo do criminoso e se aproximar do alvo, Winter vai precisar usar sua fama, inteligência e beleza. Além disso, será acompanhado por uma guarda-costas ― Sydney Cossette, uma linda e destemida agente secreta, convocada para ser sua habilidosa (e implicante) parceira. Imune ao charme de Winter, Sydney duvida que ele conseguirá completar a missão. Afinal, a garota acha que celebridades são todas iguais e só atrapalham seu objetivo de ser a melhor espiã da agência. Mas conforme os dois se aproximam na arriscada e reveladora aventura, seus sentimentos podem mudar para sempre. Com uma narrativa ágil, em Estrelas nas sombras (Intrínseca, 384 pp, R$ 59,90 – Trad.: Ana Beatriz Omuro) Marie Lu mostra que nem tudo é o que parece quando poder e obsessão estão em jogo. Em meio a ação, romance e shows arrasadores, Winter e Sydney vão descobrir que precisam unir forças se quiserem salvar o mundo e a si mesmos.

PublishNews, Redação, 24/10/2023

Jenna Ortega, estrela da série Wandinha, teve que equilibrar sua carreira como atriz, sua vida particular e muitas expectativas públicas desde bem jovem. Com isso, aprendeu que a única forma de superar esses desafios é por meio do amor: por seus amigos, sua família, sua fé e, acima de tudo, por si mesma. A atriz usou a sabedoria que adquiriu em meio a suas experiências com seus fracassos e triunfos e colocou tudo neste livro de estreia, uma coleção de pensamentos e reflexões honestas e emocionantes. Em tom confidente, ela relembra, por exemplo, o momento em que descobriu que estava passando por uma depressão, com a ajuda de um terapeuta. Em É sobre amor (Rocco, 232 pp, R$ 59,90 – Trad.: Isabela Sampaio) histórias sobre o universo artístico, namoros, família, amizades e saúde mental, entremeadas por afirmações tocantes, Jenna mostra aos leitores que, enquanto houver amor, tudo é possível.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.